Há Justiça no Brasil? por Antonio Henrique

11:30 Fernanda Bizerra 30 Comments



Ontem, quando me dirigia a uma panificadora para o meu café da manhã antes de seguir para o meu trabalho ouvi dois homens conversando e um deles comentou com bastante ênfase que aqui não havia Justiça. Essa frase me pegou e fiquei pensando no tamanho do significado dela.

Quando eu era adolescente havia uma música dos Titãs que tinha o seguinte refrão:  “polícia para quem precisa, polícia para quem precisa de polícia”. E isso porque naquela época a polícia ainda era respeitada. Mas ao atualizar o refrão eu trocaria o POLÍCIA por JUSTIÇA. Justiça para quem precisa de Justiça.

Durante toda a minha vida eu ouvi e li que a Justiça do Brasil só funcionava para ricos, e que somente iam presos os famosos 3 “P”s: pobre, preto e prostituta.

E, francamente, acredito que isso não tenha mudado tanto. Do mesmo jeito que houve algum avanço, por outro lado a coisa piorou.




Há uma sensação de impunidade no ar... Uma soma de vários fatores transformam a nossa Justiça em algo a não se confiar. E ainda vemos os famosos juízes que deveriam dar o exemplo se apropriando daquilo que deveria estar guardado, preso, apreendido. Vemos inúmeras denúncias de desvio de dinheiro público e ninguém vai preso, e quando vai não fica muito tempo. E para o dinheiro voltar? É quase um milagre divino. E olha que eu acredito em milagre. Nas últimas notícias, os que estavam presos (e deveriam permanecer presos) agora estão em prisão domiciliar, e fico imaginando o quanto estão sofrendo, presos em suas mansões, com piscinas, TVs de 60 polegadas, telefones celulares e computadores de última geração, a maioria comprada com o dinheiro desviado dos cofres públicos.

Essa sensação de impunidade eu vejo na questão dos números, a criminalidade do nosso país aumentou muito. E não vou muito longe, aqui mesmo no meu Estado a coisa só piora. E os presídios lotados.

O Estado finge que cuida, os apenados fingem que ficam presos, os políticos fingem que trabalham para o bem-estar social e o povo finge que está tudo bem. É muita gente fingindo. Parece que vivemos em um país de faz de conta. Só não vale comparar com o País das Maravilhas de Alice, afinal, lá de ruim só a Rainha de Copas, aqui, a lista ganha quilômetros.

Um país vai para frente quando se há Justiça, em igualdade para todos. Independente de raça, credo, religião, partido político e nível social. No patamar atual a pessoa ganha, mas passa anos até que realmente diga que ganhou definitivamente algo, e mesmo assim tem que rezar para que o juiz seja imparcial, e não queira lucrar com a sentença. Se a outra parte tem dinheiro é grande a chance de você perder, mesmo estando correto.

A perspectiva não é das melhores, os valores estão invertidos e não vejo uma grande mudança em curto prazo.

Ando sonhando muito com um país que realmente haja JUSTIÇA. Para todos.







Antonio Henrique 
Autor e colunista.
Visite Navio Errante 




Siga o blog nas redes sociais:

Beijos Fê :* 

30 comentários:

  1. realmente, a sensação de impunidade é enorme, em todo lugar que a gente vá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Valéria,
      é algo quase onipresente hoje no país.
      um abraço,

      Excluir
  2. Olá, Antônio. Justiça é uma coisa que precisa ser muito trabalhada aqui no Brasil ainda, e infelizmente, isso irá demorar a acontecer!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Caroline,
      Concordo que é uma coisa que precisamos voltar a ter, mas só consigo ver a longo prazo.
      bjs,

      Excluir
  3. Realmente a justiça é algo que tem de ser muito trabalhada em nosso país , pois a sensação que temos hoje em dia é do completo descaso e a sensação da impunidade.
    Gostei muito do seu texto
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Obrigado, é preciso trabalhar para que a Justiça seja realmente justa, mas só consigo ver isso a longo prazo.
      bjs,

      Excluir
  4. Gostei do seu texto Antônio.
    Acho que o conceito de justiça precisa ser melhor trabalhado e semeado na nossa sociedade, pois o sentimento de impunidade ainda é dominante.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rízia
      Obrigado, acho que isso é consenso que há necessidade de trabalhar para que a Justiça no país precisa ser justa, diminuindo assim a impunidade.
      bjs

      Excluir
  5. Olha essas coisas de JUSTIÇA aqui no Brasil é meio que uma coisa que tá longe de melhorar, porque com O GOVERNO que temos só tende a piorar. Espero que tudo possa se resolver futuramente, porque HOJE não vai melhorar nada. Acho muito complicado. Eu já perdi esperança aqui sabe? Agora vai lá nos EUA para você ver como são as coisas! hahaahaha

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-entre-o-amor-e-o-silencio.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana,
      Esperança ainda nao perdi, mas só consigo ver algo de bom a longo prazo. Em outros países a Justiça funciona porque tb há cobrança do povo e há políticos melhores também. Quando o governo é omisso a sensação de impunidade é muito grande.
      bjs

      Excluir
  6. Oi, Antonio!

    Eu acredito que a justiça tende a melhorar. Claro, tal como está, a impunidade realmente reina. Mas é a primeira vez na história do nosso país que políticos estão sendo condenados por seus crimes. É a primeira vez que uma ação como o lava-jato está acontecendo. Acho que é motivo para ter esperança, sabe?
    Ao mesmo tempo, a justiça para os criminosos de modo geral está fraca. Isso é um fato. Já ouvi de inúmeros advogados, amigos nossos, que se um dia um bandido invadir sua casa e se você, em autodefesa, matá-lo, o primeiro passo a fazer é fugir para não ser preso em flagrante. Isso porque, mesmo em legítima defesa, você seria preso por ter sido pego. Acho isso o cúmulo. No Brasil, desde que você não seja pego em flagrante, tem grandes chances de responder e ter uma pena mínima. Recentemente, na minha cidade, um cara se apresentou na delegacia e confessou ter matado a esposa. Ele saiu de lá da mesma forma que entrou, pela porta da frente. Isso porque não foi pego em flagrante e, mesmo sendo réu confesso, o delegado precisaria aguardar o juíz da vara criminal emitir o pedido de prisão do sujeito. Chega a ser ridículo isso.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran,
      É o retrato de nosso Brasil atualmente. Impunidade é o conjunto de leis fracas, sistema prisional fraco e políticos corruptos. Tenho esperança que isso mude, mas nao vejo isso a curto prazo. Para melhorar é preciso que o povo entenda que depende mais dele, votando em pessoas melhores, para que isso mude. Quanto a essas situações que você tão bem citou eu convivo diariamente. É preciso mudar.
      bjs

      Excluir
  7. Oiee ^^
    Nunca pensei no Brasil como um país de faz de conta, onde todo mundo finge, mas o seu texto me fez refletir bastante. Parece que nada muda ao longo das décadas, não é mesmo? Imagino até quando essa situação toda vai durar, ou se algum dia tudo vai explodir e destruir ainda mais o nosso país. Acho que sonhar com justiça e um lugar melhor para se viver é a única coisa que nos resta :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh,
      Sonha não custa nada, já dizia o poeta. Mas precisamos agir também, isso só vai mudar quando o povo mudar de atitude. políticos melhores fazem leis melhores. Mas nao consigo vislumbrar isso a curto prazo.
      bjs

      Excluir
  8. esse textos me fez refletir muito, mas acredito sim que tem uma turma que é mais injustiçada que outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Sempre tem. É para isso que precisamos trabalhar, para que injustiças aconteçam menos, porque não se dá para achar que isso vai mudar completamente. Quem sabe um dia?
      bjs

