Resenha: Jurada Pelas Sombras por Letícia Godoy

00:00 Fernanda Bizerra 12 Comments



Olá leitores! No ano de 2014 fiz parceria com a Letícia, mas os compromissos foram tantos que somente agora conseguir ler Jurada pelas Sombras. E, hoje venho apresentá-lo a vocês. Espero que gostem da resenha.

Jurada Pelas Sombras nos apresenta Elvira, criada num orfanato foi deixada na porta da igreja, o padre muito comovido com o ser pequeno e indefeso em sua porta, deu-lhe abrigo. Mas isso é apenas o início de uma história cheia de mistérios e uma seita maligna.

A pequena criança se transformou numa linda jovem, de pele alva e cabelos belos, que despertou o interesse de muitos homens. Quando estava prestes a completar dezoito anos, o padre decidiu que era hora de lhe contar parte de sua história.  Deixando assim uma Elvira aflita e receosa com o próprio futuro.

Ela sempre foi uma boa pessoa, mas nem sempre esteve de bem com a vida, muitas vezes tentou tirá-la de forma inconsequente. Assombrando assim as madres que sempre a tiveram como filha.

Em outro ponto da narrativa conhecemos Luigi. Ele sempre fez a vontade dos pais, principalmente, da mãe, uma mulher de coração frio, que nunca se importou em saber as verdadeiras vontades e sonhos do único filho. E, por sentir-se responsável por fazer a mãe feliz decidiu ser padre, mas ao chegar ao seminário conhece Elvira e toda sua vida muda completamente.


A trama é narrada pela visão de todas as personagens, dando assim ao leitor a vantagem de conhecer o que se passa com cada um deles. De fato achei muito positivo esta forma de escrita da Letícia, pois nos faz ter uma perspectiva muito diferente da vida de cada personagem e também de suas escolhas.

Jurada Pelas Sombras é uma obra de fato interessante, mas não conseguir me apegar aos personagens. Achei-os muito instáveis, principalmente, Luigi que fez muitas bobagens sem pensar nas consequências, para logo depois sentir-se culpado.

Achei-o um tanto tolo, por ter deixando a situação chegar ao extremo para pensar em agir. Afinal de contas sempre deixou que a mãe escolhesse por ele e nunca buscou apoio no pai, sempre presente em todas as situações da vida de Luigi, querendo saber a verdadeira opinião do filho. E ele sempre se negou a procurar o apoio no pai.

Temos também Raffaelo, primo de Luigi. A princípio, achei que a participação dele seria outra, mas de fato ele sempre foi muito misterioso deixando assim brechas para que nós leitores desconfiássemos dele. O final deste personagem é obscuro para os leitores, mas pelo que sei teremos um Spin Off.

No mais, recomendo que leiam!


Siga o blog nas redes sociais:


                                                                Beijos Fê :*


12 comentários:

  1. Olá Fernanda, obrigada por suas palavras a respeito do meu livro. Realmente tenho que concordar com você em alguns pontos, pois eu realmente ainda não tinha essa consciência sobre a formação do personagem. Eu escrevi Jurada pelas sombras na adolescência, como uma forma de desabafo, então, digamos que ela é bastante fresca, porém, estou tentando corrigir alguns pontos para uma futura segunda edição.
    Sobre o spin-off, sim, iremos tê-lo! Só falta a escritorinha aqui ter tempo de organizar as ideias, eu já até o comecei, mas e o tempo? Quando tenho? Acho que só quando me formar hahaha
    Logo, considero sua crítica um elogio a ser levado para a minha vida de escritora que está ainda a começar.
    Obrigada, mesmo, por cada palavra dita.

    http://eraumavezlivrosecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro e a escritora. Vi o comentário dela aqui e ela escreveu o livro na adolescência!! Imagina só!! Eu sempre quis escrever um livro, estou com quase 30 e até agora nada!! Rsss! É uma pena que você não se conectou com os personagens, mas parece que, mesmo assim você curtiu o livro e indica a todos. Não faz muito o meu estilo de literatura, histórias envolvendo seitas malignas e tal, mas espero conhecer outros livros da autora no futuro!!

    Beijos

    Mari
    Cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro, e capa me lembrou as da série Fallen, rs.
    É uma pena que você não se identificou com os personagens, e também fico irritada com protagonistas instáveis.
    Não é um livro que eu leria no momento (minha fila ta enorme), mas quem sabe no futuro
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Fe, sua linda, tudo bem?
    A capa traz uma menina muito triste e esse título também é triste. Estou torcendo para que eles fiquem juntos. Que pena que não conseguiu se envolver com eles. Mas gostei do comentário que a autora fez, ela aceitou sua opinião e vai usá-la para melhorar a obra. Mesmo com esses apontamentos se deu nota 4 e porque o a história é muito boa, só não é perfeita. Por isso leria sim.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, estava passando por acaso e encontrei essa resenha. Comprei o livro na Bienal ano passado e não o tinha lido ainda, então procurei várias resenhas falando a respeito e gostei.
    Li o livro, para ser sincero, essa semana e acho que você "alterou" alguns pontos da narrativa em sua resenha. Por ser parceira da autora, não deveria o fazer, certo?
    Muitas pessoas vão vir ao seu blog procurando uma opinião sobre o livro e vão se deparar com algo que não é totalmente verdadeiro e isso pode prejudicar a imagem da autora, não acha?
    Por exemplo, o foco do livro não é na seita maligna, na verdade se você for analisar (o que deveria fazer já que você está resenhando) a simbologia da seita, ela é uma provação para um estado maior. Se você for ainda mais a fundo e analisar a estrutura do livro, primeiro temos uma linha de raciocínio que nos introduz a um contexto, esta linha vai se elevando conforme a autora vai nos apresentando o fato e em seguida, temos o ápice para que essa linha volte a acalmar. Acredito que você deveria ter levado isso em consideração.
    Ficou parecendo que o livro vai todo girar em torno dessa seita e já vi um comentário ali dizendo que não leria o livro por causa disso, o que é uma pena, porque ele tem uma mensagem muito bonita.
    Aliás, você conseguiu "ver" essa mensagem? Como disse que não se apegou aos personagens, acredito que não, certo?
    Talvez não tenha se apegado porque os personagens são exatamente como pessoas do seu dia a dia, o mocinho não é o cara perfeito que faz tudo certo para arrebatar o coração da garota. A mocinha não é aquela donzela em perigo admirada por todos. Pelo contrário, ela sofre represálias, ela enfrenta seus medos todos os dias e é assim que "pessoas" de verdade agem, certo?
    Você criticou Luigi dizendo que ele é um tolo, mas você conseguiu ver a grande evolução desse personagem? Você só teria gostado mais dele se ele fosse um rebelde sem causa, certo? Luigi foi um dos personagens que mais evoluiu durante a trama, ele começou como um rapaz confuso, com medo e cara, quantos muros ele teve de quebrar para fazer o que fez e chegar onde chegou? Concordo que há algumas falhas de personalidade, mas não chega a ser tudo isso que você disse não. E quanto a Rafaello, ele realmente representa o que a sociedade tem de "bom e ruim", afinal, ninguém consegue ver o mal se aquela pessoa não desejar o mostrar. Nunca foi traída por uma melhor amiga? Ah e não nos esqueçamos de Mariana que você sequer mencionou ali, é uma das personagens mais fortes, ela representa o bem em todos os sentidos, uma garota disposta a lutar, matar e morrer pelo que acredita. Ainda há pessoas assim, não concorda?
    Os outros personagens são como personagens "tipos", estão ali para representar uma classe e não são menos importantes.
    Você pouco falou da ambientação da história, pouco falou do estilo da narrativa que, em minha opinião foi o ponto forte do livro que o fez ter um "diferencial". A autora, como ela mesma comentou nesta página, foi bastante fresca em relação aos conhecimentos de mundo, mas de forma alguma o livro foi "um livrinho".
    Já vi resenhas falando super bem de livros que não tinham conteúdo algum, então porque não se estender e fazer uma análise de verdade de um livro que, mesmo com seus pontos fracos, foi bastante digno de uma pessoa tão jovem?
    Acredito que estão acostumados a um padrão, e quando se foge a este padrão, não se estende a falar sobre isso. Porém, não acho isso algo digno de quem se presta a fazer resenhas para divulgar novos autores.
    Enfim, é a minha opinião sincera sobre o assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bernard!

      Apenas deixarei aqui um comentário da blogueira Lia. Faço as palavras dela a minha:
      Eu não sou crítica literária, nem tenho formação para isso. Sou somente uma leitora que tem um blog, onde expressa suas opiniões sobre o que lê. Ponto!

      Fiquei impressionada com a tamanha autonomia que você teve sobre os personagens da autora. Por melhor leitores que somos creio que apenas o autor tenha essa propriedade a respeito das suas personagens, mas quero parabenizá-lo por compreender de tal forma a obra.

      Beijos!

      Excluir
    2. Olá Bernard.

      Sabe, já dizia o autor Umberto Eco: depois que a obra é publicada, ela não se torna sua e sim do povo.

      Cada um tem uma visão, agradeço pelas suas palavras. Acho que você entendeu os personagens mais do que eu mesma (?) rsrsrs
      Quando escrevi, não tive essa visão sobre eles.

      Excluir
  6. Oie, tudo bom?
    Toda a trama do livro é bem misteriosa e cheia de nuances que deixam aquela curiosidade em quem lê somente a resenha. Achei esse mocinho bem parado na vida e acho que me irritaria com ele.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oieee, tudo bem? Não conhecia o livro da autora mas achei ele bem interessante, foi uma pena que durante a leitura vc não se apegou aos personagens, para você gostar realmente de um livro se apegar aos personagens para mim é o ponto principal, mas estas coisas acontecem com todos os leitores rs, adorei a dica, Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Eu gostei bastante da resenha, não acho que tenha desestimulado alguém de ler a obra, muito pelo contrário, despertou a minha curiosidade a respeito. Gostei de saber que o personagem masculino (Luigi) é meio tolo, até por que, se ele foi manipulado pela mãe durante toda a vida, é até compreensível. E me lembrou um pouco o meu Inácio, que também é meio (ou muito) tolo. rsrsrs

    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwnt Raquel, que linda você! Quero conhecer o seu trabalho <3

      Excluir
  9. Isso acontece, cada um terá uma leitura diferente e poderá gostar ou não da resenha. Cara esse "Bernard" tá me cheirando a fake em rsrsrsrs. E realmente blogueiro literário é totalmente diferente de crítico literário!

    Eu achei a capa realmente um pouco parecida com Fallen, acho que uma nova edição revisada e atualizada do livro com certeza vai melhorar todos os pontos e com isso autora e leitores ganham muito.


    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir