Resenha: O Vale de Elah – Carla Montebeler

00:00 Fernanda Bizerra 46 Comments



Olá seus lindos!

Hoje vocês irão conhecer o livro O Vale de Elah – Carla Montebeler.  A Carla integra um pequeno grupo de escritores que trazem uma escrita voltada a questão religiosa, mas não é nada que te forçe a mudar suas crenças, pois é somente um relato histórico sobre fé, amor ao próximo, e as guerras que foram travadas nos tempos de Davi.

O livro conta a história de Samah. A leitura se inicia com as lembranças do ancião Samah, em seu tempo de jovem guerreio no território do Reino de Israel. Quando ainda jovem, ele se vê obrigado a fugir com a irmã de sua própria casa para livrá-la das ambições de sua mãe.

A mãe de Samah sempre foi uma mulher orgulhosa, e se manteve buscando um bom casamento para as filhas para que assim tivessem riquezas, mas nunca se importou em aceitar que a filha nunca desejou tal coisa ou casar-se com um velho que lhe servia de pai. Para salvar a si mesmo e a irmã, da dívida que o dote lhe traria eles vão embora para juntar-se a milícia, porque Davi havia rompido sua união com o Rei Saul e constituído sua casa na Caverna de Adulão.


Ao chegarem ao vale são bem recebidos e passam a fazer parte da sociedade que ali vive. Cada pessoa tem seus afazeres enquanto os homens estão sempre treinando e lutando para defender não somente suas famílias, mas também seus ideais.

O livro foi escrito para nos lembrar das histórias bíblicas que sempre ouvimos desde pequenos, na escola ou igreja.  A autora traz a tona, a vida de Davi como pastor de ovelhas, mas também como o garoto franzino que derrotou Golias. Um jovem que veio a sofrer, por causa de Saul, mas que se libertou e partiu para sua própria batalha.

Essa é apenas uma introdução pelo muito que está por vir nos próximos volumes, e espero continuar lendo e aprendendo um pouco mais sobre a vida dos nossos antepassados, e consequentemente sobre a bíblia, mas de uma forma diferente.

Recomendo que leiam, pois é uma história rápida e cheia de aprendizado. 



Siga o blog nas redes sociais:


                                                                Beijos Fê :*

46 comentários:

  1. Oi Fê, tudo bem?
    O livro da Carla parece ser bem interessante! Principalmente para quem curte uma leitura mais voltada a religião.
    Eu de vez em quando leio livros desse gênero, acho que independente de religião, sempre faz bem fazer leituras que de alguma forma renovem a nossa fé!
    Espero que você tenha a oportunidade de acompanha os outros volumes e que faça uma ótima leitura!

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiara,
      A história de Samah fala mesmo de superação e esperanç, estas coisas estas coisas sempre precisam estar na nossa vida, né? Espero algum dia ver sua opinião sobre As Crônicas de Adulão no Livros e Sonhos.
      Beijos,
      Carla Montebeler

      Excluir
  2. Eu to procurando me afastar dos livros religiosos, mas pra quem curte o livro deve ser bem interessante e a capa tá linda.

    BEIJOSSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, Janaina.
      Também amei a capa. Por ser o primeiro livro meu, ela tem gosto de.sonho realizado.
      Um abraço.
      Carla Montebeler

      Excluir
  3. Oi Fê! Tudo bem?

    O livro é muito bem falado por aqueles amigos blogueiros que conheço, só que mesmo todos falando tão bem, o mesmo não desperta minha curiosidade, sabe? :/ Nada contra, mas creio que a história não faz o meu "tipo", se assim posso falar.

    Mas parabéns pela resenha! Ficou boa!

    Abs!

    Seguindo aqui ^^
    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Fê.

    Tem um tempo que não leio livros do gênero ou que digam algo de religião... Este me chamou atenção, mas ainda estou com pé atrás.
    Achei a capa maravilhosa, sua resenha também ficou ótima, porém, parece bem legal, uma forma bem diferente de conhecer o passado e as histórias bíblicas ^^.

