Resenha: O Tempo Que Nunca Foi – Kelly Moore, Tucker Reed e Larkin Reed - Ed. Jangada

09:29 Fernanda Bizerra 36 Comments

Encontre a editora:


Olá leitores!

O Tempo que Nunca Foi é o segundo livro da Trilogia Amber House, e para entender bem a trama é preciso ter lido o primeiro livro Amber House (resenha AQUI). Mas, às vezes, me pareceu uma obra distinta da primeira. Apenas quando ler entenderá meu ponto de vista, pois, afinal de contas, as coisas são diferentes neste futuro de Sarah.

No final de Amber House, o leitor se depara com uma escolha de Sarah e essa decisão mudou o tempo, o rumo da história. Seu futuro é diferente, mais perigoso e dolorido para muitas pessoas. Ela percebe que as coisas não estão no lugar certo, que há algo de errado e que precisa ser mudado e, assim, a casa Amber House volta a mostrar a ela como as coisas foram no Tempo Que Nunca Foi. Meio confuso, eu sei. Risos!

Neste tempo, a segregação racial ainda impera com todo seu ódio, morte e dores. Além do mais, o nazismo reina com todo seu poder e força. E, com tudo isso acontecendo, fica mais perceptível para Sarah que está tudo errado e suas poucas lembranças do mundo que nunca existiu são melhores do que o atual.

Essa Sarah Parsons que conhecemos nessa nova obra é diferente. Afinal, ela cresceu em outra realidade, teve uma mãe presente, um pai presente e não precisou ser irmã-mãe de Sam. Mesmo assim, minha empatia por Anne continuou: é uma mãe melhor neste livro, mas nem tanto.
Voltemos a Sarah.

Seus dons continuam intactos e os ecos do passado estão sempre lhe rodando. Aparentemente tudo está bem melhor. As escolhas dela no outro tempo permitiu que sua tia vivesse, sua avó tivesse uma vida longa e produtiva e seus pais fossem felizes, mas o mundo está completamente diferente.


Ela não gosta de Amber House como na vida anterior – digamos assim. Os alemães nazistas ganharam a 2ª Guerra Mundial, e subjugou, juntamente com o Japão, dois terços do mundo.  Os poderes restantes são compostos pela América do Norte, simpatizante do regime nazista e a Confederação dos Estados Unidos que luta contra a segregação racial.

Aí você me pergunta como Sarah se lembrará de um tempo que nunca existiu? Como citei na resenha do primeiro livro, a casa Amber House tem vontade própria, e encarrega-se de dar essas lembranças à personagem principal, para que ela concerte as coisas, pois sua família pode estar bem, mas o resto do mundo não, nesse tempo George Washington nunca foi presidente e as colônias estão divididas por segregação e racismo e as mulheres são menos que os homens.

A partir das lembranças cedidas pela casa a Sarah, ela consegue entender a necessidade de mudar tudo, pois foi por uma decisão sua que o outro tempo deixou de existir. Juntamente com Jackson – enfim o Jackson- eles poderão mudar tudo de novo. Num primeiro momento, ela rejeita a ideia, pois pensa apenas que como ele vê o futuro quer apenas salvar os seus pais da morte. Juntos percebem o que a casa quer dizer com seus ecos, o que deve voltar ao seu devido lugar. Será que conseguirão? Afinal de contas tem um nazista querendo fazer Sarah desaparecer. Puff!

A Sarah deste livro está diferente como já citei, pois viveu outra realidade. Embora menos corajosa, pois pensa que não conseguirá atingir o objetivo principal, mas com a ajuda de Jackson ela segue em frente, sabe que está segura com ele.

Gostei ainda mais dele nesta trama, pois é o único que não mudou, nem seus sentimentos e nem os de Sarah. Ambos são a força e a coragem que o outro necessita e essa amizade colorida, doce e suave deixa a leitura leve e torcemos por um beijo durante todo o tempo.

Achei o Sam incrível como sempre. Apenas um garoto, mas sua inteligência e perspicácia continuam a todo vapor. A forma como entende a questão da segregação e o racismo me fez rir. Ele diz: – Que gente burra, né Sarah?

No primeiro livro, apenas conhecemos uma parte da história da família de Sarah. Na verdade, acompanhamos a descoberta, as mudanças que suas escolhas trazem e conhecemos o seu lado mais político. Um lado que faz uma crítica ao racismo, à segregação e ao nazismo e, mesmo assim, a trama principal não ficou subjugada entre tantas questões sociais. Amber House continua reinando linda e assombrosa com seus mistérios.

O Tempo Que Nunca Foi é uma leitura eletrizante e nem parece que estamos lendo a continuação de outra obra. As autoras escreveram como se fosse o primeiro e nos leitores temos a vantagem de saber tudo que já aconteceu e isso nos dá uma sensação de poder durante a leitura. Gostei do fato de Richard ter aparecido menos nesse e de Jackson ter estado um pouco mais perto de Sarah.

Bom, me resta ficar dias me corroendo e esperando o desfecho final da trama e espero que a Editora Jangada trago-o logo para nós.


A capa é simplesmente perfeita, com uma ótima diagramação e uma narrativa complexa e bela. E resta-me recomendar a leitura da trilogia.

Primeiro livro da trilogia:



Siga o blog nas redes sociais:

                               Beijos Fê :*

36 comentários:

  1. Fiquei bastante interessada na historia, parece uma historia como varias outras, comum mas parece ter um "Q" a mais!

    http://geekcorderosa.blogspot.com.br/2015/03/projeto-7-on-7-itens-favoritos.html

    ResponderExcluir
  2. Amiga comprei ambos os livros na Bienal de SP como eu havia lhe dito, mas eu ainda não li e não vi você comentar uma coisa que eu gostaria de saber...Ele é terror? hahaahahah, porque eu fiquei com baita receio de comprar e o vendedor falou que só tem um mistério e tudo mais. Enfim...Espero que seja isso mesmo, se não vou na Bienal do RJ e falar com ele =x Mas mesmo assim espero gostar bastante de ambas as histórias, porque sua resenha me deixou ainda mais curiosa. Eu li a primeira pra ler a segunda, se não nem ia entender nada =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/louca-para-ler-3-2015.html

    ResponderExcluir
  3. Antes de tudo: que capa linda!
    Eu não conhecia esse livro (e por causa disso mesmo, não li o primeiro), mas a história parece ser bem legal.Gosto de livros que colocam um pouco de consciência para sua história - como deve ocorrer ao discutir o racismo e a segregação.E, é claro, o romance, que (quase) sempre melhora a história <3
    Beijos,
    Deia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  4. Oi Fer,

    Primeiramente adorei a nova carinha do blog, ficou linda. Segundo, adoro suas resenhas. Eu já tinha visto essa capa, mas não sabia que era uma saga, muito menos que era o segundo... rsrsrs... Fiquei interessada na história. bjs

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem?
    Eu não gostei muito da premissa do livro e nem da capa kk, eu já tinha até visto a capa do primeiro por ai mas realmente não me interessei, pode ser que um dia eu mude de ideia mas nesse momento eu vou ter que passar a leitura.


    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá achei muito interessante esta resenha pois mesmo sem conhecer a trilogia deu para digamos assim captar bem a essencial da obra , acho que eu adoraria poder ler pois a história me pareceu daquelas que segura o leitor do incio ao fim... Parabéns. :)
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oláaa! Olha, não me interessei muito pelo livro, mas pode ser porque ainda não li o primeiro. Vou procurá-lo na livraria pra ver se gosto das primeiras páginas!
    Um beijinho,
    Mona
    www.litereasutra.com

    ResponderExcluir
  8. Oi! ^^
    Não conhecia a trilogia e portanto não li o primeiro livro. A trama parece interessante apesar de um pouco confusa, mas imagino que isso se deva ao fato de eu não ter lido o início dela e por isso não acompanhei a história.
    Fiquei curiosa com essas mudanças que provocaram um futuro diferente ao que seria. Vou dar uma olhada no primeiro volume da trilogia para depois decidir se leio ou não.

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  9. Oi Fê!
    Que capa linda! Adorei!
    Sobre a história, nunca tinha ouvido falar, mas gostei bastante da premissa e li a resenha do primeiro também.
    A história parece daquelas que não conseguimos parar de ler até que chegue ao fim.
    Fiquei bastante curiosa!
    Ótima resenha!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ei Fê,
    Na verdade li a resenha completa do primeiro livro e desse não, como é o segundo só li a sua opinião sobre ele. Fiquei muito interessada na série que é novidade para mim. Achei as capas lindas.

    Bjs
    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  11. Oiee

    Só conheço esta série pela capas que por sinal acho lindas mas ainda não me senti atraída pela leitura, quem sabe mais para frente.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  12. Não me senti muito atraída pela história do livro, mas adorei a resenha. http://corujasdebiblioteca.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Fê, tudo bem?
    Que capa linda a desse livro! Me apaixonei por ela...rsrs
    Fiquei interessada nessa série, achei a premissa interessante e gostei de ela trazer de alguma forma temas como Nazismo e segregação racial!

    Beijos ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Gostei bastante de sua resenha e o livro me cativou muito!
    Já começa que amei a capa, é linda e esse ar de mistério da história me deixou bem curiosa.

    BJOS!
    http://luadeneonblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ola Fê! Bota confuso nisso rsrsrs....eu me interessei pelo livro pela resenha apesar de conter dois fatores que eu detesto; tempo e guerra mas fiquei mesmo curiosa para entender essa ligação com a casa espero poder ler o livro e sanar minhas duvidas.
    BEIJOSSsss...

    sonhos de leitor

    ResponderExcluir
  16. Oi Fê! Que resenha gostosa de ler :D
    Parabéns!!!
    Fiquei muito interessada no livro, a premissa do livro parece ser bem bacana.

    Vou anotar aqui para o futuro!
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  17. Oi Fe
    Amei a sua resenha sabia?
    Bom... nao conhecia o livro, mas minha nossa adorei a historia e a capa... curiosa pra poder ler. Vou procurar saber mais sobre ele e já o coloquei na minha lista de desejados.

    bjoooo

    ResponderExcluir
  18. Oi, Fe, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas amei a capa, tanto do primeiro, quanto do segundo! São lindas demais!!!
    Eu não sei se vou gostar da história, pois não faz muito meu estilo. Mas curti muito a sua resenha, morro de medo de dar algum spoiler do primeiro livro quando vou contar sobre o segundo e você arrasou!

    Beijos, Be
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  19. Ola Fe as capas estão lindas e sua resenha me chamou bastante atenção para os personagens, não conhecia os livros. Vou colocar na minha lista de leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    A obra me atraiu muito por causa do título e da capa. Não conhecia essa obra, mas, pela resenha, parece que é um livro muito bom e muito intenso.
    loucurasaovento.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Seu lay ta lindo!!!!
    Ja vi varias resenhas do primeiro livro, mas do segundo é a primeira e já queria, então agora só somou pontos. Espero poder ler em breve. As capas confesso não curti, mas o que importa é o conteudo e pelo jeito é bom ^^
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bom?
    Tenho muita curiosidade para conhecer essa série, mesmo não entendendo muito bem a proposta dos livros. Achei bacana que os autores tenham criado tramas bem escritas que conseguiram manter o pique da história nesse segundo livro sem ser dependente do primeiro.
    Gosto muito das capas também.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oiee Fê ^^
    Que layout lindo! OMG Adorei ♥
    Ainda não li o primeiro livro dessa série, mas ele já está na minha listinha de desejados há séculos *-* sempre que vou comprá-lo acabo pegando um livro mais barato...haha' Acho que não encontrei uma resenha negativa do primeiro livro até agora, sinal de que é mesmo muito bom. As do segundo eu ainda não li nenhuma...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá! Olha, vou confessar que lendo essa resenha, me interessei pela trilogia, essa parada toda de fantasia misturadas com temas fortes, como a segregação racial. Deixa eu ver se entendi bem, o primeiro livro não segue uma sequência lógica do segunda, mas mesmo assim tenho que ler? Não gosto de ser apresentado a história mais de uma vez kk; Vou tentar dar uma chance pra história... Abraços!