      Excluir
  9. Olá!
    Eu ainda acredito nos 3 "p". A justiça do Brasil é uma porcaria. Demora anos e quando acontece não é satisfatória.
    O Brasil tinha de tudo pra ser um dos melhores, mas por causa dos habitantes é esse pais rebaixado.
    Adorei o texto.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suelen,
      Obrigado. Eu acredito também que a solução está no povo e só nele. aprendendo a votar em políticos melhores teremos um país melhor, com leis melhores.
      bjs

      Excluir
  10. Olá!
    Você abordou pontos incríveis em seu texto e ele nos fez refletir sobre as nossas vidas. Infelizmente, a situação está complicada em nosso país e só nos resta esperar que o sistema brasileiro melhore.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana
      Acredito que para o sistema mudar é preciso que o povo mude de atitude. Assim pode ser que melhore, mas nao vislumbro isso tão cedo assim. Não vamos perder a esperança.
      bjs

      Excluir
  11. Olá Antonio!!!

    Texto incrível, nos faz refletir bastante sobre o cenário que estamos vivenciando nesses últimos tempos. A coisa esta cada vez pior e a Justiça que deveria existir, fecha seus olhos e fingi que nada acontece. Realmente vivemos em um País de Alices. Acredito e espero que esse cenário mude.
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju,
      Obrigado, eu também acredito que isso mudará, o que nao tenho certeza é se será tão a curto prazo. O povo precisa mudar suas atitudes e assim conseguirá mudar o panorama do país. Aí sim a Justiça será para todos.
      bjs

      Excluir
  12. Oii, tudo bem?
    Ótimo texto! Eu realmente não sei o que pensar sobre o assunto, pois hoje em dia já vimos de tudo, desde policias corruptos até ricos sendo presos, eu acredito que a justiça exista sim, porém ela não é muito praticada.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana,
      Obrigado, é preciso que a Justiça trabalhe mais, de forma mais coerente, mais justa, se me permite a palavra. Temos esperança de algo mudando com essa operação Lava Jato, eu não acredito que seja uma operação política e sim de acordo com as provas e elementos jurídicos. Antes nao se pensava em políticos presos e pessoas importantes também. algo já muda e isso é importante.
      bjs

      Excluir
  13. Oi Antônio, detesto falar sobre isso, porque fico tão irritada com o tema! Tenho pena da nossa polícia, e mais ainda de nós cidadãos que somos reféns de bandidos que são acariciados com leis brandas que só passam a mão na cabeça de marginais. Eles não precisam temer a polícia, pois a lei os solta, e caso a polícia haja com mais "energia", os policiais ainda são punidos. Famílias são destruídas todos os dias, e ninguém dos direitos humanos se preocupa com isso, agora vai mexer com estes bandidos, pra ver ador de cabeça que é. E olha que nem falei dos colarinhos branco... Então, justiça mesmo, está bem longe aqui do Brasil.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  14. Oii!

    Não aguento mais pensar nessas coisas! Cada dia fico mais e mais irritada com essa injustiça que o país tem. Nem vou falar muito se não vou começar a xingar todo mundo aqui.

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,
      Mas não podemos fugir, afinal uma hora teremos que dar as contas desse povo que dirige o país. Só assim se conseguirá uma mudança.
      bjs

      Excluir
  15. Olá!

    Sempre que começo a pensar sobre isso me bate uma raiva! A justiça no Brasil é totalmente bagunçada e claramente duvidosa! Vale mais o dinheiro em si (e PARA si) do que agir de forma correta e para os outros. Sinceramente, o país tem MUITO a melhorar e, pelo o que vemos por aí, isso vai demorar a acontecer.
    Parabéns por seu texto.

    Beijos, Kitsu.
    » http://www.guildadosleitores.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigado pelo carinho. Sim precisamos melhorar muito para conseguirmos ser um país de futuro.
      bjs

      Excluir