Liberdade, Natureza e Identidade por Ana Faria.

00:00 Fernanda Bizerra 53 Comments



Lançado em 15 de janeiro de 2015, o filme “Livre” (Wild) baseado em um best-seller autobiográfico tem emocionado expectadores do mundo todo. Me lembrou em partes o filme “Na Natureza Selvagem” (Into the Wild) de 2008, também baseado em um livro biográfico. Ambos livros/filmes contam a história de seres humanos perdidos emocionalmente, tentando se encontrar de alguma forma “perdendo-se” na natureza.

“Livre” conta a história de Cheryl Strayed, jovem estadunidense inteligente e saudável, que vive graves problemas pelo casamento arruinado e pelo luto profundo em razão da morte da mãe. As formas com que a garota tenta fugir da tristeza não são nada sábias e ela acaba sendo sugada cada vez mais para situações de tristeza, solidão e esgotamento emocional. Para tentar se encontrar e descobrir um pouco mais sobre a beleza da vida que sua mãe tanto insistia em lhe mostrar, Cheryl decide percorrer a Pacific Crest Trail (PCT), uma trilha de 1.770 km pela costa oeste dos Estados Unidos.

“Na Natureza Selvagem” conta a história de Christopher McCandless, um jovem estadunidense recém-formado na faculdade, que decide percorrer uma longa jornada saindo de Atlanta em direção ao Alasca. Ele parte para essa viagem sem avisar sua família, que ficou sem notícias até o fim. Chris era aventureiro, não concordava com o sistema econômico materialista e opressor que o mundo alimenta, era sonhador. Tinha também problemas de relacionamento com a família, em especial com o pai. Era ressentido por causa das mentiras e memórias dolorosas de violência verbal, brigas, rispidez, falta de diálogo por parte dos pais.


Tanto Cheryl quanto Chris entram na natureza sozinhos, deixando para trás as pessoas que os amavam, para longos dias de autoconhecimento, reflexão, desafios físicos e mentais, experiências únicas de êxtase e também de desespero. Ambos levam consigo seu repertório de autores que os inspiram: poemas, livros, músicas. Ambos são leitores vorazes e encontram companhia nos seus autores favoritos. Fazem deles seus amigos íntimos. Fazem da natureza sua amiga íntima... Mas muitas vezes a natureza se torna inimiga. Ao longo da viagem, os dois andarilhos fazem amigos, recebem ajuda, conhecem outras pessoas e também suas histórias tristes. Observa-se que, embora tenha existido planejamento para a viagem, nem Cheryl, nem Chris estavam realmente preparados para o que se propuseram a fazer. E os problemas que enfrentam provam isso para eles. Ao fazer esportes radicais, sempre arriscamos a vida, mas logicamente onde há ignorância o risco é bem maior.

E eis a pergunta: eles encontraram o que estavam buscando? O que de fato eles estavam buscando? O que de fato NÓS estamos buscando em nossa jornada? Talvez, por estarem perdidos, ou emocionalmente conturbados, ou moralmente revoltados, e decepcionados, Cheryl e Chris tentaram buscar na natureza respostas para seus dilemas. Talvez estivessem tentando descobrir sua verdadeira identidade. A solidão realmente ajuda quando queremos refletir. Contudo, de acordo com C. S. Lewis, “se você adota a natureza como mestra ela lhe ensina exatamente as lições que você decidiu aprender antecipadamente; em outras palavras, a natureza não ensina. (...) O único comando que a natureza expressa é: observe; ouça; fique atento” (LEWIS, 2013, p. 28).


Em “Livre” e em “Na Natureza Selvagem” não há menção de nenhuma forma de relacionamento dos protagonistas com Deus. Talvez algum tipo de crença ou misticismo, mas não há um relacionamento real, uma fé sólida. E isso é crucial. O ser humano tenta encontrar sua identidade de muitas formas: nos autores que gosta, na profissão que exerce, nos filósofos que concorda, nos amigos que admira, no estilo de vida que ostenta... Mas a nossa identidade não está aí. Parece ser lógico que quanto mais eu me conheço, mais nítida e sólida é minha identidade, mas não funciona assim. Para saber quem sou, preciso saber quem Deus é. A lógica é: quanto mais eu conheço a Deus, mais eu conheço o ser humano, pois a identidade do ser humano está em Deus. Para ler mais sobre isso sugiro o autor Soren Kierkegaard, que mostra em sua obra que a cura para Cheryl Strayed, Christopher McCandless, eu e você, vem em amor, pelo encontro com a graça de Deus. Só assim podemos ter consciência de quem nós somos.

Quando o ser humano encontra sua identidade em Deus e com Ele cultiva um relacionamento, situações como as que Cheryl e Chris passam, que exigem enfrentarmos o luto, as crises no casamento, a necessidade do perdão, a tomada de decisões, superarmos desilusões e mágoas são vivenciadas sem que sejamos destruídos. Se quando estamos sozinhos encontramos o desespero, por outro lado quando estamos em Deus, de acordo com Paulo, o apóstolo, há esperança mesmo que tudo pareça desmoronar. Pois quando estamos fracos aí então é que somos fortes, porque podemos enfim admitir que precisamos Daquele que é infinitamente melhor do que nós e nos ama incondicionalmente.

Sem mais mergulhos teológicos, ambos os filmes e certamente os respectivos livros que lhes deram origem (posso dizer com certeza sobre “Na Natureza Selvagem” porque já li. “Livre” pretendo ler em breve) são imperdíveis e estão no topo da minha lista. Embora eu tenha feito um paralelo, “Na Natureza Selvagem” é superior e é um dos melhores filmes que eu já vi em toda a minha vida. Os dois filmes têm uma trilha sonora de alta qualidade, paisagens magníficas, sugestões de leituras de livros e poemas excelentes, atuação esplêndida de seu elenco e, é claro, um convite profundo à reflexão sobre o eu comigo mesmo, o eu com a natureza (criação) e o eu com Deus (Criador).







Ana Faria

Facebook - Livro: Um Ano Bom







Referências:
·         LEWIS, C. S. Os Quatro Amores. São Paulo: Martins Fontes, 2013, p. 28.
·         KRAKAUER, J. Na Natureza Selvagem. São Paulo: Cia das Letras, 2008, 2013 p.


·         STRAYED, C. Livre. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013, 376 p.  

53 comentários:

  1. Oii...
    Ambos os livros parecem ter histórias bem intensas! Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum deles.
    Assisti, Na Natureza Selvagem, é um filme bem bonito, que chega a emocionar em certas partes.
    Vou adicionar os livros na minha lista de leitura.
    Beijinhos ;**
    Leitora Online

    Instagram | Twitter | Facebook

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, tudo bem contigo ???
    Primeiramente eu tenho que dizer que adorei o seu texto, ele surgiu em boa hora, surgiu em um momento em que estou refletindo mais do que agindo...
    Seu texto também surgiu para me lembrar que eu preciso, e quero muito ler Na Natureza Selvagem !!! Infelizmente ainda não tive a oportunidade. Com relação a Livre, esse está mais fácil de concretizar o desejo. Já tenho o livro e só falta conseguir me organizar com os tantos livros que tenho para ler, rsrsrs

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ryoko. Que bom que gostou. Leia mesmo e depois me diga o que achou. Também estou curiosa para ler Livre, pois só assisti ao filme.

      Excluir
  3. Fiquei encantada com sua análise e a maneira como relacionou as obras. Seu questionamento é de um valor inegável. Também me apaixonei por Na Natureza Selvagem, e logo me interessei por Livre quando fiquei sabendo do filme. Porém também senti falta do reconhecimento da fé em ambos. Seja ela qual for ou em que for, faz falta em qualquer história.

    Parabéns pelo blog. Vou acompanhar com prazer :)
    www.instanteliteral.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Fê!!!! <3

    Quero ver o filme "Livre".
    Gosto muito dessas histórias de auto conhecimento.
    Muitas vezes precisamos de um tempo para olhar o que já fizemos e refletirmos sobre tudo a nossa volta.
    E a natureza é uma ótima companheira pra isso! \o/

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana, tudo bem?
    Confesso que ainda não assisti nenhum dos filmes citados, mas muito me agrada a premissa de personagens buscarem o autoconhecimento. Espero que eu possa vê-los em breve.

    Beijocas,
    Blog | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janaína, você vai gostar. Assista quando tiver a oportunidade. São filmes muito bonitos. Abraço.

      Excluir
  6. Olá!

    Eu li Livre no meu Lev, adorei, é muito bom, já baixei na Natureza Selvagem, mas ainda não li, gostei muitoo do seu post!

    Abraços, Heitor!
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heitor, que bom que gostou. Você vai amar Na Natureza Selvagem. É bem legal. Abraço.

      Excluir
  7. Olá!
    Já me indicaram o Livre e o Into The Wild, realmente dizem que são filmes muito bons. Não sabia que eram baseados em livros, curti demais o post, ainda mais por poder saber um pouco mais sobre eles.

    Beijos, Fer.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. É a segunda resenha que leio sobre esse livro e acho que isso é um sinal rsrs
    Ainda não li o livro e nem o filme, mas já entrou na minha lista com certeza.
    Livre me falaram que é perfeito , não posso perder.

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    ainda não conhecia o filme Livre, mas adorei o teu texto e a relação que fizeste com estas obras. Ficou super bem escrito, parabéns! Beijo,
    http://entreeleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não conhecia Livre mas já tinha ouvido falar de Na Natureza Selvagem, embora não tenha assistido/lido.
    Achei interessante as duas histórias e principalmente seu texto e o questionamento sobre Deus e as crenças dos personagens. Gostei bastante!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Aline, fico feliz que tenha gostado. Vale a pena ver os filmes e ler os livros. Você bão vai se arrepender. Abração!

      Excluir
  11. Oi Ana,
    Eu ouço falar muito sobre Into The Wild e dizem que é realmente fantástico.
    Gosto muito de livros que falem sobre a busca por nós mesmos sem mencionar algo muito ligado à concepções religiosas, e sim a uma fé cega em algo não especificado. Um livro que eu também colocaria como referência para essa jornada em busca de algo é O Encontro. Depois de perder tudo, o protagonista decide sair caminhando, cruzando o país e tentando se encontrar. É lindo demais.
    Ótimo texto! Gostei mesmo.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, também gosto de histórias assim, de busca pelo autoconhecimento. Vou procurar esse livro que você indicou. Sabe qual é o autor e a editora?
      Abraço e obrigada pela dica.

      Excluir
  12. Oi Ana, tudo bem?
    Ainda não conhecia o filme Livre, mas ele parece ser bem interessante! Achei bem interessante a relação que você fez entre as duas obras!
    Eu gosto bastante de livros e filmes que falam sobre isso de cada pessoa se encontrar em sim mesmo!
    Gostei muito do que você falou sobre Deus! Compartilho da opinião que quando estamos com Deus somos mais fortes, para enfrentar qualquer adversidade que aparecer...

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maiara, realmente encontramos força em Deus. Que bom que Ele nos ama, não é mesmo?!
      Abração.

      Excluir
  13. Oie,
    não conhecia nenhum dos livros, mas a premissa de alguns me chamaram atenção.
    Vou aguardar resenhas

    bjs

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Fer, tudo bem?
    Ainda não li e nem assisti a nenhum dos dois.
    Tenho muita vontade de assistir na Natureza Selvagem, e Livre ainda não tinha ouvido falar.
    Valeu pelas dicas.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oiee Fernanda ^^
    Ainda não li/vi Livre, mas estou muito curiosa para fazer ambos. Cheguei a assistir Na natureza selvagem e adorei, sempre tive vontade de pegar minhas coisas e sair para algum lugar, e admiro muito quem realmente faz isso.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh, quando for realizar uma aventura assim, não faça como o Chris, saindo sem avisar a família nem estudando a Geografia do lugar. Nossa vida é preciosa e as pessoas que nos amam se preocupam com nossa segurança. Realize seus sonhos, mas sempre com prudência. O Chris mesmo descobriu que não adianta encontrar a felicidade permanecendo sozinho. Abraço forte.

      Excluir
  16. Oi, Ana!
    Recentemente conheci Natureza Selvagem em uma resenha que abordava o livro e o filme. Gostei muito da proposta e não pensei que realmente fosse gostar. Acho que esse é o tipo de leitura que será melhor apreciada pelo leitor que se encontra em um momento particular de autorreflexão, de percepção, de mudança… Não se trata de uma biografia nos moldes clássicos do termo, mas de uma experiência muito íntima. Um relato do encontro desses protagonistas reais com seus medos, seus sonhos, seus anseios. Interessei-me por Livre e agradeço a dica!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Natureza Selvagem é um relato mais jornalístico, contando a história do Chris e também de outros jovens que partiram em jornadas semelhantes, revelando suas aventuras e desventuras. Talvez o livre, por ter sido escrito pela própria protagonista, seja mais subjetivo... Vou ler para conferir.
      Abraço.

      Excluir
  17. Olá Ana,
    Com certeza este não é o jeito certo para se encontrar eu não correria o risco,não vi os filmes nem li os livros mas acho que quem o faz tem muita coragem para passar tanto bons como maus momentos com a natureza.
    Achei um livro bem interessante de ler,é bom para refletirmos sobre nossas vidas durante a leitura.
    http://magiasbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Aninha!
    Flor! Amei o texto, não conhecia as obras e nem tinha escutado falar do filme! O que mais me tocou no texto foi a relação das pessoas com Deus, que quando estamos passando por momentos ruins, se nós apegarmos na fé, é uma força, um q a mais para sair dessa, enquanto que quem não acredita, numa dessa é ''destruído''! Bonita mensagem! Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi, Ana!
    Assisti na semana passada Livre mas não conhecia "Na Natureza Selvagem". Achei interessante você ter feito este paralelo entre ambos.
    Livre me tocou sobre a necessidade da Cheryl de fazer aquela trilha para se reencontrar. Os questionamentos dela sobre a sua vida nos fazem refletir sobre o que estamos fazendo com a nossa.
    Vou ver o outro filme, ok? =)
    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é bem bonito não é? Fiquei curiosa para ler os livros que ela leu e citou. Quando sair o DVD eu compro. Assim fica mais fácil anotar as referências.
      Abraço.

      Excluir
  20. Na Natureza Selvagem é um dos melhores filmes que eu assisti na minha vida , sou completamente apaixonada por esse filme . Livre me conquistou desde quando vi o trailer pela primeira vez , e agora que você estabeleceu alguns pontos em comum eu fiquei ainda mais interessada no filme. Espero vê-lo logo.

    Beijos, Anna

    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Natureza Selvagem também está no topo da minha lista. E a trilha sonora? Maravilhosa!

      Excluir
  21. olá Ana ! Eu ia ver o filme livre, mas acabei deixando d lado ... nem sabia que era baseado em um livro ... que legal. "Na natureza selvagem" eu assisti e realmente é um filme lindo, embora meio triste rs mas adorei conhecer a história e tal, mas nunca li o livro tbm kkk to me sentindo uma alienada ... só em saber que "Livre" é um livro já me interessa o filme, sei la eu acho os filmes baseados em livros muito legais, mas são poucos que seguem fielmente a literatura ne ? Geralmente acho o livro bem melhor.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, é normal Suzi, porque o cinema sempre precisa adaptar e hoje em dia tem também a necessidade de tornar o filme comercial e atrair o público. Nos livros temos mais liberdade de descrever os pensamentos dos personagens por exemplo... Eu amo cinema, então não ligo muito se o filme não alcança a magnitude do livro, fico quase sempre satisfeita. A não ser que mudem totalmente alguma coisa, aí acho muito chato. Abraço.

      Excluir
  22. Eu amo filmes e livros baseados em fatos reais, e ja tinha incluido na minha lista o livro Na natureza selvagem, vendo vc falar assim tao bem, inclusive do filme fiquei bem tentada a parar o que estou lendo para ler esse livro ou pelo menos assistir o filme hahaha. Penso que a crise é importante para mudanças, é bem importante lembrar que viver com Deus não significa que não vamos passar por problemas, ou sentir solidao, etc, pois muitas pessoas conhecem de fato a Deus nesses momentos, precisam passar por situaçoes para crescerem na fé, ou não, ai cada um vai agir de uma maneira, bjos
    CarolMello.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Carol, concordo. Deus não prometeu uma vida sem problemas, mas prometeu estar conosco em todos os vales que passarmos, nos verdejantes e nos de sombra... Abraço.

      Excluir
  23. Minah prima comentou comigo de Na Natureza Selvagem e eu não sabia que era em fotos reais,agora fiquei bem mais curiosa. Minha prima ficou bem emocionada com ele e agra esse seu post realmente me deixou mordida de vontade.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Amo Na Natureza Selvagem e Livre também já entrou na minha lista. Amo esse tipo de leitura.
    Bjim!
    Tammy
    LivreandoFacebook

    ResponderExcluir
  25. Oi Ana!
    Interessante seu paralelo entre os dois filmes. Já ouvi falar muito bem de ambos os filmes (não lembro de ter visto muitos comentários sobre os livros), mas confesso que não tenho muita curiosidade de conferir.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Olá!

    Fatos reais, só ai já vi que preciso ler/assistir os dois. Apesar de estar cada vez mais sem paciência para drama, essa coisa de solidão, depre, não é muito o meu forte. Nossa, adorei essa postagem, completa, bem estrutura, consegui entender a histórias dos dois livros/filmes, você está de parabéns Ana! É nesses tipos de livros, que o protagonista está sempre se ferrando, que existem as melhores história. Confesso que me deu um pouco de vontade de assistir/ler.

    http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que achei bem interessante nos dois filmes foram as trilhas sonoras e as referências de autores de prosa e poesia que os protagonistas leem: Jack London, Tolstoi, Walt Wittman, fiquei deslumbrada... E não é de todo deprê, tem cenas engraçadas, de aventura... Acho que você vai gostar. Comece com Na Natureza selvagem. A trilha sonora é quase toda de Eddie Veder. Você curte Pearl Jam? Se sim, só isso já paga o ingresso. Veja uma das músicas:
      https://www.youtube.com/watch?v=ecirRN_b0aY

      Excluir
  27. Olá!

    Muito boa a sua postagem, sério arrasou. Adorei os seus questionamentos sobre o que realmente buscamos. Acho que isso é algo muito difícil e pessoal e cada pessoa encontra sua forma. Não sei se leria os livros com esse tema. Mas os filmes com certeza veria.

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kamila. Veja os filmes sim, você vai gostar, vale à pena. Abraço!

      Excluir
  28. Oie, tudo bom?
    Acredito que sejam duas histórias totalmente reflexivas que fazem o leitor/telespectador refletir sobre diversas coisas. Acredito que vivemos em uma intensa busca.
    Estou bem curiosa com Livre, mas também fiquei curiosa com o filme Na Natureza Selvagem.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Olá,
    Ótimo seu texto, fiquei com bastante vontade de conhecer mais sobre essas duas obras! Parecem ser muito legais e do modo que você expôs, ficaram bem interessantes.

    Beijos, Kamila

    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  30. Os dois parecem possuir uma historia incrível, não tinha conhecimento de nenhuma das duas até então. E não assistir o filme é até uma boa pedida. ;)

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Segue aqui uma das músicas com algumas cenas:
    https://www.youtube.com/watch?v=ecirRN_b0aY
    É muito lindo!

    ResponderExcluir
  32. Ana gostei muito de Livre , o que nos faz refletir sobre tudo e nossas atitudes, não conhecia e adorei as dicas, esses enredos que mexem além do superficial e trabalha nossas emoções, são sempre um aprendizado. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  33. Na natureza selvagem possui uma história tocante e ao mesmo tempo intrigante, nos faz procurar entender o que se passa na cabeça de um jovem ao largar tudo e ir viajar e acabar indo tentar morar no "mato", mas também nos mostra que devemos dar valor a natureza e tudo o que ela tem para nos oferecer. A adaptação para o cinema é muito legal, já assisti o filme algumas vezes e super recomendo.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  34. Bacanas as dicas de livros e filmes. Bem, quanto à premissa da busca da identidade, há outras linhas de pensamento, como a cartesiana, por exemplo, diferentes da visão religiosa. Contudo, acho a reflexão muito válida, principalmente pelos pontos que evoca (autoconhecimento, importância do planejamento, o papel do ambiente na formação identitária do indivíduo etc.).

    Abraço!

    ResponderExcluir
  35. Não li nenhum dos dois livros, mas assisti Na natureza selvagem e preciso dizer que o filme foi um tapa na minha cara. Eu que sempre tive esse sonho meio louco de sair pelo mundo sozinha com uma mochila e pescando para sobreviver, e olha, não sou novinha, mas sempre tive essa pretensão, depois do filme mudei de ideia e analisei fatores bem introspectivos da minha vida...Enfim.
    ótimo texto, li num piscar de olhos, tão instigante foi para mim, obrigada.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  36. Olá!
    Eu não li os livros e nem vi o filme. Mas é um tema muito polêmico.
    Pois largar tudo e sair com a mochila nas costas não é para ninguém. É uma coisa muito série e tem que ter muita disposição. Acho pior ainda quando você não está emocionalmente bem.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir