[Resenha] O Rosto que Precede o Sonho – Maurício Gomyde.

00:00 Fernanda Bizerra 28 Comments



Olá, seus lindos! Espero que estejam todos bem e com muitos livros bons para ler. Depois de alguns dias lendo livros que não me agradaram, encontrei na escrita do Maurício um consolo para a minha revolta com as leituras anteriores.

Quando comecei O Rosto que Precede o Sonho confesso que não sabia nada sobre o livro. Eu escolhi sem nem ler a sinopse, acreditam?! E, para mim, foi uma completa surpresa.

Nas primeiras linhas eu percebi que seria algo bom e divertido, e confesso que foi. Digo também que, estive sempre com um sorriso bobo no rosto, pois o livro é fofo, inteligente, simples e cheio de amor.

A forma como o Maurício descreve os sentimentos do Tomas é incrível! A forma como o personagem vê e como vive a vida nos faz pensar que estamos aqui perdendo tempo com coisas muitas das vezes bobas e supérfluas.

Tomas não percebeu ou achou melhor ignorar os sinais, de que algo aconteceria com seus pais. E depois que a catástrofe ceifou suas vidas, ele sempre se culpou por não ter interferido no destino e mudado o rumo de sua própria história. E desde esse dia esperou que os sinais reaparecessem.

 Assim, descobriu que sua namorada estava traindo-o. Uma vaca por sinal, que nunca mereceu o cara que sempre teve por perto. Tudo bem! Tomas deixou muito a desejar, por causa das coisas que escondeu de todo mundo. Afinal quem não tem um segredo?!

No dia em que ele menos esperava apareceu em sua vida, uma menina de olhos cor de mel e transformou o que era para ser tristeza em sua maior alegria. É a partir do momento que Tomas coloca os olhos em Aurora que você, leitor, começa a sonhar. Sim, você começa a sonhar e lê o livro sempre com um sorriso bobo, de gente apaixonada. É meu caro, o amor, a leveza e alegria de algo perfeito fará parte de suas horas de leitura.


Tomas é um compositor, que vive em uma casa flutuante ao lado de um violão, bons amigos e um emprego que lhe traz a mais bela canção já composta por ele. Aurora uma fotógrafa linda que roubou o coração deste homem lindo e apaixonante. As cenas que o Maurício compôs para os dois é a coisa mais linda, harmônica, perfeita, surreal e inteligente já descrita por ele – comparando com A Máquina de Contas Histórias -. 

Mas, — tava demorando né! — quando percebi o rumo que a história levaria e digo mais, estava eu toda feliz imaginando que o Maurício era boa gente, ele vem e estraga minha vida. Foi um segundo para a percepção das coisas e um milésimo para as lágrimas começarem a rolar. E o ódio pelo Maurício foi inevitável! Ele diz que o amarei novamente, mas estou duvidando disso.

O final do livro é – feito pela vontade que sentimos em matar o escritor. Mas se você quiser continuar amando o Mauricio não leia, pois vai querer trucidar o autor no final. Brincadeiras a parte é uma leitura maravilhosa, cheia de amor e aprendizado que nos ensina a valorizar os pequenos momentos de nossas vidas. 



Beijos! 

28 comentários:

  1. Olá!
    Eu adorei a escrita do Maurício em "A Máquina de Contar Histórias", achei muito delicada. Ainda não conhecia esse, não sabia mesmo do que se tratava.. confesso que gostei! Tenho medo de querer matar o autor no final! Hahaha :P O que será que acontece?

    Beijos,
    http://leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olha eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas achei a história bastante interessante e fiquei bastante curiosa para ler, mas só que estou esperando o Mauricio soltar um BOX com todos os livros dele para comprar, porque o primeiro dele que li foi A MÁQUINA DE CONTAR HISTÓRIAS e tenho que confessar que amei. É lindo. Acho que vc vai ter uma outra visão se ler ele amiga hahahahaa...Mas tipo, muito legal saber que ele sabe generalizar as histórias de seus livros. Umas coisas vão nos desagradar e outros vamos amar. Mas ele é bastante talentoso e mesmo assim suas histórias conquistam muitos leitores. Ele é uma pessoa ILUMINADA que merece todo sucesso do mundo. PARABÉNS PELA SUA RESENHA. ADOREI !!

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flor!

      Eu li A Maquina de Contar Histórias e não curtir muito a leitura. Já tem o box dele no próprio site do Maurício e foi assim que os comprei.