    http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Fê, sua linda, tudo bem?
    Primeiro, preciso registrar aqui: o layout está a coisa mais fofa e mais linda que já vi, Muito amor!!!!!!!!
    Depois, eu adoro livros que falam sobre o tempo, essa possibilidade de poder voltar e mudar tudo me fascina, porque acho que no fundo tem a ver com o que escolhemos para nossa vida e para o mundo, acho que todo mundo já pensou um dia que gostaria de ter feito diferente. Mas no caso dela, a mudança trouxe um estrago muito grande. Nossa, o que fazer agora? Ela vai ter que mudar novamente, mas isso também não vai trazer consequências? Gostei muito da resenha, você me deixou ansiosa para ler os livros da série.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Tenho muita vontade em ler essa série, mas como ainda não li o primeiro e vc disse que é necessário ler ele para entender esse, mesmo parecendo uma obra distinta acabei não lendo a resenha por medo de algum spoiler
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  27. Oi, Fê!
    Preciso primeiro elogiar muito o seu blog! Ficou lindo e fofo, a sua cara! Parabéns pelo novo layout, linda! :D
    Eu não li Amber House e, confesso, foi porque não me atraiu. A história me pareceu um pouco sem graça... Mas lendo sua opinião sobre o segundo volume, percebo que posso estar errada. Acho que vale a pena dar uma chance a essa trilogia. Gosto de enredos assim, um pouco sobrenaturais, envolvendo vidas passadas. Sua opinião me deu uma nova perspectiva sobre a história.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Fê... tudo bem??

    Eu tenho muita curiosidade de ler essa série por causa de suas resenhas... as duas foram bem inspiradoras... achei as capas lindas, mas gostei mais da segunda... A história aparentemente tem uma leitura mais lenta... e que pode cansar um pouco, mas mesmo assim a curiosidade fala mais alto dentro de mim... vou ver o que faço rs... Xero!!

    ResponderExcluir
  29. oi, tudo bem?
    Estranho isso, do livro nem parecer continuação do primeiro. Ainda bem que isso funcionou bem, a ponto desse livro te agradar mais que o primeiro.
    Eu tenho vontade de ler a série, mas está tão difícil incluir novos títulos na minha lista interminável, ainda mais que a série já está sendo resenhada no meu blog, pela minha resenhista, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi Nanda!
    To muito curiosa com esses dois livros da jangada, o primeiro está na minha lista e parece que esse segundo é leitura obrigatória também! Beijos e ótima resenha!

    ResponderExcluir
  31. Oi.
    A editora como sempre arrasanda na capa, belíssima.
    Gostei da audácia das autoras em escrever o livro como se fosse o primeiro, ainda bem que funcionou, sinal de qua a escrita e o enredo são realmente convincentes.
    A série está anotada para leituras futuras.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  32. Oi, tudo bem?

    Eu ainda não li Amber House, mas também não sabia que o livro tinha uma continuação. A capa desse segundo livro é linda né. Vou correr para ler Amber House logo para poder ler a continuação.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Eu comprei o primeiro porque achei a capa linda e depois fui me apaixonando pelas resenhas e quero demais ler,ainda bem que as autoras não perderam o ritmo no sgundo livro e legal terem dado todo esse poder que você descfeveu ao leitor,eu adoro quando,nós leitores somos presenteados com alguns recursos pelos autores.

    Fiquei com muita vontade de conhecer e depois revisitar esse mundo de Amber House... Tudo por causa da sua resenha...

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  34. Ahhh série Amer House!! Tenho um amigo que fala super bem dela.

    Essa espera pelo final da série é tensa mesmo, né? Tenho vontade de ler o livro, mas não sei se eu o faria por agora. Parabéns pela resenha

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  35. Oi Fê!

    Eu estava louca para ver sua opinião sobre O Tempo que nunca foi, tinha certeza que iria gostar rs. Sou super suspeita para falar, pois Amber House tem um lugar especial em meu coração, foi um dos melhores livros que li, o enredo é tão mágico e envolvente! Concordo com você, a histórias dos dois livros são diferentes, mas se conectam, é essencial que o leitor tenha lido o livro um para aproveitar tudo que essa trama tem a oferecer!

    www.daimaginacaoescrita.com

    ResponderExcluir
  36. Olá tudo em?
    Eu gostaria muito do poder ler a trilogia que tem uma temática ao meu ver, muito boa e que me atrai bastante. Já li vários comentarios bacanas a respeito de Amber House e gostaria muito de poder lê-lo, mas por hora não posso, minha ansiedade vai ter que esperar.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir