As Peladonas do Rio Grande do Sul - Antonio Henrique

00:00 Fernanda Bizerra 27 Comments



Nos últimos dias estamos vivenciando algo diferente. Começou com uma moça, correndo no Parque Moinhos de Vento, o Parcão. Completamente nua estava praticando corrida e só foi parada quando a polícia chegou.

Dias depois uma lutadora de MMA também foi parada pela Polícia quando estava correndo em uma das vias da cidade.

E ainda teve uma terceira moça que de roupa usava apenas um boné e tênis para correr nas ruas de Porto Alegre.

A pergunta é: Por quê? O que levou essas moças a esse “ato de rebeldia”?

Somos um país que convive, ou tenta conviver pacificamente com a nudez. Tentamos parecer um país sério e avançado onde tais fatos poderiam simplesmente passar despercebido. No entanto, isso não é o que acontece.

Segundo uma das moças foi uma forma de protestar. Acho válido. Entre tantas formas de protestos não podemos dizer que ela estaria errada, afinal, conseguiu o seu intento, chamou a atenção que queria e assim pode expor sobre o que protestava.

Camila Gomes 
Mas e se fosse apenas por querer correr de forma mais natural?
Sempre digo que para o bem ou para o mal somos uma sociedade e esta sociedade tem regras a serem seguidas. Uma delas diz que andar pelado é errado e a pessoa fica sujeita aos rigores da lei.

Menos no carnaval. Onde várias mulheres andam praticamente nuas uma avenida inteira e o povo aplaude como se fosse a coisa mais natural possível. E ainda é transmitido para o país e para o mundo. Claro, é natural. Será?

Se no carnaval o nudismo é natural, porque não haveria de ser em dias comuns? Ou o carnaval é apenas uma data onde tudo se pode, tudo é permitido, inclusive burlar a lei?
Nas praias também não se aceita topless, coisa que acontece em muitos países.

Andressa Urach
Seriamos um país hipócrita? Acho que precisamos avançar e muito nessas questões sociais.
Voltando a esse assunto das moças peladas, acho que cada um faz o que quer, desde que aceite as consequências de seu ato. Se fosse homem? Eu falaria a mesma coisa.

Ah, e depois dessas três já foram marcadas algumas corridas peladas, que não deram certo ainda, não se sabe o porquê e um homem foi detido andando pelado e falando ao telefone celular em uma via movimentada. Foi detido e internado em um hospital psiquiátrico. Tratamento desigual em comparação com as moças? Vai que ele é doido mesmo. Hehehe.






Antonio Henrique Fernandes

Colunista

27 comentários:

  1. Oi tudo bom
    gostei demais do seu texto,realmente vivemos em um pais muito hipocrita..no carnaval elas ja nao tem mais o que mostrar,ja mostrou tudo,porem acho que para protestar podem usar de outra maneira,na maioria querem midia tambem,na verdade e um tema complexo,uma mistura de tudo rsrsrsrs
    bjs querido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zilandra, também acho que há outros meios de se manifestar, mas como vivemos em um "país democrático" acho válido. como falei, tem que aguentar as consequências depois.
      bjs

      Excluir
  2. Ainda não tinha entendido o porque de essas moças correrem por ai nuas, mas acho que algumas delas não tem um porque definido, elas só querem isso. E se formos pensar nisso algumas pessoas simplesmente podem não gostar de usar roupas mas são obrigadas a fazer isso porque é uma lei imposta pela sociedade, e uma lei muuuuito antiga diga-se de passagem. Infelizmente tempo pouquíssima liberdade de expressão.

    O Outro Lado da Raposa
    Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema Raissa, é que não foi uma manifestação artística, por exemplo, que é bem aceita, vide vários exemplos que acontecem aqui e no mundo. realmente é dificil compreender o que elas realmente queriam... protestar? chamar a atenção? isso conseguiram,mas pelo que? e temos comunidades nudistas com leis próprias. é como eu falei no meu texto, vivemos em uma sociedade, e nessa sociedade há regras (as leis) e se concordamos com elas, temos que respeitar.
      bjs

      Excluir
  3. Oi Antonio, tudo bem???

    Bom eu acho que as pessoas devem fazer o querem do seu corpo.... é um direito delas... mas claro que temos a lei e o seu texto foi excelente porque imagino no carnaval pode e em dias normais não??? Será que as pessoas podem fazer de tudo e mais um pouco no carnaval e que parece que você só pode se "soltar" durante os cinco dias??? Uma contradição não é mesmo ou hipocrisia?? De uma coisa eu sei... é assunto que pode gerar discussões bem brandas e animadora para todos... Xero!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana, esse assunto sempre gera discussões porque o Brasil está longe de ser um pais mais avançado... tem horas que é ultraconservador e em outras bem liberal. não se descobriu ainda.
      bjs

      Excluir
  4. Oi, Antonio!
    Nudez ainda é tabu hahaha
    Confesso que sou totalmente contra as pessoas andarem peladas - seja em qualquer época do ano.
    Evoluímos tanto para voltar às raízes indígenas.
    Mas, gostei da sua crítica! Achei importante levantar este assunto e ver o que as outras pessoas pensam! Debate é essencial em toda sociedade democrática =)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Babi,
      acredito que esse assunto sempre será tabu porque cada um de nós temos uma opinião formada e nem sempre é unanimidade hehehe. mas andar pelado como os índios não deve ser tão ruim...
      bjs

      Excluir
  5. Creio que não seja um ato de rebeldia e sim uma to de liberdade ! Tipo um homem pode ficar sem blusa , e porque a mulher não pode ? ... Mas como já disseram a nossa sociedade está cheias de tabus . E o seu texto foi maravilhoso, retrata bem a sociedade .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Emerson, mas acho que nesse caso também reina o fato de querer aparecer um pouco, mesmo que haja algo por trás, como um ato de rebeldia ou uma forma de protesto.
      um abraço

      Excluir
  6. Olá !!!
    Confesso que o título de seu texto me intrigou, e por causa dele decidi ler e entender do que se tratava.
    Eu já tinha ouvido falar desses casos, mas até então não tinha entendido muito bem o porque desse comportamento. Se a moça estava querendo protestar, tudo bem, mas acredito que a própria ideia do protesto se perdeu em meio a divulgação da mídia e pela falta de informação de muitos, me incluo nesse grupo.
    Não sou contra a nudez, mas acredito que, como uma sociedade "civilizada" e "regrada" devem existir lugares específicos onde essas pessoas poderiam andar ao natural, como as praias de nudismo que você citou, afinal de contas a minha liberdade termina onde começa a do outro, e convenhamos, não é todo mundo que quer sair de casa e se deparar com uma moça ou moço correndo nu por ai.
    Agora sobre a questão do carnaval, sei que muita gente não concorda, mas eu sou totalmente contra as mulheres nuas, vejo mais como uma forma de transformar o corpo da mulher em objeto do que qualquer outra coisa.

    Parabéns pelo ótimo texto !!!
    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ryoko, e quanto ao carnaval concordo com vc... ali a mulher virou realmente um objeto, vendo algo que não é o carnaval em si.
      bjs

      Excluir
  7. Otimo texto!! Eu fiquei sabendo por cima, não acompanhei nada e nem sei o pq das moças estarem peladas, protesto? Do que? Mas enfim, sim concordo com vc o pais tem que avançar muito em várias questões.
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Brubs, quem sabe um dia a gente consiga avançar em vários pontos, inclusive no caso da nudez.
      bjs

      Excluir
  8. Aos que utilizaram a nudez como protesto acho muito válido, afinal foi algo que chocou e chamou a atenção de todos. Para aqueles que queriam apenas se sentir mais livres, eu descordo do ato, poderiam ter procurado uma colonia naturista.

    Tenho um filho pequeno e não deixo ele ver as porcarias do carnaval, então fiquei imaginado como seria se de repente ele visse pessoas nuas pela rua, ia ser uma coisa de doido! kkkkkkkk

    Mas que o Brasil é uma país hipócrita, isso é mesmo viu. Temos muito o que aprender ainda.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Diego, nosso país ainda precisa aprender muito. por um lado durante um certo período pode fazer tudo, e no resto do ano volta o puritanismo hipócrita. mas como vc mesmo disse, em forma de protesto chamou a atenção. se não foi protesto chamou atenção do mesmo jeito heheh.
      abraço.

      Excluir
  9. Antonio adorei o texto , mas já pensou se a moda pega kkkkkkkk. Quando tem um próposito válido tudo bem desde que não vire banal, o ato em si como você disse tem suas consequências e quem anda pelado deve estar preparado para tal. rsss

    abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce, pior é se a moda pega de vez hehehehe. já se passaram dias e não voltamos a ter notícias de outras fazendo a mesma coisa, entao acho que não virou modinha.
      bjs

      Excluir
  10. Antonio, você é provocativo, haha. Adoro isso!
    Gostei da sua reflexão. Infelizmente, penso que usar do nudismo para protestar é vago demais. Protesto contra o quê? Ou a favor de quê? Qual causa seria representada na nudez dessas moças? O mesmo para a nudez no Carnaval… Eu prefiro muito mais as vestes pesadas da ala das baianas do que a falta de pano nos corpos esbeltos das representantes de bateria ou outras que desfilam por ali. A falta de roupas não é em NADA um símbolo artístico no que se refere ao carnaval. O carnaval é temático e, como tal, exige fantasias que representem algo emblemático. Mas deixar os peitos de fora… hm, isso não me parece um "legado cultural".
    Posso parecer moralista, mas não se trata de impor limites e sim de usar do nudismo em situações que o mesmo adquire sentido. Uma praia ou comunidade nudista, até mesmo o protesto contra a violência sexual, são contextos melhores para o nudismo. Agora, sair nu porque é "bonito" não acho legal. :/

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Obrigado Francine, eu imagino que cada um deve ficar no seu quadrado, há formas de protestar e chamar a atenção. isso acaba banalizando, como acontece com as mulheres do FEMEN, depois de um tempo todo acha bonitinho, mas tem coisas melhores a fazer. como novidade eu acho até válido, mas assumindo os risco de sua ação. no carnaval é o corpo pelo corpo. manifestação apenas para chamar mesmo a atenção e ter seus 15 segundos de fama, na falta de talento puro e simples. prefiro as fantasias. hehehehe
      bjs

      Excluir
  11. Não acho que nudez seja a melhor forma eficaz de manifestação, pois pelo menos entre as pessoas com as quais interajo ninguém tinha dado muita bola para as "peladonas', todos apenas riam da situação, não conseguiam levar a sério a intenção delas.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, segundo se apurou foi a forma que acharam de chamar atenção... e funcionou. mas se foi apenas pela gratuidade da ação, não acho válido, mas como disse no texto, cada um que assuma o risco de suas ações.
      bjs

      Excluir
  12. Texto excelente, muito bem escrito e uma opinião bem posta e plausível. Eu acho, e olha que é uma opinião sem querer causar intriga é que queriam seus 15 minutos de fama. Por que no Brasil ficar ou não pelado, pintar ou não a cara, raspar ou a cabeça, como forma de protesto não vale de nada.
    Adorei o post.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Vivi, acho que ainda não conseguiram inventar um modo realmente prático e funcional para os protestos no Brasil. se continuar assim daqui a pouco ninguém nem vira a cara... só os que querem outras coisas além de ver os protestos...
      bjs

      Excluir
  13. Olá Capitão!

    Eu vi na tv essas moças peladonas correndo por ai.
    Não pensei em nada.. Nem que estivessem doentes, nem que queriam chamar a atenção, protestar... Nada.
    Não sei o que leva alguém a fazer isso. Eu sei que eu não faria, mas se tem gente que se sente bem ao natural, pq fazer só no carnaval?! kkkkkk
    A sociedade é muito hipócrita! Não pode isso, mas aquilo ali é uma exceção... pffff
    O pais ta perdido mesmo... Não é uma corredora pelada que vai acabar com a moral do povo brasileiro...

    Beijokinhaaaa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giani,
      também gostaria de saber o que leva uma pessoa a fazer uma coisa dessa. hehehe. quanto aos naturistas tem lugares pra isso, com regras e proibições. o nosso país ainda tem que avançar bastante para, pois não aceita nem topless na praia, mas aceita mulher nua no carnaval.
      bjs

      Excluir