[Resenha] A Máquina de Contar Histórias – Maurício Gomyde

00:00 Fernanda Bizerra 14 Comments

Olá, meus lindos! Como vocês estão? Espero que bem.

Eu sempre posto minhas resenhas com muito tempo de atraso. Podem ver por esta, pois li o livro no mês de Agosto. E Agosto foi o mês em que me superei nas leituras. Mais especificamente entre os dias 16 e 25, pois li sete livros. Foram muitos para pouco tempo, mas quando entro nesta maré de boas leituras eu não paro. Sei que depois vou ficar sem ler um tempo, sempre acontece. Bom, mas o fato é: cumpri minha meta silenciosa de ler 10 livros no mês. Uhuuuulll!!!



Eu conheci o Maurício no Mochila Literária “Edição Goiânia” no mês de Maio, mas não comprei nenhum de seus livros. E no dia 16 de Agosto foi o lançamento do livro A Máquina de Contar Histórias aqui na minha cidade e claro que eu fui né. Cheguei atrasada, mas fui.  E desta vez eu COMPREI TODOS OS LIVROS. #momentoOstentação.


Deixando este papo todo de lado, vamos para a resenha.



Bom, o livro traz Vinícius x Fama x Família. Como todo ser humano famoso e requisitado ele vive viajando e sempre deixando a família de lado, se esquecendo do bem maior que possui. Sua esposa Viviana está definhando em uma cama de hospital e ele longe em eventos e mais eventos de seus livros. Afinal é seu sustento.

Valentina, sua filha mais velha, deixa o rancor e a raiva tomar conta dela, devido a ausência paterna. Ele por sua vez, nunca está por perto para abraçar e segurar a barra com ela. Essa omissão causava dor e distanciava pai e filha. E cada dia que se passa as coisas ficam piores, mas somente ele não percebe, ou deixou de se importar há muito tempo.

Quando Viviana dá seu último suspiro de vida, ele está longe e ainda por cima com o celular desligado. Isso é o fim para Valentina, que não entende porque o pai troca a família pela fama e seus bajuladores cheios de mentiras e palavras de efeito. Assim como as que Vinícius se acostumou a usar há tempos. 

Ele não sabe nada a respeito da filha e isso o deixa em desvantagem. Fazer diferente e mostrar não somente para a filha, mas para ele mesmo que ainda uma forma de recuperar-se dos maus feitos da vida, e fazer algo de bom, para unir a família. De aprender a amar.

A trama acorre entorno da família de Vinícius e da viagem que ele faz com as filhas. Das dores que a perda de Viviana causou na estrutura familiar. O livro é emocionante e nos faz perceber que, devemos sim dar importância para a vida profissional, afinal ela nos dá um futuro e perspectivas de melhoras, mas devemos lembrar que a família é a base para conquistarmos tudo isso. O que nos mantém próximos e sabermos um do outro, é o que há de mais valioso na vida. Que amor só se mostra enquanto a outra pessoa está viva. Que homenagens só são importantes, quando o homenageado está presente para assistir.

Beijos Fê :*

14 comentários:

  1. Acredita que eu tenho um livro dele e até agora não o li... absurdo! os livros dele parecem ótimos!
    Sua resenha como sempre simples, pequena e que trata o livro dietamente, é disso que eu gosto!
    Amei e com certeza tenho a oportunidade o lerei!

    Bjo Fê!

    Blog andressasantostanoblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que incrível!
    Esse é um livro que está na minha listinha e espero conseguir ler em breve.
    Ótima dica =)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Tem um mês que esse livro está na estante e não tinha sentido vontade de ler... até agora :)
    O problema que tenho tantos livros de parceria na frente, mas vou tentar ler o mais breve possível.

    Abraços!
    Jéssica Rodrigues
    http://lilianejessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Também estou bem atrasada com a resenha desse livro que li há uns dois meses atrás, então nada de vergonha, é essa nossa vida de leitoras viciadas, graças a Deus...rs
    Adorei sua resenha, muito concisa, simples e objetiva. Eu gostei bastante da história e da mensagem que ela trás, e você também captou isso, parabéns!
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fê, tudo bem?
    Nossa, 10 livros num mês? =O
    Parabéns! Rsrs
    A sinopse do livro é interessante, afinal, parece que é cada vez mais comum que os jovens adultos se dediquem demasiadamente à vida profissional e deixem de lado a vida pessoal, eu mesma conheço algumas pessoas assim.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    É o tipo de livro que nos faz refletir sobre a vida!
    COm certeza quero ler!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Já ouvi/vi/li bastante gente falando sobre esse livro. Já está na minha lista.
    Gostei da resenha e me animou ainda mais a ler.

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ola Fe so leio elogios e esse livro que deve ser recheado de sentimentos, está na minha lista de compras, estou com outro livro dele no Kobo preciso ler. beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Fê, tudo bem?
    Esse livro parece ser fantástico. Tenho muita curiosidade em lê-lo, a capa me chama muita a tenção e a história também e por ser um livro brasileiro acaba sendo também um motivo...
    A sua resenha está bem legal e só aumentou minha vontade de ler o livro. Aliás, já que você está ostentando poderia me dar um de natal.

    ResponderExcluir
  10. Waaaaa, Fer! Esse seu "momento ostentação" foi crueldade! (haha) A cada vez que leio uma resenha dos livros do Maurício Gomyde, determino para mim mesma a meta de ler todos eles. Acho que faria como você e os compraria, sem medo de me arrepender.
    Adorei sua resenha! Quero muito ler esse livro e já o tenho por aqui. Aprendi nesse ano o mesmo que o personagem aprendeu… A profissão não pode nos limitar a viver a vida e a valorizar as pessoas queridas. :) Tenho certeza de que me emocionarei com a narrativa do autor!

    Beijos, linda!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Esse livro sempre é super indicado. Ostentando hein Fe? KKKKKKKKKKKKKKK
    Amigas leram e amaram, e também afirmaram se emocionar com a história. Acho a capa bem chamativa e tenho vontade de lê-lo. Quem sabe em breve? No momento, estou na onda distopia!

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi.
    O que mais me encantou nesse livro foi a abordagem que o Maurício fez sobre a rotina de um escritor e o processo de criação, esse lado de como o livro surge, me encanta.
    Quanto a história de um modo geral, eu gostei, mas já li livros mais emocionantes do autor, como Dias Melhores para sempre....perfeito<3

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  13. Oi Fer! Tudo bem?
    Eu li esse livro,mas acredita que não consegui fazer uma resenha digna para ele? hehehehe Maurício consegue fazer isso com nós leitores: nos deixarmos sem palavras! É incrível essa obra e ver como esse autor se aprimorou no decorrer do ano é uma alegria e tanto. E que venha mais e mais histórias escritas por ele \o/
    Parabéns Fer pela resenha! Deixou bem claro a mensagem do livro.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  14. Oi Fê,
    Linda sua resenha. Tenho lido cada vez mais coisas boas sobre o Maurício Gomyde e já estou providenciando um lugar na estante para os livros dele. ótima dica. e dez livros no mês é realmente um fenômeno. hehehehe.
    bjs

    Antonio Henrique
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir