Resenha: O Ratinho do Violão por Marta Reis - Geração Editorial

00:00 Fernanda Bizerra 12 Comments


Olá Leitores!

 O Ratinho do Violão é mais um lançamento infantil da Geração Editorial. O livro é lindo e com ilustrações maravilhosas da Thais Linhares. A obra foi escrita por Marta Reis.

Nela conhecemos Chiquinho que sofre bullying na escola por ser manco. Os “amigos” o chamam de Chiquim Manquin e isso o machuca profundamente. O garotinho que amava tocar violão e cantar nos recreios do colégio começa a ficar cada dia mais triste e cabisbaixo.

Os dias passam e ele se diminui mais e mais perante sua dor e a tristeza. De tanto ser maltratado acaba virando um ratinho e não sabe como voltar a ser humano novamente. Sabe aquele ditado que diz para tomar cuidado com aquilo que se deseja? Então.... hahahahaha...Mas um dia seu melhor amigo, o gato, tenta comê-lo, porém o ZÁS acontece e ele volta a ser menino deixando o gato assustado por seu lanche transformar-se de rato a menino.


Moral da história de Chiquinho: não é de hoje que as crianças, muitas delas por falta de orientações dos pais, acabam machucando seus coleguinhas com piadas infames e sem graça. Essas brincadeiras tem por nome bullying, uma falha grave no caráter. Sim uma falha, pois mesmo muitos de nós sabendo o poder que as palavras possuem, ainda assim insistimos em magoar as pessoas.

A Marta escreveu este livro como alerta não apenas às crianças, mas aos pais para terem mais cuidado e instruir seus filhos que essa forma de agir com os colegas é prejudicial à saúde emocional.

Em suma, O Ratinho do Violão é uma trama simples que contêm uma lição de vida muito grande, não apenas ao seu público alvo, mas aos adultos também. Espero que tenham a oportunidade de ler a obra e conhecer também as ilustrações maravilhosas da Thais


Siga o blog nas redes sociais:

                                                                Beijos Fê :*

12 comentários:

  1. Oi oi!
    Que amor esse livro <3
    Eu amo livros infantis e com certeza vou comprar, meu irmão e meu primo estão na fase de começar a ler e escrever e vou comprar pra eles!
    Beijão,
    Thousand Lives to Live ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê

    Nossa sou suspeita para falar desse livro, adorei a mensagem que a autora passou e todas as ilustrações.

    Se tornou o livro predileto da minha filha, para ler antes de dormir.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oie Fê!!!

    Que mensagem linda para nossas crianças, o que os pais não sabem ensinar os livros estão ai para isso. Vou comprar para a minha sobrinha Bia, achei fofo e como ela adora um livro. Ótima dica!
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Esse livro parece ser muito fofo. Eu adorei e com certeza vou comprar para o meu filho.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, meus filhos já estão "mais grandinhos" para este tipo de livro, mas gosto de conhecer, pois sempre tem alguém que podemos presentear.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Não conhecia esse livro, mas não tem nenhuma criança na minha família, então... Parece ser muito fofo, e livros que trazem alguma lição de vida são sempre os melhores ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?
    Eu adorei a sua resenha. Apesar de não ser criança eu gostaria muito de ler o livro, e com certeza irei recomendar para o meu irmãozinho.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bom?
    Não tinha ouvido falar desse livro ainda, mas, acho que é uma excelente pedida de presente para meus priminhos menores. Adorei sua resenha e a sugestão! Nada melhor que um livro para tentar mostrar aos pequeninos como essas piadas e apelidos as vezes podem machucar muito.


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  9. Oi, Fer! Parabenizo a autora por ter produzido uma obra tão fofa e profunda, que vem ajudar pais e educadores a abordarem junto às crianças a importância do respeito. Eu acho que apenas a educação e a orientação são capazes de realmente formar um ser humano decente. E há formas de bullying que, infelizmente, passam despercebidas pelas pessoas porque parecem apenas brincadeiras. É preciso sensibilidade para entender quando estamos ferindo a dignidade de alguém.

    Adoraria ler esse livro.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ah, não sou muito de ler infantil, mas achei legal a ideia para ler para algumas crianças, principalmente nos últimos tempos onde tem bullying para tudo lado, ensinar as crianças a ter consciência do que falam ou fazem é bem importante.
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Amei esse livrinho, quando puder quero para meus pequenos. Sempre ensino ao meu filho que devemos respeitar os coleguinhas e tratá-los com carinho(mesmo que ela sofra até na escolinha com "amiguinhos" sem educação) , isso é uma das coisas essenciais para o comecinho dele na vida escolar e na convivência com outras crianças.

    Amei mesmo o livro, super fofo e passa uma menagem divina.

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Gosto muito de livros infantis com suas lindas ilustrações, aqui pelo que percebi tem lindas.
    Outro ponto que me ganhou é o tema abordado, acho muito importante começa a passa isso para as crianças eu com toda certeza pretendo ler pra meus primos.
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir