Resenha: O Grande Gatsby – F. Scott Fitzgerald - Ed. Geração

00:30 Fernanda Bizerra 11 Comments



Olá leitores! Conheci O Grande Gatsby através de uma publicação da Maiah do blog Livros e Sonhos, e ao ver a capa fiquei interessada em ler o livro. Quando li a resenha dela a curiosidade se aguçou em mim. Apesar de não ter o costume de ler clássicos acabei me arriscando com esse, afinal quem não arrisca não vive grandes aventuras, não é mesmo?


 A obra é narrada pela visão de Nick Carraway, um ex-soldado tentando se manter no mundo da venda de títulos. Ele muda para Long Island ao lado da casa de Gatsby e também perto de sua prima Daisy. No passado, Gatsby e Daisy foram amantes e agora ela é casada com Tom Buchanan. Os ex-amantes mostrarão a Nick o mundo glamoroso dos ricos com suas festas e também suas traições.

A narrativa situada nos anos 20, na fictícia cidade Egg Oeste. Gatsby luta para reconquistar seu grande amor. Com o intuito de atraí-la para perto de si, ele sempre faz grandes festas, mas acaba chamando pessoas que não conhece e nem ao menos são convidadas, elas simplesmente aparecem, bebem e comem do e vão embora.

O anfitrião quase nunca é visto nas festas e, por isso, sempre surgem novos burburinhos a seu respeito. Os “convidados” vivem fazendo suposições do seu lado excêntrico. Daisy vive um casamento frustrado e, por isso, trancafia-se em sua solidão.

Nick está sempre à espreita, tentando entender o porquê de grandes festas e tantos burburinhos, até que certo dia recebe um convite especial de seu vizinho para frequentar a mansão luxuosa de Gatsby.

Nick acha o anfitrião um tanto estranho, por não comparecer na própria festa, e pensa que é um senhor de idade e, por isso, não o percebe sentado ao seu lado. Os dois tornando-se amigos. Nick e seu amigo Jordan juntam-se para ajudar Gatsby a reconquistar Daisy.  Este reencontro é marcado com muita antecedência e os preparativos é como se fosse para receber uma princesa. Gatsby fica extremamente nervoso que chega a ser cômico.


O personagem principal faz de tudo na vida para tornar-se rico e reconquistar sua amada, mas o fim é trágico. Gostei muito dos personagens, mas no final descobri que a personagem venerada na história pelo Gatsby, se saiu uma bela de uma egoísta. Aliás, ultimamente só tenho lido histórias com personagens egoístas, por que será?

Gostei imensamente da obra, mas definitivamente clássicos não foram escritos para mim. A editora fez um trabalho incrível com a edição capa dura, com fotografias do autor e das versões cinéfilas da obra. Recomendo está tragédia romântica para quem ama os clássicos. 


Encontre-o AQUI
         

Siga o blog nas redes sociais:
Beijos Fê :*

11 comentários:

  1. Olha amiga gostei bastante da sua resenha, mas eu não tive muito interesse em ler esse livro, porque não faz muito meu gênero, mas eu achei bastante interessante, principalmente por conta das ilustrações. Espero ter a oportunidade de ler algum dia, porque como eu sempre digo. Nunca julgo um livro pela capa, mas sim pelo o conteúdo. E mesmo não lendo agora, darei uma chance mais pra frente sem dúvida!

    E outra coisa, gostaria de te parabenizar pelo seu novo layout, pois eu amei o TOPO e tudo ficou bastante clean. Achei que você realmente caprichou. PARABÉNS viu? Fico tão feliz de acompanhar o seu cantinho. Espero ainda vim aqui por mtos e mtos anos =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-labirinto-de-espelhos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga quando atualizar pode me chamar que venho correndo aqui tá?
      Eu só queria te chamar pra dar uma olhadinha na nova resenha =]
      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-tudo-que-um-geek-deve-saber.html

      Excluir
    2. Oi Sil! Que bom que curtiu a resenha.
      Para quem - eu- não tem costume com o estilo é mesmo mais complicado de ler, mas espero que se arrisque, sem contar que a edição é muito perfeita.

      Obrigada pelo carinho e procurei deixar o blog o mais agradável possível. E não paro de olha-lo, rs. Amei demais e fico feliz que tenha apreciado. Beijos e te espero muitos e muitos anos aqui

      Excluir
  2. Gostei muito de sua resenha, mas quando cheguei ao final e li você contando que o fim é trágico não fiquei muito animada. Gosto de clássicos, mas não no estilo O grande Gatsby. Não assisti nem ao filme, e olha que sou fã do Di Caprio.
    Mesmo assim, obrigada pela dica.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Ótima resenha!
    Clássicos não foram escritos para mim com certeza! Não sei, não me instigam a ler ou me deixam curiosa.
    Desde quando esse livro foi lançado não me senti com vontade de lê-lo. Sei lá, a história não me chamou atenção :/

    Beeeeeijos!
    http://cupcakedeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá moça!
    Esse é um dos meus livros favoritos e sempre que eu tenho a possibilidade, gosto de trabalhar com os meus alunos. Gatsby era um solitário, no fim das contas, mas uma personagem com muito a nos ensinar!
    Beijos
    Nica

    ResponderExcluir
  5. Oi Fê!
    Eu adoro esse livro. Tenho muita vontade de ler de novo.
    Essa edição está mesmo linda. Acho que vou ter que substituir a que eu tenho por essa, rsrs
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Fê!
    Eu adorei a sua resenha. Está maravilhosa, mas esse não é o tipo de livro que costumo ler. a história com certeza não vai me prender e vou demorar anos para terminar. Par quem gosta deve ser um livro muito bom.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Fê-sua-linda,
    Adorei sua opinião!!! Eu me apaixonei por essa edição quando a vi na livraria e registrei no meu Skoob, porque pretendo comprá-la. É linda demais!!! Eu confesso que me interessei pelo Gatsby como personagem depois de assistir ao filme recentemente produzido pelo Leo Di Caprio, hahaha. Já viu? É perfeito. Eu achei que, por amor, ele fez muito por aquela mulher... Uma pena que o final, como você disse, é trágico.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Nanda!!
    Amei a resenha, também tenho um pezinho atrás com os clássicos, acho que esse também não é pra mim, mas achei as fotos do livro lindas, e não conhecia a história, tmbm não vi o filme ainda! Ainda vou ver o Leo, mas o livro acho que passo!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Esse é o tipo de livro no qual eu prefiro assistir ao filme, principalmente pq não é muito meu estilo, e dai se gostar do filme penso se leio o livro, ainda não assisti, por isso n sei se lerei

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir