Resenha: Cabra Cega – Sheila Mendonça

00:00 Fernanda Bizerra 16 Comments



Olá leitores!

Hoje quero falar com vocês sobre o livro Cabra Cega da Sheila que ganhei no ano passado e, como sempre, tenho uma boa lista de livros dos parceiros para serem lidos. Mas chegou o ano novo e claro que dei logo um jeito de ler, principalmente, porque fiquei sem internet por alguns dias.  

Eu havia lido a sinopse do livro há algum tempo e não a li antes de iniciar a leitura e por isso não sabia o que esperar. Pelo que sei, a escritora Sheila trabalha com o tema “agressão doméstica” e este é o assunto chave da obra.

Aqui conhecemos Gustavo, um médico bem sucedido. Têm seu próprio consultório. Bonito e ao que aparenta um bom marido, mas como se diz: quem vê cara não vê coração, descobrimos ao decorrer da narrativa que este homem está mais para um monstro do que para um belo moço.

Sua esposa Clara, jovem e cheia de vida, quer estudar, trabalhar, ter amigos e logicamente manter um relacionamento constante com seus familiares, mas logo que se casa o marido dá um jeito de mudar de cidade para mantê-la longe de tudo e de todos.

Uma mulher submissa que faz tudo para agradar o marido, pois se pisar fora da linha um centímetro sequer, sofre as consequências, por ter alguém possessivo, ciumento e extremamente maluco ao seu lado. Clara vive uma vida infeliz, mas ainda assim tenta a todo custo esconder dos familiares o que se passa dentro de sua casa, mas para tudo existem limites.

Gustavo não quer dividir sua esposa nem ao menos com os próprios pais – os dela, e por tal razão a mantém prisioneira dentro de casa, além de ler as cartas antes da esposa enviá-las aos familiares.


Bom, não posso dizer como termina a leitura, afinal de contas, já soltei muitos spoilers para uma única resenha. Posso apenas dizer que a trama nos deixa completamente apavorada, apenas por vermos que Clara não reage às agressões que sofre.

O problema nesses casos é o medo que as mulheres sentem ao conviverem com homens violentos, muitas vezes ficam de mãos atadas e não denunciam a agressão sofrida. O medo é o pior aliado nestes casos.

Sei que essa obra é apenas ficção, mas a angústia que sentimos a cada palavra lida é indescritível! A autora conseguiu passar muito bem a opressão que a protagonista sofre. Sabemos que aí fora existem todos os tipos de violência gratuita possível. E apenas rogo a Deus, para que encontremos uma pessoa que nos fará felizes! Leitura mais que recomendada! 



Siga o blog nas redes sociais:

                                                                Beijos Fê :*

16 comentários:

  1. Amiga eu já ouvi falar desse livro. Dizem que a história é muito boa, mas ele não me chamou tanta atenção para a leitura não. Gostei de tudo que você contou do livro, mas sinceramente não é um livro que eu pegaria para ler nesse momento. Mas sem dúvida nenhuma um dia lógico quero conferir, até porque gosto de conhecer novos livros. Fico feliz que tenha gostado =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-eu-fico-loko.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga quando tiver atualização pode me avisar que passarei aqui
      só vim te avisar que tem uma resenha nova - http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-diario-de-um-adolescente.html

      Mas me chama tá? que eu virei retribuir =]

      Excluir
  2. Olá Fernanda!!!! Nossa gostei muito da resenha deste livro, o qual vai de encontro com a triste realidade vivenciada por algumas mulheres. É totalmente inadmissível que certos homens vejam o sexo feminino como um "objeto" que podem fazer o que quiserem. Mulheres merecem e muito o respeito, consideração e serem tratadas como manda o figurino. Para as vítimas que sofrem na mão desses agressoras, não devem jamais deixar isso passar em branco e sim denunciar, para que os criminosos paguem por essas torturas.

    Parabéns pela resenha!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Flor!! Nunca li nada dessa obra e olha que achei bem forte! Esse negocio de violência domestica é um dos temas que me deixam mais pé da vida, Li dois livros da Janethe Fontes que falavam de violência contra a mulher, dois ótimos livros, com o foco na V. sexual e o outra na domestica! Anotei sua dica! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Feh!
    Nunca ouvi falar desse livro, mas é uma tematica bem densa a que ele fala não? Agressão na mulher. Caramba. Fiquei com calafrio só pelo que você escreveu. Imaginando a situação das cenas. Devem ser realmente forte. Pessoalmente, apesar da tematica otima, não gostei da capa, e não faz muito meu estilo de leitura, então, por hora, essa leitura eu passo.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa esse livro deve ser punk
    Agressão doméstica é um assunto muito delicado
    Eu até leria mas teria que está bem preparada
    Adoro um bom drama e entrou pra lista

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi querida, a obra e a autora é desconhecida para mim, mas o tema abordado nesse livro me chamou atenção. Violência domestica é um assunto polêmico e que infelizmente ainda encontramos no nosso cotidiano, Eu gosto de mais de historias que retratam os acontecimentos da vida real esses tipos de livros sempre deixam uma mensagem de positivismo no final.

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia a obra, mas a premissa me chamou atenção. Violência doméstica é um tema delicado e fiquei bastante curiosa pra ver como a autora desenvolveu a história.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Heey nunca tinha ouvido falar desse livro!!!
    Primeira vez!


    Mar Paschoal
    www.LaGarota.com.br

    ResponderExcluir
  9. Minha querida, muito feliz por saber que você curtiu o livro. Obrigada pela resenha, feedback e indicação. O importante nessa história é o alerta e fico muito feliz quando vejo homens sendo contra a violência doméstica. É isso aí! Aliás, mulher também não pode bater em homens e faltar o respeito com eles, sempre gosto de lembrar disso, não podemos comparar uma agressão a outra em termos quantitativos e de grau de agressão, mas é fato que o contrário também existe.
    O meu objetivo com Cabra Cega é criar coragem nas mulheres para que elas mudem de vida, e graças a Deus estou conseguindo. :)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Que bacana! Esse é um tema recorrente em nossa sociedade e é muito bom ler um livro que o aborde.
    Achei bem interessante.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  12. Fe lindona só lendo sua resenha nos enxergamos a realidade de muitas mulheres que vicem assim , simplesmente cegas e com muito medo, vivendo uma vida infeliz, gostei do tema abordado e fiquei bem curiosa com o final, espero que ela se liberte desse monstro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Fernanda

    Eu já conhecia esse livro e acho que ele tem um papel importante na nossa sociedade ao abordar a violência que muitas mulheres sofrem em suas casas!

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  14. Uau, o livro parace ser realmente interessante, mas sinceramente? Eu não leria, rsrsrs, :p
    www.muchdreamer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, parece ser realmente um livro bem forte... O tema é muito interessante e acho super interessante falar sobre tão assunto, mas realmente não sei se leria. Acho demais para mim rs, mas quem sabe eu mudo de opinião.
    Beijos, sucesso.
    Parabéns pela resenha moça.

    ResponderExcluir