[Devaneios da Sol] Impossível agradar a todos por Soraya Abuchaim

00:00 Fernanda Bizerra 8 Comments



Uma ideia tão batida, mas ao mesmo tempo tão difícil de ser absorvida, de ser vivida…
Digo isso porque hoje em dia, é muito comum ouvirmos opiniões (construtivas ou nem tanto) o tempo inteiro. É um tal de “você precisa emagrecer” ou “nossa, está doente? você estão tão magro”, “adoro esse corte de cabelo, mas a cor não combinou”, “por que você não coloca silicone?”, “você deveria fazer um implante de cabelo” e por aí vai…
Se identificou? Pois é, isso não acontece só com você, pode ter certeza.
Mas aí eu pergunto: o que esse mundo de informações faz com nossa cabeça?
Consigo pensar em duas respostas: nada ou uma grande bagunça!
Para aquelas pessoas que já conseguem não se importar nem um pouco com esse tipo de opinião, tiro o meu chapéu, porque a maioria de nós, pobres mortais, tendemos a, no mínimo, dar uma reparada naquele item “criticado”.
Não digo que todos aqueles que reparam em alguma coisa que poderíamos mudar em nós estão agindo de má fé. Claro que não! Mas devemos saber separar os que estão daqueles que realmente querem nosso bem.
Claro, devemos sempre procurar ter uma personalidade e nos amar acima de tudo, mas até que ponto esse amor-próprio é suficiente?
Quando chegamos à conclusão de que, realmente, não iremos jamais agradar a todos e simplesmente buscamos nos amar como somos, com nossos milhões de defeitos e bilhões de qualidades, conseguimos chegar perto do que podemos chamar de paz pessoal.
Mas esse exercício leva tempo… Muito tempo eu diria, porque a própria sociedade, de certa forma, nos exige um nível de perfeição nem sempre plausível, e isso acaba nos consumindo uma energia e tanto.
Estamos sempre em busca de ser, ter, possuir e fazer acontecer. E afinal de contas, porque as pessoas não podem simplesmente nos amar do jeitinho que somos?
Já vi casos de companheiros ou companheiras ameaçarem o término do relacionamento se o outro, por exemplo, engordasse! Absurdo? Pois juro que é verdade.
E aí fica a dúvida… essa pessoa me ama ou a meu corpo exclusivamente? E quando a gravidade começar a agir? Que medo, né?
Mas ainda assim, nos pegamos fatalmente buscando melhorias que sabemos agradar a outrem.

Comecei a rever minhas atitudes e aquilo que eu considerava modelo quando cheguei à conclusão de que nunca, jamais, conseguirei ser aquela pessoa que todos gostam. E mais: se eu mudar alguma coisa na minha personalidade ou físico para agradar uma pessoa, pode ter certeza que outra achará que agora eu já “não sirvo”. 
Por isso, quando começamos a buscar simplesmente ser o melhor que podemos, dentro do nosso limite, sem agir de forma compulsiva, sem correr riscos e sem nos magoar quando algo não sai como planejado, entendemos que as pessoas ao nosso redor precisam nos amar pelo que somos, simples e defeituosos, e que nós também temos o dever de procurar admirar o outro pelo que ele é.
É uma via de mão dupla, mas garanto que essa paz está relacionada ao quanto nos amamos e nos respeitamos, porque isso acaba se refletindo em amor e respeito ao outro.
E essa deve ser a palavra de ordem: RESPEITO!
Jamais deixe que alguém te desrespeite. Podemos ser um milhão de coisas, tentar fazer qualquer negócio, desde que tudo seja para nossa satisfação. E quando estamos plenos, certamente estaremos cercados de pessoas plenas!
Apenas não confunda auto-respeito com egoísmo. Amor-próprio não tem nada a ver com atitude egoísta, nem com vaidade excessiva. É apenas uma questão de respeito, e quando nos damos ao respeito, conseguimos conviver melhor com as outras pessoas, pois entendemos o quanto elas precisam da nossa compreensão, na mesma medida que precisamos da compreensão delas!
Uma pessoa que se ama, consegue amar ao outro, e torna-se menos egoísta a cada dia. Parece um contra senso, mas é um ciclo. Lembram? Coisas boas atraem coisas boas, lei da atração, física pura!




