Resenha: Checkmate - Steven James

00:00 Fernanda Bizerra 9 Comments


Olá pessoal, como vocês estão?

Hoje estou aqui para contar a vocês um pouco sobre a resenha do livro Checkmate (oitavo e último livro da saga Os Arquivos de Patrick Bowers). Caso vocês ainda não saibam, essa série é composta pelos seguintes livros: O Peão (resenha aqui), A Torre (resenha aqui), O Cavalo (resenha aqui), O Bispo (resenha aqui), A Rainha (resenha aqui) e O Rei (resenha aqui).


Lembrando que, ainda existe o livro Movimentos de Abertura, que nada mais é do que uma “prequência”, que explica como tudo começou na vida do personagem principal. A resenha desse livro vai estar disponível em breve. Apenas uma última informação antes de iniciar a resenha: Os livros O Rei e Checkmate ainda não estão disponíveis no Brasil. O livro Movimentos de Abertura já está disponível pela Companhia Editora Nacional

Agora sobre o livro: o autor Steven James não poderia ter criado um “clímax” melhor para encerrar essa série, diria até que ele se superou nesta narrativa. Não estou querendo dizer que os anteriores deixaram a desejar, longe disso, mas em Checkmate o autor realmente se aprofundou em muitas pesquisas para premiar nós leitores com uma história digna de um “gran finale”.

Logo no início da história, o personagem principal, agente do FBI Patrick Bowers já tem literalmente que arregaçar as mangas e começar a investigar um ataque terrorista justamente em um dos prédios do FBI. Porém com o desenrolar da trama, isso acaba sendo apenas a “ponta do iceberg” e, conforme Pat (para os mais íntimos hehehe) juntamente com a ajuda de Ralph, Lien-jua e, acreditem se quiserem sua enteada Tessa, ele descobre que tudo não passa de um plano muito maior e altamente perigoso de um psicopata que se denomina “o contador de histórias.” Como diz Pat, nem tudo é o que parece ser!!!!

Não é a primeira vez que esse vilão aparece nesta série, ele já esteve presente em um dos livros anteriores (não posso contar meus queridos, pois se eu contar vai ficar muito fácil para vocês). Quero que vocês descubram lendo e sintam o drama que vai ser. Ah um detalhe muito, mas muito importante: vocês lembram que na resenha do livro O Rei, eu havia mencionado que Patrick havia deixado uma ponta solta e, que isso lhe traria sérios problemas? Pois bem, essa ponta solta acabou voltando e, por incrível que pareça dessa vez esse vilão quer ajudar Pat a encontrar o assassino terrorista. Porém tudo tem um alto preço a se pagar e nada nesta vida é de graça não é mesmo?


O agente do FBI fica em uma linha tênue muito complicada, pois se ele aceitar a ajuda de uma pessoa que ele literalmente não quer ver nem pintada de ouro na sua frente, ele pode colocar toda sua carreira em xeque e, se isso ainda não bastasse, pode colocar em risco sua vida pessoal e as pessoas que mais o amam. Porém se ele recusar a ajuda, ele pode não deter em tempo hábil o serial killer e colocar a vida de milhares de pessoas em risco. Vocês podem imaginar o problemão que nosso personagem tem em mãos para resolver e, isso nos deixa cada vez mais maravilhados com a narrativa do autor.

Além disso, a vida pessoal de seu melhor amigo Ralph começa a correr risco depois que Pat acaba desvendando junto com Lien-jua o quebra-cabeça e as intenções do “contador de histórias”. Pat precisa correr contra o tempo para que a pessoa que Ralph mais ama na vida não acabe sendo mais uma vítima do assassino.

Sinceramente meu coração ficou acelerado em muitos momentos da leitura, pois a trama sofre algumas reviravoltas que não esperamos e, isso só coroa ainda mais a inteligência do autor Steven James.

No final, mais uma vez graças a sabedoria de Pat, ele acaba salvando algumas pessoas (outras infelizmente por mais que ele tenha tentado, acabaram fugindo do seu controle e inteligência).

Porém acredito que ele tomou todas as decisões certas durante a investigação e solução dos mistérios. Além disso, sua enteada Tessa está vivendo um momento muito especial em sua vida, coisa que ela vinha tentando desde o segundo livro, porém agora finalmente as coisas acabaram dando certo e, melhor ainda com a benção das pessoas que ela mais ama.

Eu finalizo essa resenha um pouco triste, pois essa saga vai deixar saudades. Foi muito prazeroso ler todos esses livros em série e, deixo registrado aqui também os meus parabéns ao autor Steven James e a toda a sua equipe, pois esse trabalho foi mais do que excelente!!!!!


Espero que tenham gostado da resenha. Um abraço a todos vocês e até a próxima!!!!







Outros livros da série: 




Onde encontrar // Compre 

                                                     
                                                     



              Espero que tenham gostado da resenha.


Um abraço.

Alexandre 



9 comentários:

  1. A temática da série parece ser legal, mas não é muito o meu tipo de leitura. Normalmente eu busco por livros de comédia romantica, com uma pegada mais divertida. Livros assim normalmente não me agradam muito.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alexandre! Tudo bem?

    Como a Débora do comentário acima disse, a temática da série parece ser muito empolgante. Mas eu também não sei se leria... Todavia, bela resenha! Bons argumentos e pontos de vista. =) Uma pena que os fãs da série que não entendem o idioma original da obra ainda não possam ler os dois últimos livros da série.

    Beijos,

    Juliana Garcez |Livros e Flores

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não conhecia a série, mas achei bastante interessante.
    O livro parece ser do tipo que prende a atenção do início ao fim. Com uma temática empolgante e enredo cheio de reviravoltas, deve ser o tipo de livro que nos tira o fôlego, e eu adoro livros assim!
    Ótima resenha!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Achei interessante a premissa do livro, mas saber que é uma serie tão grande me desanima um pouco começá-la agora. Quero ler mais livros policiais e acho que esse não é o momento de começar essa serie. Quem sabe mais para a frente. Que bom que o final lhe agradou, isso me anima.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books // Participe: Top Comentarista

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Estou numa fase de buscar leituras de outros gêneros e o policial é um deles. Porém com essa serie tão grande eu fiquei um pouco desanimada de começar. Muito bom saber que o final lhe agradou, quem sabe num outro momento não arrisco essa leitura.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books // Participe: Top Comentarista

    ResponderExcluir
  6. Oi Alexandre, tudo bem?
    Acho as capas dos livros dessa série muito bonitas!!
    Tenho muita vontade de conhecer essa série, pois sou apaixonada por livros policiais e essa série parece ser muito boa!
    Achei bem interessante esse livro envolver vilões que já apareceram em outros livros!
    Vou dar uma procurada pela série nos sites pra ver se consigo encontrar ela por um preço legal!

    Abraço!
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá =)

    Ainda não conhecia esse autor, mas já vi os livros na livraria e amei as capas. Tenho muita vontade de lê-lo, porque os livros me agradam! Livros policiais <3 Precisa ler na ordem né? Para poder entender a relação com o vilão que apareceu em outros livros, será que acho o primeiro? HAHAHAH Irei procurá-los!

    Beijos,
    http://www.procurei-em-sonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    essa série em nada me atrai, não sei por quê. Li sua resenha louca de medo de pegar altos spoilers, mas como não vou ler a série mesmo...
    Tu apresentas-te ótimas críticas. Fizeste uma bela resenha; coisa que muito pouco vemos aqui pela blogosfera. Enfim... Adoro essas coisas que envolvem FBI e tal, e o protagonista parece ser um belo personagem! Realmente não sei porque não leria a série, apenas não leria, sabe? Acho que se deva ao fato de eu ter livros que quero ler muito mais que estão bem na frente da série. Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  9. Oie Alexandre! ^^
    Ainda não conhecia essa Série, mas fiquei muito curiosa para ler!
    Gosto de Livros de investigação e estou acostumada a ler livros únicos sobre esse assunto, e acredito que esse foi o principal motivo dos Livros do Autor ter me chamado tanta atenção, ser uma série! Vou procurar eles para ler e espero gostar da leitura!

    Abraços e até logo! :D
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir