Professor: O Maior Profissional do Mundo - Antonio Henrique

01:30 Fernanda Bizerra 28 Comments



Não é porque fui professor, meu pai foi professor e uma tia, Irmã de meu pai, que estou fazendo apologia ao profissional. Uma aldeia, uma vila, um distrito, um município, um estado e, finalmente, um país, não pode faltar um professor.

Meu primeiro professor foi meu pai. Quando eu tinha sete anos começou a me ensinar língua inglesa. E aprendi direitinho. Depois, é claro, vieram outros que ajudaram a enriquecer minha vida, com cultura e conhecimento.

Minha primeira professora em uma escola era da linha dura, das antigas, do tempo que se usava palmatória e se fazia sabatina... Ou se aprendia ou a mão doía. Simples assim. E aprendi. Claro. Mas nessa época aprendi valores que hoje é difícil encontrar. Aprendíamos matemática nesse sistema, e coisas como datas especiais: dia do índio, dia da independência, dia da árvore, do folclore, dia do soldado e muitas outras.

Depois vieram os padres, da época que estudava no Colégio Dom Bosco. Levava bengaladas na cabeça por furar a fila da cantina (hehehehe) e aprendi coisas que vou levar para o resto da minha vida.

Tive uma ótima formação escolar. E isso me ajudou a passar em um vestibular para a universidade federal, onde encontrei professores engajados em realmente fazer de nós, alunos, cabeças pensantes e não em doutrinados.

Muito se dizia que a atividade do professor era comparada a um sacerdócio. Se nem os padres estão mais continuando o seu próprio sacerdócio, imagine um professor que não é valorizado por ninguém, sociedade e governo.

Em outros países, principalmente os de primeiro mundo, os professores são muito queridos e tratados como se deve.

Hoje, infelizmente essa atividade já não está tão em voga. Perdeu-se o respeito pelo professor. Muitos pais não educam em casa os seus filhos e eles vão criar problemas ao professor na escola. Sem limites. Vejo com tristeza a evasão de professores das salas de aula. Esta semana tive reunião de pais na escola da minha filha e fiquei espantado com a quantidade de professores que estão deixando de dar aulas.

Aquelas crianças que pensavam em ser professor quando crescer já não pensam mais. E esse preço o futuro vai nos cobrar.

Não sou mais professor, foi um período breve de dois anos, pois estava substituindo meu pai na escola, mas me ensinou muito. Sou muito grato por essa experiência.

O dia do Professor, 15 de outubro, deveria ser lembrado com mais alegria, e justa homenagem ao profissional que nos prepara para o mundo, para conhecer o mundo e assim enfrentá-lo.

Tentem ensinar a seus filhos o respeito ao professor. Já será sua forma de agradecer aos professores que teve na vida e também uma forma de homenagear.






Autor:
Antonio Henrique Fernandes

28 comentários:

  1. Sinto falta do tempo que o professor era um profissional respeitado. Hoje eles vão para a sala de aula com medo (pelo menos aqui no RJ), recebem ameaças de alunos... por isso muitos estão abandonando a profissão. E sem educação nunca construiremos um país melhor... Lembro que quando eu era criança se eu falasse mal de um professor era repreendida pelo meu pai... Hoje os pais vão a escola soltar um "Você sabe com quem está falando? Eu pago o seu salário!" por causa de uma simples nota baixa.... triste!

    http://alinenomundo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, infelizmente é o panorama atual da nossa educação. Professores mal remunerados, sem proteção e sem incentivo algum para poder exercer sua profissão com dignidade. Falta respeito. Educação começa em casa. A curto prazo não vejo nenhuma mudança digna.
      bjs

      Excluir
  2. Muito bacana o texto, não tem como haver uma sociedade mais desenvolvida sem educação, e isso passa pelos professores.

    Sorteio trilogia A Seleção > petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em países desenvolvidos o professor é sempre um dos profissionais mais estimados. É emblemático que em países de terceiro mundo ou aqueles em que há ditadura a educação seja limada, quem estuda e tem conhecimento não permite uma coisa dessas. temos que tomar cuidado para que isso não aconteça em nosso país. O professor precisa voltar a ser o melhor profissional e com um salário digno, condições de trabalho e respeito.
      bjs

      Excluir
  3. Gostei do texto… Minha mãe é professora e tive outros professores que me marcaram tanto quanto ela. Sei o quanto cada um deles precisou superar em obstáculos e desvalorização para estarem à frente de uma turma de alunos, dispostos a ensiná-los da melhor forma possível. Eu tive a oportunidade de lecionar no ensino superior (especialização) e adoraria ser professora de adolescentes, no Ensino Médio. Mas minha formação é psicologia e somente em SP há a inclusão da disciplina Psicologia aos estudantes. Uma pena. Acho que seria necessário haver uma carga horária dedicada a isso, a ensinar virtudes, a promover o autoconhecimento e a redução da violência escolar. Seria um bom apoio ao professor, que está na sala de aula pressionado por uma geração sem limites.

    Ótimo texto.
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine, quando eu estudava havia duas disciplinas denominadas OSPB e Moral e Cívica... aprendíamos o que era necessário para ser um cidadão de bem. Infelizmente tiraram da grade e hoje vemos o cidadão sem se portar como se deve diante de ações cívicas e política, que também nos ensinava a tratar melhor o professor. Se há um curso de Filosofia (minha filha estuda no sexto ano), concordo com vc que tenha que ter Psicologia sim.
      bjs

      Excluir
  4. OI,

    Confesso que eu tenho vontade de fazer Artes Plásticas! E dar aulas!
    =)
    Sou apaixonada por ensinar, transmitir conhecimentos e afins...

    Adorei seu texo, e acho que essa profissão precisa e deve ser mais bem atendida.

    Bjs
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clícia, obrigado, experimente, dê aulas. tenho certeza que irá gostar. e vamos torcer para que o professor seja mais bem tratado.
      bjs

      Excluir
  5. ótimo texto Antonio hoje em dia não se alunos que querem aprender vão a escola somente por obrigação e bagunçar , Respeito muitos alunos desconhecem essa palavra , e o professor que tanto tinha orgulho de sua profissão hoje se sente oprimido por aqueles que deveriam aprender com eles. Uma triste realidade . abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Joyce, infelizmente essa é nossa realidade atual. vamos torcer para que isso mude o mais breve possível.
      bjs

      Excluir
  6. Ótimo texto!
    Tive ótimos professores e guardo um carinho enorme pelas minhas professoras dos anos iniciais, até tenho uma delas no facebook *-*
    Quando eu era criança sonhava em ser professora, mas eu nunca conseguia me decidir qual seria a disciplina, passou pela minha cabeça dar aulas de matemática, santa ingenuidade, se eu soubesse que eu sofreria por causa da bendita no ensino médio... kkkk
    Hoje ainda penso em dar aulas, mas meu foco mudou um pouco e também não é mais a prioridade do momento. Se tudo caminhar bem, darei aula nas universidades (olha eu sonhando)

    bjs ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, obrigado, hoje sou o que sou pelos professores que tive em toda minha vida, até à faculdade. e transforme seu sonho em realidade... eu tambem espero um dia ser professor de universidade. vamos tentar mudar nosso país para realmente se transformar e ser mais sério.
      bjs

      Excluir
  7. Texto maravilhoso
    Lembro dos meus professores, tbm minha primeira professora era carrasca e é a que eu lembro qté hoje, o ensinamento que tive com ela
    http://contodeumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brubs, os professores mais carrascos são os que mais são lembrados e nos ensinaram bastante. também os tive. e também tive outros que foram maravilhosos que me incentivaram a continuar estudando.
      bjs

      Excluir
  8. Oi Fêh, tudo bem ?
    Eu adorei seu post, seu texto está muito bem feito. O que me chateia é que o professor não é respeitado, não é bem pago e poucas vezes é reconhecido perante a sociedade, mas todos, pelo menos uma vez na vida, tiveram um professor... Espero que um dia eles consigam o reconhecimento que tanto merecem.

    Italo T.
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Italo, temos que fazer esse quadro mudar, o professor voltar a ser chamado de mestre e ser respeitado, por todos. uma nação sem professor é uma nação que não cresce.
      um abraço

      Excluir
  9. Amei o post, professor pra mim é tudo..hoje em dia para qualquer profissão que queira estudar vc precisará de um professor,então respeito é tudo.Por aqui ensino isso.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simeia, em tudo vc precisa de um professor. vamos torcer para que esse profissional possa voltar a ser respeitado como antigamente.
      bjs

      Excluir
  10. Sem dúvidas, um bom professor deveria ser mais valorizado. Estou estudando Licenciatura, e agora entendo a responsabilidade imensa que esses futuros colegas enfrentam quando o assunto é ensinar e capacitar a juventude.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David, um professor é o profissional mais importante de todas as outras porque é ele que vai te preparar para a vida. ensinar deveria ser o mais respeitado entre todos os outros. até por conta de toda a responsabilidade que lhe cai nos ombros.
      um abraço

      Excluir
  11. Olá

    Adoro os textos do Antonio. Fui educadora de ONGS com educação não formal e a relação com os alunos é completamente diferente, é respeitosa, próxima e de muita parceria. Eu nunca quis dar aulas no ensino formal, pois existem algumas mazelas que não compartilho e acho que eu brigaria demais com diretores e coordenadores. Tenho uma irmã que é professora de escola estadual e escola municipal e ela precisa se virar em 500 para dar conta do recado, chega inclusive a comprar material com dinheiro do proprio bolso para estimular um pouco mais os seus alunos, minha irmã é uma heroína.

    Concordo com você que O PROFESSOR(A) deveria ser mais valorizado e respeitado pelo Estado/Município, pelos alunos e por seus pais e mães, afinal educação se faz em parceria com todos os envolvidos na vida da criança/jovem.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tania, obrigado pelo elogio. Educar no nosso país infelizmente está se tornando uma coisa ruim. e o Estado tem grande participação nisso. precisamos que isso acabe e a realidade volte a ser como antes, com o professor sendo o mais importante dos profissionais. lembrando que os outros não seriam o que são se não tivessem um professor antes.
      bjs

      Excluir
  12. Parabéns pelo post lembrando da importância dos professores.
    Beijos,
    Clã dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marissa, os professores não têm o seu valor reconhecido por muita gente atualmente, infelizmente.
      bjs

      Excluir
  13. Olá Antonio!
    Eu adorei esse post. Os professores são profissionais que mais tem que ser valorizados, pois é através deles que construimos nossas carreiras, aprendemos algumas lições da vida sim. Hoje em dia eles estão muito desvalorizados e isso tem que mudar. Se tivermos essa pensamento, algumas coisas melhoraram.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen,
      Se os professores voltarem ao status de mestres formadores de opinião a coisa muda de figura, pois tenho certeza que serão muito mais valorizados e temos que fazer isso. devemos muito a essa classe profissional.
      bjs

      Excluir
  14. Concordo com a sua visão, mas infelizmente, tenho pouquissimas vivências com professores que foram verdadeiros mestres, muitos pegam essa posição preocupados apenas com o status, categoria e salário. Tanto que eu, tendo certeza que não tenho a arte para ser uma professora, desisti da licenciatura para me dedicar ao que amo: a tradução. Sonho com um país com professores mestres e não apenas pessoas que passam conteúdo e esperam que é isso que basta.

    Ótimo texto!

    http://www.msbarbaraherdy.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Barbara,
      é uma coisa que o nosso país precisa mudar. incentivar a busca pelo conhecimento e começar isso com os professores, dar valor e prepara-los para que realmente se tornem educadores.
      bjs

      Excluir