Bom resto de semana a todos e até a próxima!

Visite Meu Meio Devaneio




Siga o blog nas redes sociais:

                                                                Beijos Fê :*

8 comentários:

  1. Oi tudo bem? é verdade o respeito diante de nossas opiniões é cada vez mais escassa, ainda mais na internet, somos julgados por expor nossas opiniões...


    Adorei o texto mega reflexivo e verdadeiro!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê, Soraya.
    Adorei as reflexões. Realmente, vivemos escravos de opiniões alheias, quando na verdade deixamos de aceitar a mais importante de todas: a nossa. O mundo critica sem dó, aponta defeitos e vê erros em todos os demais, menos em si próprio.Um exercício diário como se olhar no espelho e perceber o que temos de bom já daria mais auto-confiança, todos temos algo de bom, só é preciso abrir os olhos.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Mas que texto maravilhoso, já pensou em publicar um livro de auto ajuda? Sério, melhora até o astral porque realmente, antes de mais nada devemos amar a nós mesmos.
    Eu tinha esta questão, quando estava magra tinham pessoas dizendo que ainda estava gorda, o que queriam? Uma anorexia? kkk difícil, mas com o tempo vi que não vale a pena, essas pessoas são é recalcadas, porque querem ficar no típico padrão da "beleza", mas já pensou se todos fizessem isso? Seriam perfeitas por fora e seria patético encontrar "caras iguais" na rua rs. Viver e ser feliz este o lema, não importa nada, fique bem consigo, se ame acima de tudo e a opinião? Eu não ligo mais, a vida esta ai e se cada vez dar ouvidos ao que dizem daqui a pouco entro em depressão!!! Isso causa stress, isso causa repulsa de si mesmo, somos poderosos, o nosso super poder é o humor, é a felicidade e eu sou feliz da forma que sou hahaha.
    Amei mesmo o texto, parabéns!

    Beijos!
    de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Não conhecia o blog mas já adoro, estou seguindo.
    Seu texto ficou ótimo, adorei a reflexão que ele me proporcionou, eu com certeza preciso pensar mais nas outras pessoas, ás vezes sou bem egoísta e acabo sofrendo com isso, amei seu texto, de verdade.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Feeeeliz Páscoa ;)
    Beijos
    Catharina

    ResponderExcluir
  5. Oie, Fê!
    Adorei seu texto, suas reflexões. São coisas nas quais nunca havia parado pra pensar. Se eu fosse contar o número de vezes que já fui xingada por amigos, o quanto já me mandaram indiretas no feed, quantos deles já me excluíram... Isso é meio decepcionante, mas parece ser como as coisas funcionam hoje em dia.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando: livre-se você também!

    ResponderExcluir
  6. Oi Fê, adorei o texto da Soraya bem reflexivo! Bem eu sou o tipo de pessoa desculpe o termo que cago e ando para o que as pessoas pensam a meu respeito, ta pra nascer essa pessoa que vai impor qualquer opinião na minha vida seja ela boa ou ruim. Eu acho que cada um deve viver sua vida e tomar suas próprias decisões e conviver com os frutos que colher! A pessoa que vive criticando e se intrometendo na vida alheia eu abstraio totalmente do meu convívio e deixou isso bem claro. Sucesso a Soraya!
    Bjkas
    Dani Casquet - Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bom?
    Realmente é difícil encontrar alguém que não se abale com a pressão que as outras pessoas fazem. Sempre querem que a gente seja uma pessoa perfeita e vivemos para agradar aos outros. A verdade é que temos que agradar a nós mesmos e merecemos ser felizes com o que temos, mesmo que não seja perfeito.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Fê... tudo bem??

    O texto foi muito bom, gostei muito... infelizmente vivemos em um mundo que parece funcionar somente através dos rótulos... eu sinceramente me cansei de tudo isso e passei a viver de acordo com o que eu penso e sinto... sim as vezes as pessoas nos ofendem, mas sinceramente, parei de ficar me achando uma fracassada por me encaixar naquele rótulo preconceituoso... não ligo mais sobre o que as pessoas pensam se estou gorda ou magra... pra mim o que importa é ser feliz... e eu me amo demais para me importar... Xero!

    ResponderExcluir