      Beijos e espero que goste das outras leituras

      Excluir
  3. Já ouvi falar muito bem do Maurício, mas nenhuma outra resenha me cativou tanto quanto a sua! Quem sabe não dou uma chance pro autor, ainda mais agora com essa minha busca por nacionais de qualidade!

    PS: pra celebrar um dos lançamentos cinematográficos mais esperados do ano, tá rolando sorteio do livro Cinquenta Tons de Cinza lá no blog! Pra participar é bem simples: basta ser seguidor! Corre lá!
    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/2015/01/promocao-cinquenta-tons-de-cinza.html

    ResponderExcluir
  4. Oi Fê,
    De todos os livros do Gomyde, esse é o meu favorito! Eu chorei litros, baldes com essa leitura. kkkk
    Por incrível que pareça eu não costumo odiar o autor por o que eu chamo de 'ser extremamente filho da puta no final' HAHAHA', eu, pelo contrário, sou masoquista e gosto de livros que me façam sofrer. O único livro do Maurício que eu não gostei foi 'A Máquina...', na verdade, eu detestei e disse isso a ele. O autor levou numa boa e apesar de querer me esganar quando eu encontrei ele na Bienal, disse que isso acontece. Um amor de pessoa, o Gomyde ainda me deu um box por ter participado de uma prova e ficou horas conversando comigo na Bienal. Ele é o máximo. E meu autor nacional favorito!

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Fê, tudo bem?
    Eu nunca li nada do Mauricio Gomyde! Apesar de ler sempre resenhas bem positivas sobre os livros dele. Tenho muita curiosidade de conhecer a escrita do autor e espero em breve adquirir algum livro dele.
    Achei a história desse livro bem interessante e você elogiou tanto que me deixou tentada a conhecer...Só tô com um pouco de medo do que o autor possa ter feito no final do livro. Mas tô acostumada a sofrer com finais já que amo os livros do Nicholas Sparks...rsrs

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Só leio boas resenhar sobre o Gomyde, e quero muito ler A Máquina de Contar Histórias. Esse parece ser mais um excelente livro dele. E finais surpreendentes são o que um autor pode fazer de melhor para seus leitores!!

    Beijos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá! Ainda não conhecia nem o livro nem o autor. Mas adoraria conhecer, Thomas e Aurora parecem ser personagens muito cativantes! Beijo,
    http://entreeleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Fê!
    Encantada com sua resenha!
    Ainda não li nada do Maurício, mas sempre li resenhas positivas sobre seus livros!
    Quero muito conhecer essa história, mesmo que eu sinta vontade de matá-lo no final! rs
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nunca li esse livro, mais o fato dele fazer o leitor "sonhar" me encantou, afinal é sempre bom sair um pouco da realidade né? Vai entrar pra minha lista de leitura, beijos. <3
    http://papo-da-viana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    A parte que mais gostei nesse enredo foi sobre como funciona a rotina de um escritor, o autor conseguiu despertar ainda mais a minha curiosidade quanto a rotina que seu tem.
    O enredo é bacana, mas não chorei horrores como em outros livros do Maurício.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Não sabia desse livro, me encantei por ele com a sua resenha, ele parece ser lindo e cativante...
    Fiquei com vontade de ler ele...rsrs
    Bjss!!

    http://stylishsgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ola Fe eu toda empolgada com sua resenha com o Tomás , até com o autor e no final a bomba kkkkkk , confesso que vou continuar gostando do Mauricio e não ler no momento, se ler precisarei de baldes para as lágrimas e uma corda para enforcar o autor kkkkkkkkkkkkkk. Brincadeiras a parte a capa está linda , Tomas me parece ser um protagonista sensível, me cativou a primeira leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. kkkkk acho que o sentimento de matar o autor é um grande elogio, quer dizer que o livro é realmente bom pq foi capaz de despertar fortes emoções. Ainda não li nada do Mauricio mas com certeza irei ler este livro, que por sinal tem uma capa linda. Ótima resenha flor :)

    Bjinhos
    http://www.coracaoleitor.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiee!
    A capa e o título são lindos e chamam muita a atenção!
    A sua resenha ficou muito boa e me despertou o interesse em ler o livro :)
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi oiii!!!
    Ai, é tão bom quando a gente não está bem com as leituras e chega aquele livro pra nos salvar, bom demais!
    Fiquei muito feliz em saber que o livro é bem divertido apesar do que aconteceu com o protagonista e do final que você chorou horrores hahahahaha
    Adorei sua resenha, me deixou bem curiosa, já vou adicionar O Rosto que Precede o Sonho na minha wishist que só cresce!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bem ?
    Nunca li nada do Mauricio, e não conhecia esse livro dele. O livro parece ser bem legal e tem um enredo bem diferente. Seria uma honra estrear a escrita de Mauricio com esse livro.

    ResponderExcluir
  17. oi, tudo bem?
    tenho que admitir que fiquei com medo agora. O que o autor fez de tão grave??? kkkkk
    E foi justamente sua reação tão forte sobre o final do livro que me deixou super curiosa. Já estou imaginando todas as mil possibilidades que fazem um leitor sofrer.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Esse Mauricio Gomyde deve ser um autor e tanto vejo inúmeros elogios as obras dele, e é bom saber que ele é um autor nacional. Infelizmente -Infelizmente mesmo- Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro seu, e agora eu estou me perguntando porque nem se quer cogitei em adicionar algum livro dele a minha lista. E é isso que vou rsrs, e vai começar por esse, a historia me parece bem comovente e gosto desse estilo.

    bjokas!!

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olááá
    Faz um tempo que vejo resenhas positivas sobre as obras deste autor, mas nunca tinha me sentido tão motivada a ler algo dele quanto agora
    Gostei muito da tua resenha, tua sinceridade me ganhou totalmente. Agora eu quero ter raiva dele também kkk

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi? Tudo joia?
    Então, do Maurício li somente A máquina de contar histórias, e gostei bastante da escrita dele.
    Mas preciso ler os demais romances do autor, sempre leio resenhas positivas de seus livros e a sua é mais uma, adorei. Obrigada pela dica de leitura.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  21. Consegui o e-book de O Rosto que precede o Sonho em uma promoção que o autor fez, estou animada para ler, pois todas as resenhas que leio são muito positivas, dizem que esse é um dos melhores trabalhos do autor e estou ansiosa para ler. :D

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Adoro o autor Maurício! Além dele ser mega atencioso com todos, tem um talento enorme. Me divirto e reflito muito com os livros dele. Esse ainda não li, e mesmo você aconselhando a não fazer (para evitar ódio ao autor) vou querer arriscar! Hahaha

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  23. Oiiiiii, você não disse muita coisa nessa resenha, fiquei com vontade de matar você, muito maldosa viu?

    Fiquei curiosa para saber o que aconteceu com os pais dele, e de como ele poderia evitar a tragédia.Ele é médium?Pensei nisso na hora,kkkkk.

    E essa Aurora, o que ela tem de tão encantador? E esse final que você citou, o que aconteceu?

    Mulher do céu,do curiooooosaaaa demais da conta....gostei muito do enredo.


    bjs

    ResponderExcluir
  24. Oie, tudo bom?
    Eu só li um livro do Maurício Gomyde e gostei bastante da escrita do autor. Muitas pessoas elogiam as outras obras do autor e morro de vontade de conhecer seus outros escritos. Esse livro parece ser carregado de emoção e pelo visto o final é emocionante e "revoltante". Vou anotar a dica!
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Fer! Tudo bem?
    Eu sou fanática pelo Mauricio,fui parceira dele e até hoje não consegui presenteá-lo com uma resenha incrível de um dos seus livros e olha que já li TODOS hehehe
    Essa história de Tomas e Aurora eu chorei tanto que fou revoltante... minha vontade foi de escrever uma carta para ele falando um monte e mais um pouco. MAS ENFIM,EU ACABEI FAZENDO AS PAZES E INDO LER A MAQUINA QUE CONTAVA HISTÓRIA.
    Beijos Pão de Queijo!!!

    ResponderExcluir
  26. Acredita que eu ainda não li nada do Maurício? Sempre tive muita curiosidade. Li muitas resenhas dos livros dele e acho que nenhuma foi negativa, todos dizem que esse livro é uma leitura maravilhosa, mas assim como você, todos dizem que terminam a leitura querendo odiar o Maurício KKKKKKKKKKKKKKK.
    Espero que em breve eu possa ler algo dele.

    beijos,

    www.lendoeesmaltando.com

    ResponderExcluir
  27. Eu gosto demais da narrativa do Gomyde,ele emociona e inspira a gente,e esse sorrisinho bobo é inevitável ao ler os livros dele,e eu sou louca para ler O Rosto que precede o Sonho,ele está a algum tempo aqui na minha estante e depois de ler a sua resenha com toda certeza vou passá-lo na frente na minha infindável lista de livros a serem lidos.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir