[Parceria e Resenha] O Artífice – Tony Ferraz.

00:00 Fernanda Bizerra 20 Comments

Olá, seus lindos! Como vocês estão? Eu estou ótima e com muitos livros para ler. Quando digo muitos são muitos mesmo.

Eu recebi com muito agrado a parceria com o escritor Tony Ferraz. Fiquei feliz com a disponibilização do livro para leitura e resenha e agradeço imensamente ao Tony pela confiança no blog. Obrigado pela parceria!

Este é o primeiro lançamento do escritor. Foi publicado há 13 anos em formato digital e fez muito sucesso entre os leitores. E agora o livro ganhou a versão física e o merecido espaço nas livrarias.


O Artífice é um livro policial com uma abordagem da filosofia zen-budismo. E a filosofia zen-budista trata de tudo e ao mesmo tempo de nada. Sim, a teoria é um tanto confusa para os leigos. Por tal razão o livro trata do tema policial, budista, sobrenatural e ao menos tempo de nada. #Vaientender (risos!). 

“O nada do livro é o vazio na verdade. É você esvaziar sua mente, pra agir com espontaneidade” - Tony Ferraz.

Com a inserção do assunto filosófico o livro se tornou mais complexo e precisamos ler com certa calma para entendê-lo. Em consequência, acabamos por refletir um pouco mais para compreender a narrativa e as razões do assassino.  O que achei muito bom!

O detetive Haryel Kitten é inteligente e prático e este serial killer vai testá-lo até o último segundo, mas resta saber se ele será inteligente o suficiente para perceber o que está por vir. Se se é capaz de deixar que o vazio (um forma de libertação) o ajude a ver o que seus olhos de raiva e ódio não percebem.


Para encontrar este assassino Haryel precisa da ajuda de um monge budista. Confesso que até achei desnecessário, pois a meu ver ele não foi de grande ajuda ao detetive. Falava sempre em metáforas que o policial não compreende.

Acredito que seria necessário que Haryel compreendesse as leis de libertação e do vazio que o zen-budismo aborda. Seria necessário entender que para capturar o misterioso assassino, ele não deveria entender nada. E para você leitor compreender o assunto do livro é melhor ir degustá-lo.

Agora falando da pessoa má da história. O assassino é um sujeito frio, calculista e enigmático. Digo enigmático, porque não entendemos suas razões, e muito menos sua mente vazia e misteriosa. Mas, tem muito......muito mais.....  E é na última linha que entendemos muito da busca misteriosa deste serial killer complexo.  

O assassino foi apelidado pela mídia de “Artífice”. Ele usa armadilhas letais e sem escapatórias para suas presas. A crueldade esta presente em cada crime e as descrições nos assustam, tanto pela ferocidade e frieza.

Quem é este psicopata? O que o leva a cometer tais atos? Quais as relações entre as vitimas? Será que existe uma relação entre suas presas? Porque ele planejou e guiou o detetive Kitten? Onde ele o quer levar e para quê?

Além do mais, a única pista que o detetive possui é que os crimes ocorrem em dias cinzentos e chuvosos. Por tal razão o livro é ambientado em Londres justamente pelo clima cinzento e misterioso da cidade. Pois a ideia é transmitir o medo que a escuridão e dias chuvosos provocam. E é em meio à nebulosidade que o detetive precisa encontrar o homem/demônio que esta tirando a tranquilidade da cidade.

Apesar de, o escritor ter escrito o livro aos 16 anos eu encontrei uma obra madura e bem escrita. Uma narrativa que te faz refletir a cada cena e ficar imaginando o que vem a seguir. Quando o livro termina, você pensa: que p@%&# de final é esse? Bom, a resposta esta no segundo livro que logo, logo sairá do forno.

Este não é apenas mais um thriller policial, mas sim um livro reflexivo e cheio de aprendizado, não somente pelo teor budista, mas também pelas ações impulsivas do ser humano. 

Recomendo a leitura! 

Saiba mais sobre o parceiro Tony Ferraz 
Tony Ferraz 


Eu nasci em São Paulo, em 10 de Setembro de 1984.


Sempre me interessei por escrever, por filosofia oriental e artes marciais. Morei alguns anos no Rio Grande do Sul, e quando voltei, com a idade de 14, inicie treinamentos com um mestre de Kung Fu Shaolin, que me ensinou, além da arte marcial, muito sobre o Zen/Chan e a psicanálise.

Aos 16 anos, fundi a vontade de escrever três livros distintos - Um de contos Zen tradicionais, transmitidos oralmente, um de filosofia, e um romance policial - em um único volume, nascia "O Artífice". Por 11 anos, o livro ficou engavetado, até que eu decidisse finalmente publicá-lo, sem reescrevê-lo. O livro contém a mesma capa, texto e ilustrações que eu havia produzido, mais de uma década antes.

Trabalhei com design, publicidade, internet e como executivo de comércio eletrônico de uma multinacional suíça. Em 2009, larguei tudo para me dedicar às artes marciais. Hoje sou atleta e compito Jiu-Jitsu internacionalmente. Tenho também muitos hobbies diferentes relacionados à Arte, como desenho, pintura, mágicas, hipnose e compor canções.


Tony na Bienal de São Paulo
Página  do livro no Facebook: O Artífice
Página do autor no facebook: Tony Ferraz 
Acompanhe  o Skoob: Tony Ferraz 
Acompanhe o  Site do Autor
Blog do autor sobre Jiu-Jitsu:

Compre seu exemplar: Saraiva / Submarino



Beijos Fê :*

20 comentários:

  1. Oiii. Primeiro de tudo, parabéns pela parceria. Achei o livro bastante interessante, mas não sei se leria. O que mais me chamou a atenção foi entender o que levou o assassino a cometer os atos, mas não gostei que a resposta só aparece em um segundo livro. Isso me incomodou um pouco. Mas gostei de conhecer e tbm conhecer o autor. E achei legal que ele já tinha publicado digital e anos depois foi publicar físico, pq o pessoal estava gostando. achei isso muito legal :) Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela parceira. Desejo muito sucesso ao autor, mas esse é um liro que eu não leria.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Olá Fê! :D

    Parabéns pela parceria! Que ela traga vantagens para ambos os lados :D
    Infelizmente, não sei se leria o livro. Não faz muito o meu estilo de leitura... estou mais no momento de New Adult, aquele lance de Belo Desastre, mocinho perdido... rsrs. Enfim.

    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Posso dizer que é uma mistura de temas que nunca havia visto em um livro e com certeza me chamou a atenção.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Fê.
    Parabéns pela parceria conquistada.
    Vou aguardar sua opinião sobre o livro, já que eu não conheço.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  6. Oi Fê, tudo bem?
    Em primeiro lugar, parabéns pela parceria. Eu não fazia ideia da existência dessa obra, mas achei bem interessante porque foi publicada em formato digital há TREZE anos (acredito que foi n'uma época em que livros digitais ainda eram tabu) e finalmente ganhou sua versão física. O enredo parece bem interessante, e fiquei curiosa pela história principalmente por se passar em Londres e pelos elementos que o autor 'mesclou'. Parece um livro incrível e já anotei para procurar mais informações depois.
    Obrigada pela dica maravilhosa!

    Beijinhos, Cássia!
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  7. Ola parabens pela parceria...
    estou te seguindo e curtindo sua página..
    Mais então que hisoria doida?
    que mistura de filme policial com budimo e tudo mais? acho que é um livro que durante a leitura se piscar mos perdemos a linha de raciocinio,mais uma duvida porque demorou tanto tempo para tomar a obra fisica? pois pela historia do livro que como disse esta bem escrita e conduzida,pela sua resenha percebe se que ele nao perdeu o rumo da historia...
    GOSTEI
    MIL BEIJOS
    WWW.ZILANDRAMAKES.COM.BR

    ResponderExcluir
  8. Oi Fê!
    Já fiquei confusa com a sua descrição do livro, como um livro pode falar de algo e ao mesmo tempo de nada? O.o
    A capa é bem bacana, mas mesmo se tratando de um livro policial o que gosto muito, não chamou a minha atenção. Vou esperar a sua resenha e vejo se entra ou não para a lista.
    Bjus
    Juh - http://surtosdajuleka.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Fê, eu não conhecia o Tony e nem esse livro e muito menos o gênero, fiquei pensando: o que é isso? Mas ainda bem que você explicou melhor e eu pensei aaaaa, que legal! kkk, é diferente na verdade. Curti a resenha e me interessei muito pelo livro, deu para entender porque ele ganhou versão física, foi merecido :)

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus como assim fala sobre tudo e nada ao mesmo tempo?Adoro livros policiais,mas esse daí eu não leria,precisa de calma para articular as coisas e como ultimamente não estou tendo tempo para nada passo a dica para frente hehehehe
    Mas para quem adora coisas novas e um pouco de suspense ótima leitura!
    Parabéns pela resenha Fer!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Já li ótimas resenha sobre o livro e parece ser muito interessante. Vou colocar na minha "listinha " de leituras
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Parabens pela parceria!
    Eu adorei a sinopse e a proposta do livro, aliás são meus gêneros preferidos! Vou aguardar sua resenha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela parceria! Gostei muito do tema do livro, vou lendo sua resenha e pensando nas coisas que acontecem no livro. Só não gostei muito é que os crimes são muito macabros e contados aos detalhes kkkkkkkk fico com medo. Fiquei com muita vontade de ler inteirinho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oiiiiiiiiiiiiiiii
    Parabéns pela parceria.
    Eu achei interessante o tema do livro, adoro livro policial mas não sei se leria esse livro por ser complexo, como você disse. Leitura que eu tenha que prestar atenção demais não me chama a atenção. hihihi

    Bjocas

    ResponderExcluir
  15. Oi linda, tudo bem? Eu adoro livros do gênero policial, mas não curti muito essa mistura de budismo na trama não....então não sei se leria esse livro por agora...mas parabéns pela parceria e que venham mais...

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi, Nanda
    Eu tenho muita curiosidade com esse livro. Minha amiga Taty é parceira dele e sempre elogia o livro pra mim, por conta disso, eu acho muito interessante. Além disso, amo livros policiais *-*
    E boiei um pouco na lenda zen-budista. Acho que só lendo para compreender de fato! haha
    Adorei a resenha :)

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Fernanda!!
    RESENHA INCRÍVEL! Mulher de Deus! Eu estou com ele aqui para ler, vou iniciar essa semana ainda! Estou muito mais curiosa agora, o estilo policial é um dos meus favoritos, mais a sua resenha me mostrou que ele vai muito além disso, espero compreender tudo que o autor quis passar! Ansiosa!
    Parabéns fer!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Fê
    Primeiramente parabéns pela parceria, já vi alguns blogs anunciando, mas é a primeira resenha que leio dele.
    Fiquei curiosa em conhecer por completo o conteúdo da história que parece ser instigante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá Fê!
    Eu já tinha visto o livros nas redes socias e gostei muito da sinopse. Agora lendo a sua resenha eu gostei do livro. Só que fiquei com medo de não entender esses lemas budistas. Mas fora isso a história parece ser muito interessante e fiquei louca pra saber quem é esse serial killer.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Fê, sua coisa <3

    Tudo bem?

    Parabéns pela parceria. Mas só leio se ganhar todos os livros juntos, de uma vez. dhasihudasd

    Beijos

    ResponderExcluir