    Beijos e ótima semana!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires,
      Quando resolver dar uma.chance, não deixe de me dizer o que achou. Já que é De tudo um pouco, seu gosto parece ser.eclético

      Beijos,
      Carla Montebeler
      Carlamontebeler@gmail.com

      Excluir
  5. Acho que nunca li um livro desse gênero, mas a obra em questão, pelo que li da sinopse, parece ser interessante.

    aguardandoocamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Flavia!
      Então... Vem para As Crônicas de Adulão! Kkk
      Vou ficar aguardando o camaleão também.
      beijos,
      Carla Montebeler
      Carlamontebeler@gmail.com

      Excluir
  6. Oi Feh!
    Já tinha visto algumas resenhas desse livro e comentei antes, achei a premissa muito legal, principalmente pq aborda lendas biblicas, o que me chamou mais atenção. Confesso que fiquei curioso, mas no momento, não leria pq já com a listinha fechada ate maio, se não, não consigo nem terminar os que tenho.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Davi!
      Seu site não é olímpico? Bata um recorde e leia um a mais, uai! Kkkkk Me conta depois.
      Beijos,
      Carla Montebeler
      Carlamontebeler@gmail.com

      Excluir
  7. O livro parece interessante, mas passa um pouco longe do que eu gosto de ler, por isso não sei se leria a obra

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pah.
      Entendo isso. Eu também não lia ficção histórica, até que Bernard Cornwell me viciou. Experimente... A surpresa pode ser.algo muito.bom.
      Beijos,
      Carla Montebeler
      Carlamontebeler@gmail.com

      Excluir
  8. Que diferente. Não segue a linha que costumo ler, mas é interessante ver algo diferente, com outras finalidades no mundo literário.

    cafeecomletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreza.
      Venha experimentar algo.diferente! Quem sabe vc não se.surpreenda.ao gostar?
      Beijos,
      Carla Montebeler
      Carlamontebeler@gmail.com

      Excluir
  9. Oi, Fê! Tudo bem?

    Conheci seu blog hoje e já amei! Super fofo seu cantinho =) Quando eu li que o livro era sobre "questões religiosas" logo perdi o interesse. Livros assim geralmente tentam influenciar de maneira tão categórica a fé alheia. Porém, continuei lendo a resenha e me tranquilizei quando li que se trata de um relato e que o livro de maneira alguma tenta interferir nessas questões pessoais. Bela resenha! Adorei ter conhecido seu blog.

    Beijos,

    Juliana Garcez |Livros e Flores

    ResponderExcluir
  10. Gostei bastante da proposta do livro
    É bem diferente ter um livro dedicado a um personagem bíblico
    Mas é ótimo para podermos conhecer, eu vou ter que ler a história de Davi primeiro pela Bíblia para depois pegar esse livro para ler, acho melhor ir nas raízes rs rs

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ângela!
      Além da história de.Davi que começa em I Sm. 17 na série, tem.detalhes.que busquei.em II Crônicas, já que o livro detalha também os valentes.
      Depois me fala o que achou?
      Beijos
      Carla Montebeler
      Carlamontebeler@gmail.com

      Excluir
  11. Oi Fê, sua linda! <3

    Eu não sou uma pessoa muito religiosa, então não costumo ler livros que contenham elementos religiosos ou passagens bíblicas. Não sei se a autora levou a narrativa para o lado de história ou se vai explorar a fé no desenrolar da série. De qualquer forma, não acho que leria. Gostei do trecho em que você fala sobre o irmão tentar salvar a irmã, gosto desses atos heroicos, especialmente entre pessoas da própria família.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Fê...

    Achei a premissa do livro bem interessante... eu gosto de história que contem o teor bíblico e que pode nos trazer ensinamentos... gostei da premissa... se eu tiver a oportunidade com certeza eu vou ler.... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito da temática do livro, e acho legal os autores que dedicam tempo em criar histórias que exploram mais essa parte religiosa da nossa sociedade, mas confesso que não é o meu tipo de leitura. Eu tenho a sensação que enredos assim são meio pesados, e exigem mais dedicação na leitura, então eu sempre acabado abandonando.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora!
      Eu me preocupei principalmente em.não deixar parecendo uma aula de história
      Tomara que depois vc me diga o que achou.
      Beijos,
      Carla Montebeler
      Carlamontebeler@gmail.com

      Excluir
  14. Oie, tudo bom?
    Por mais que a premissa do livro seja inspiradora, não é o tipo de narrativa que me atrai. Acredito que seja focada em um público específico e não despertou meu interesse.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nunca li nada com esse tema, mas fiquei bem interessada.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos!
    Karen
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, Fê! Como vai?
    Esse livro parece ser bem legal, apesar de eu não gostar muito de ler a Bíblia. Na verdade eu até leria se as letras não fossem tão pequenas e a linguagem tão rebuscada. Creio que esse livro pode me fazer entender mais a história bíblica de uma maneira melhor, porque sinceramente, ler versículo parece que cansa. Achei uma ótima dica. Minha família é bem religiosa e eu sempre vivi nesse meio - ir para igreja de vez em sempre e etc. -, mas com o passar do tempo eu meio que me afastei e sinto um pouco de vergonha por não saber nem quem é quem ou qual história é de quem. Espero poder ler algum dia!
    Beijinhos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Eu curto bastante um livro mais voltado para a religião! A capa desse está LINDA, me apaixonei!!! Fiquei super interessada em ler!!


    beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Uau, esse eu realmente me interessei, adoro as histórias bíblicas, já li diversas versões, inclusive em mangá, aquelas séries da Record também já assisti. Agora saber desse livro fiquei bastante animada. Adicionando na minha estante do Skoob com certeza. Valeu pela dica. Beijos

    http://www.viagensdepapel.com/

    ResponderExcluir
  19. Fê-linda,
    Eu tenho esse livro em versão e-book, mas acredita que mesmo tendo lido a sinopse não me atentei ao fato de que a autora traz uma versão literária da vida de Davi? Que incrível! Eu gosto de releituras, sabe? Estou assistindo à série Sleepy Hollow, que aborda a lenda do cavaleiro sem cabeça, mas ao mesmo tempo traz um personagem que estava vivo no período da independência dos EUA. É interessante como o autor conseguiu ensinar a história do país e, de quebra, trouxe o mito do caveleiro sem cabeça. :) Sinto que foi mais ou menos o mesmo que a autora fez nesse livro… Trouxe um romance e, de quebra, apresentou um personagem bíblico. Bem criativo!
    Fiquei com vontade de ler.

    Beijos!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Fê..
    Este é um livro nacional, que tenho muita vontade de conhecer.
    Adoro relembrar histórias bíblicas, através dos livros.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Fê!
    Adoro qdo assuntos religiosos são contados através de fatos históricos... O templo que frequento tem vários palestrantes, mas o meu preferido é um que mais parece um historiador... Me fascina... Por isso imagino que este livro seja realmente mto interessante... Ainda mais que, como vc disse, ele não tenta nos converter a nada.. Gostei da dica!!!

    Bjo
    escritaseleituras.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pâmella,
      Então, se resolver ler, não deixe de me Dizer o que achou, tá?
      Beijos,
      Carla Montebeler
      Carlamontebeler@gmail.com

      Excluir
  22. Oiee, tudo bem?

    Gosto de livros que abordem um pouco desses assuntos religiosos. Não é uma leitura que faço com frequência, mas é algo que me faz bem e é sempre bem vindo. Adorei a resenha

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?

    É difícil hoje em dia encontrar um livro religioso que não queira mudar sua religião e por isso gostei muito deste. Parece ser bem educativo.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    Participem do -- Top Comentarista de Fevereiro--

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    O livro não faz muito meu tipo, não curto esse tipo de narrativas, então deixo passar por agora, rs. E o engraçado, é que até gosto de ver histórias assim nos filmes, mas não tenho paciência para ler
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi flor!
    Eu li esse livro no começo do ano passado, sei que já foi lançado o segundo volume da série e só não participei do book tour dele porque estou muito cheia de livros atrasados. Mas é uma história muito envolvente. Eu curti muito a leitura, o livro é fininho mas só deixou gostinho de quero mais.

    Ótima dica!
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  26. Oi Fer, tudo bom?

    Gosto muito desse tipo de livro, esse eu ainda não conhecia... ja li sobre a historia de Davi, e até gostaria de ler de novo, é uma historia inspiradora de fé. Vou anotar o livro e ler assim que puder, acho que é uma historia que nos lembra que se nós não lutarmos por nós mesmo ninguém o fará!

    Beijos

    CarolMello.com

    ResponderExcluir
  27. Oi, Fernanda!!

    Assim que comecei a ler esta resenha lembrei da minha prima. Ela adora histórias bíblicas. Vou mandar o link para ela, que com certeza vai amar a proposta do livro.
    Quando a mim, no momento... não me chamou muito a atenção. Talvez fosse uma leitura que fizesse se chegasse às minhas mãos. Mas nada assim "preciso ler!". Gosto de ver um pouco de cada religião, desde que combine com o amor e com os valores que tenho como importantes, ou seja, seja edificante. E no momento estou fazendo outros estudos. Mas acho que leituras de histórias como essas são sempre boas, porque nos ensinam mais diretamente sobre a fé, o amor, a caridade... É como ver na prática o que ouvimos falar. Nos incentiva a agir melhor no dia-a-dia e a reconhecer quem faça isso verdadeiramente, sem o intuito de "vou fazer porque sou bom". Parando de divagar.. kkkkkkkk..
    Se o livro passar por mim, darei uma chance.
    Beijos :*
    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivian,
      Eu viajei aqui na sua divagação.
      Um beijo.
      Carla Montebeler
      Carlamontebeler@gmail.com

      Excluir
    2. Oi Vivian,
      Eu viajei aqui na sua divagação.
      Um beijo.
      Carla Montebeler
      Carlamontebeler@gmail.com

      Excluir
  28. Ola Fe lindona não vemos muitos livros com temas Bíblicos, acho bem interessante, Seguir essa linha sem ser exagerado. A capa condiz com a premissa do livro. No momento devido a correria vou deixar passar a leitura, mas anotei para um próxima. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  29. Oi Fê.
    Adorei a resenha. O livro é propositadamente curto porque fui professora de adultos recém alfabetizados e foi significativo pra mim que meu livro fosse a primeira leitura deles. Estão lendo cada livro e isso é uma vitória!! Depois pretendo lançar As Crônicas de Adulão volume único. Acho que essa sensação de "quero mais" será atenuada, né?
    Beijos,
    Carla Montebeler
    Carlamontebeler@gmail.com

    PS: a página da série, pra quem quiser:
    Www.facebook.com.br/ascronicasdeadulao

    ResponderExcluir
  30. Oi Fê.
    Adorei a resenha. O livro é propositadamente curto porque fui professora de adultos recém alfabetizados e foi significativo pra mim que meu livro fosse a primeira leitura deles. Estão lendo cada livro e isso é uma vitória!! Depois pretendo lançar As Crônicas de Adulão volume único. Acho que essa sensação de "quero mais" será atenuada, né?
    Beijos,
    Carla Montebeler
    Carlamontebeler@gmail.com

    PS: a página da série, pra quem quiser:
    Www.facebook.com.br/ascronicasdeadulao

    ResponderExcluir
  31. Oi.
    Eu não me importo de ler livros religiosos se eles são trabalhados de forma agradável, sem forçar a barra ou algum tipo de indução.
    Gostei de saber que ele traz aquelas história bíblicas que ouvimos quando criança, acho que vou gostar de voltar no tempo um pouco rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  32. Olá!

    Adorei você ter se expressado e mostrado que, mesmo tratando de religião e questões Bíblicas, o livro não fará com que mude suas crenças ou imponha algo do tipo. É super chato quando um livro ou alguém tem uma opinião contrária a sua e tenta fazer com que a sua torne-se a mesma dessa pessoa. Um tanto quando confuso mas acho que deu para entender.
    Fico feliz que tenha gostado e adorei sua resenha!

    Beijos literais,
    Luiz Henrique (Luke)
    instanteliteral.com

    ResponderExcluir
  33. Oi Fêh, tudo bem?
    Esse livro parece muito bom para que curti algo mais voltado a religião, o que não é o meu caso, não consegui me sentir atraído pelo livro, mas para quem gosta de livros nesse gênero com certeza devem amar a leitura.
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Ola Fêr!
    Eu já li esse livro em book tour que participei.
    Eu amei a história, é bem curtinha, mas passa um ensinamento muito grande.
    Estou ansiosa pela continuação.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir