Resenha: O Caminho Certo - Ana Martines

09:15 Fernanda Bizerra 22 Comments


Olá leitores!

Certo dia estava falando no facebook sobre ser beta de alguns amigos e a Ana – que eu sempre quis conversar – veio me pedir para que lesse o seu livro. Claro que aceitei na hora, e acabei conhecendo um Ricardo de tirar o fôlego. Só queria um desses para mim (rs).

Bom, dei início à leitura em processo de escrita, e fui descobrindo sobre os personagens a cada capítulo recebido. Uns me deixavam louca para ler os próximos, mas a Ana ainda estava escrevendo-o e me restava esperar. A cada linha uma surpresa diferente e uma emoção maior.

Em O Caminho Certo da blogueira e escritora Ana Martines conhecemos Paloma, uma garota fútil e sem valor algum para a humanidade. Sério, a pessoa é mesmo desnecessária. Fiquei boquiaberta quando a mãe dela morreu e ela foi para a balada. Apenas pensei: o que é isso??? Ok que era aniversário de 18 anos dela e a mãe, que para mim era apenas uma egoísta, resolveu que morrer seria o melhor presente de aniversário para a filha que sempre disse amar. Gente, isso não é um big spoiler!

A Ana apenas tem o dom de criar mães e pais terríveis para os seus personagens, assim como a Laury Alves. Fui ser beta apenas de gente boa – hahahahaha. Deixando a brincadeira de lado, vamos às vias de fato. Depois da festança, Paloma vai ao velório de sua mãe, onde não conhece nem ao menos as irmãs da própria mãe. Nem a avó, daí eu simplesmente pirei na batatinha frita, viu! Garota mais família, gente.

Certo! O fato é que o pai da menina é um capeta, apenas posso defini-lo assim. Sempre quis que a filha fosse um modelo de perfeição e que fizesse pose para a sociedade como a melhor filha do mundo, mas aí entra a rebeldia de uma garota fútil e machucada, não apenas pelas ações do pai, mas da mãe também.  


Após a morte da mãe e ver que as coisas seriam insustentáveis para viver com o pai, Paloma sai de casa e vai à procura do único amigo que fez durante toda a vida. Na verdade conheceu Miguel na faculdade, no dia do seu aniversário, pouco antes da morte da mãe. O único a quem poderia pedir socorro.

Aí, minha gente, é que a coisa começa a esquentar. Miguel é irmão do maior cafajeste da face da terra, Ricardo. O homem, meu Deus! Quando Paloma coloca os olhos nele percebe que já andou fazendo certas coisinhas com ele na balada. Não conto, minha gente, mas foi uma cena e tanto. Ok! Como a garota saiu de casa e não tem onde cair morta, ela vai para a casa do Miguel e do Ricardo, lógico que este segundo não quer, e sente-se muito incomodado com a presença marcante da garota... Fica todo ouriçado e outras coisinhas, mas.

Para não passar fome, ela começa a trabalhar no quiosque do tio de Ricardo na praia, e claro, o bonito faz uma aposta indecente, de que ela não aguentaria uma semaninha e cairia fora, mas aquela garota fútil e desnecessária para a humanidade que citei no início da resenha mostrou-me capaz de crescer e ser mais do que apenas uma gastadeira convicta.

Após a morte da mãe, Paloma cresceu tanto que ao final da trama é impossível não reconhecer tamanha mudança. O amor e as perdas que a vida lhe proporcionou a fez mudar à base da pancada mesmo, crescer foi uma obrigação, e não uma vontade.

Ricardo, que no início ia à balada apenas para fugir da garota que o perturbava, já não aguentava esconder o seu desejo, mas como um garoto também machucado e traído sempre fugiu da possível relação com Paloma, para não machucá-la e também para se preservar. Ele é um cafajeste que nos apaixonamos desde o início, pois a escrita intercalada da autora nos dá o poder de conhecer ambos os personagens, seus sentimentos e medos.


Em suma, as cenas entre os dois são divertidas, melancólicas e quentes. E claro que ao final da trama encontrei mais um casal para amar. A narrativa é divertida, sexy e dramática, mas ao longo vemos não somente o crescimento da Paloma, mas o amadurecimento do Ricardo é incrível.

Sei que preciso concluir a resenha, mas ainda tem tanto a se falar (rs). Eu apenas quero indicar a leitura da obra, para que se divirtam, sofram e amem juntamente com estes personagens loucos e deliciosamente apaixonados da Ana. Sei que deixei a mãe da Paloma como uma megera venenosa, mas precisam ler o livro e descobrir o que acontece.

A respeito da escrita da autora, posso apenas dizer que a Ana amadureceu juntamente com os seus personagens. Sobre a diagramação não posso falar nada, pois o li em Word mesmo, mas a capa está linda e tenho certeza que quando tiver o livro físico será tudo perfeito!


                              

Beijos Fê:*

22 comentários:

  1. Fê! <3

    Que linda, meu Deus <3
    Fico muito feliz que a história tenha te conquistado dessa maneira!
    Simplesmente amei a sua resenha! Muito, muito obrigada por todo carinho, linda!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oiiiiii more, tudo bem??
    Toda vez que entro aqui, encontro mais um livro pra comprar mulher, assim não ajuda rsrsrs
    Eu sinto que vou gamar nesse casal. Tenho uma queda por estórias do gênero...
    Achei muito interessante você mostrar sua sinceridade em relação a personalidade de Paloma, só espero - e acho que isso acontece - que tanto ela quanto Ricardo mudem um tico rsr.
    Amei a resenhaaaaa
    um beijo
    http://livrosimaginarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Meu Deusssssss!! Quero ler!
    Que lindo, sabia? Uma autora brasileira escrever um livro que poderia ser o maior clichê mas que, pelo menos pela sua resenha, parece trazer alguns elementos marcantes.
    Confesso que fiquei muito curiosa. E o que é esse book trailer? Mais vontade ainda rs
    Beijos
    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  4. Oi Fê =)
    Confesso que pela personalidade da personagem principal o livro não me chamou tanto a atenção, por mais que você diga que ela muda, não sei se seria uma leitura para o momento, visto que minhas leituras atuais andam bem devagar, mas adorei sua resenha e a sinceridade em suas palavras.

    BeijOs!!!
    @jannagranado
    @lpdiversao
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu não vejo a hora de ler esse livro!
    Até apresentei ele no blog hoje, mas só vou poder ler na próxima semana.
    Mas a sua incrível resenha já me deu um bom gostinho do que terei pela frente!
    Quero logo sentir tudo com o livro.
    A capa está linda mesmo

    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Nossa, o livro parece ser ótimo! Realmente, Paloma parece ser uma sem coração no início (sério, como assim ela vai para a balada no dia da morte de sua mãe?), mas adoro ver o crescimento de algumas personagens confirme a leitura!
    Beijos,
    Deia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  7. Ei Fê!
    Confesso que não é meu tipo favorito de livro!
    Mas eu gosto de livro onde podemos notar o amadurecimento dos personagens, ainda mais quando eles se tornam um casal favorito!!
    Bjos!!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Fê!
    O livro da Ana será uma das minhas próximas leituras. Fiquei muito contente quando ela me procurou propondo a parceria, me interessei bastante pela história. Espero que me agrade tanto quanto lhe agradou!
    Ótima resenha!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Fê, tudo bem?
    Em Primeiro lugar, parabéns pela paciência de começar a ler o livro enquanto autora ainda estava escrevendo! Eu sinceramente não teria paciência porque ia ficar querendo saber o que acontece na história e isso ia me matar...rsrs.
    Apesar da sinopse ser interessante esse não é o tipo de história que gosto de ler então não sei se leria esse livro.

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  10. Ai que lindo Fê! Conheço a Ana e acompanho o blog dela. fui convidada também a ler o livro dela e espero fazer isso logo ainda mais depois dessa resenha né? Que inclusive é a primeira que leio. :)

    Bjokas!
    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Que empolgação hein Fernanda.
    Eu não teria paciência pra ser beta, gosto de receber a história já prontinha, enxuta e corrigida.
    Eu não conheço essa autora, mas a história em si não apresenta um diferencial pra que eu me interesse em ler.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Muito bacana acompanhar esse processo inicial de uma história. Nossa, não gostei muito dessa protagonista, mas parece que ela cresce muito durante a história. Fiquei interessada na trama porque parece ter romance e uma lição bacana.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Eu nunca fui beta de ninguém, mas imagino que seja maravilhoso conhecer o livro antes de todo mundo. Fiquei bastante curiosa para ler esse livro, e mais ainda para conhecer esse Ricardo *~* hehe'. Adorei a capa ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu também sou beta de um amigo, e é bem legal, acompanhar o processo de criação de um livro.
    Adorei o seu "Pessoa desnecessária no mundo" kkkk, ri muito aqui. Adoro livros que mostram crescimento e amadurecimento dos personagens.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Fe, tudo bem?

    Nossa, deve ser sensacional ler um livro dessa forma! É um gostinho de "quero mais" até o último instante, né? Sobre a história... Fiquei com muita vontade de ler! Apesar da personagem ser uma pessoa desnecessária, fiquei bastante curiosa para conhecer mais sobre ela. Só me desanimei pelas partes quentes, que acho sempre chato de ler, mas acho que é só um pequeno detalhe, né?

    Beijos, Be
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, Fe!
    Adorei o novo layout! Ficou show!! <3

    Achei interessante você falar nisso da maturidade. Quando comecei a ler não coloquei muita fé, personagens fúteis como a menina... hum.. não me pareceu legal. Aí você disse que o casal é para ser amado e que eles amadurecem. Então ok. Acho que daria uma chance. A escrita da escritora. É legal acompanhar isso, né? O amadurecimento durante a escrita do livro. Reparo isso quando eu escrevo também. :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Fe,

    nossa, o novo layout tá lindo demaaaais.Adoro livros que me façam sofrer um pouquinho, que façam com que eu tenha vários sentimentos com a leitura. Não conhecia O Caminho Certo, mas a premissa parece ser interessante

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Adorei a capa do livro, eu estava decidindo se realmente tentava ler esse livro ou não, rsrsrsr, por ser nacional fiquei meio em dúvida se iria gostar, mas por sua resenha acho que irei dar uma chance!
    http://muchdreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Fê...t udo bem ???

    Ahhh estou babando nesse livro viu... fiquei super curiosa com a história e a trama... saber que os personagens crescem achei super válido conferir... e temos romance.. temos lição de vida... fiquei muito interessada... vou deixar na lista e assim que tiver oportunidade eu vou ler... Xero!!

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?

    Que legal acompanhar um novo trabalho de um blogueiro! Eu amo escrever e tenho um sonho de publicar um livro e ver acontecer com outros só aumenta em mim a esperança de que é possível!! Fiquei curiosa com a história mas me irritou bastante com a protagonista! Rsss! Desejo sucesso à autora!!!

    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Fê!

    Estou louca para ler o livro da Ana! Na verdade, será uma das minhas próximas leituras, tanto que O Caminho certo já está na minha meta desse ano! Bem, o que dizer? Eu gostei do enredo e estou aqui curiosa para saber mais, sua opinião me deixou super animada para ler o livro e espero gostar!

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Nandinha!
    Achei a capa linda, mas achei que o livro ia cair na história hot sempre do mesmo sabe!? Gostei muito da resenha, deu de esclarecer bastante coisa, gostei de saber sobre a escrita da autora, é legal quando a gente acompanha e consegue ver o crescimento da escrita da pessoa! beijãooooo

    ResponderExcluir