[Resenha] 1222 – Anne Holt

13:31 Fernanda Bizerra 12 Comments


Esse livro, como tantos outros, me chamou a atenção pela capa e sinopse. Uma mistura básica para atrair o leitor, certo?
Sou uma apaixonada por Agatha Christie e enredos de mistério, e obviamente a simples menção da autora me deixou curiosa, já que há uma comparação da autora escandinava Anne Holt com a rainha do crime logo na capa. Uma enorme responsabilidade.
A leitura começou e eu, de cara, antipatizei com a protagonista – a mal humorada e antissocial ex-policial Hanne. Olha, tudo bem que eu adoro um humor sarcástico e sagaz, mas ela é muito pedante! Talvez a ideia da autora tenha sido outra, mas a mim, a princípio, não agradou.
Vítima de um acidente de trem, juntamente com outros 268 sobreviventes, a 1222 metros de altitude, Hanne se vê presa no hotel Finse 1222, dependente da gratidão dos funcionários e moradores locais, por conta da maior nevasca dos últimos tempos (já descobriram de onde vem o nome do livro, certo? Como diria Sherlock Holmes, “Elementar, meu caro Watson”).

Logo chegamos à conclusão de que um dos motivos do mal humor da ex-policial se deve ao acidente que ela sofreu há alguns anos, e que a deixou paralítica. O mais curioso, entretanto, foi a sensação de que estávamos tendo pouco acesso à história de Hanne. Era como se a autora não nos quisesse brindar com detalhes que, na minha opinião, deveriam ser básicos. Só então fui pesquisar e pude entender o motivo: esse é o oitavo livro da série Hanne, infelizmente não lançado na ordem correta no Brasil.
Não que seja um fato que atrapalhe a leitura, mas ainda assim parece que falta alguma coisa. Talvez se eu conhecesse toda a história dela, poderia ter simpatizado mais com a personagem.
Enfim, como em uma trama misteriosa de Agatha Christie, os elementos-chave de uma investigação estão presentes quando acontece um assassinato no hotel. E Hanne, pela profissão, é a única pessoa capaz de descobrir quem é o assassino, em meio à todos os prisioneiros que se vêem sem chance de voltar para casa por vários dias.
A ex-policial é extremamente inteligente, mas há momentos em que torna-se impossível acompanhar o raciocínio dela com tantas lacunas. Ainda assim, o livro assume um ritmo frenético de acontecimentos que faz com que o leitor, por um tempo, se prenda ao enredo.
Só que comecei a me preocupar quando as páginas foram rareando e nada de desfecho, nada de desenrolar. Isso nunca é um bom sinal, leitores compulsivos hão de concordar com a minha pessoa.
E então, magicamente, tudo se soluciona de uma forma que deveria soar a la Hercule Poirot, pelo que me consta… O que não colou pra mim! Anne realmente é sem graça e não tornou a descoberta nada intrigante, apesar de eu não ter desconfiado de quem era o culpado. Além do mais, quando chegamos à página que conta quem cometeu o crime – com um motivo realmente torpe – o que me veio à mente foi “de onde RAIOS ela tirou essa conclusão?”. Confesso que voltei umas páginas achando que tinha perdido alguma coisa.
Isso porque enquanto em livros de mistério que costumo ler vamos acompanhando o raciocínio lógico, esse foi despejado com um final absurdamente sem eira nem beira. Fiquei com a sensação de que a autora havia “corrido” para finalizar a história, o que não foi nada legal da parte dela. Eu esperava um algoz melhor e com uma razão mais inteligente.
Além da descoberta do assassino, temos um grande acontecimento em paralelo ao longo da leitura, que foi o que me deixou ainda mais desapontada no final. Conversei com uma outra pessoa que leu o livro e foi da mesma opinião: não entendi patavinas…
E outro detalhe importante que não me passou despercebido: a trama se parece demais com “O caso dos dez negrinhos”, um dos melhores livros que já li de Agatha Christie. Umaimitação que realmente não deu certo.
O que ficou de positivo foi a aura de mistério, a neve, o encarceramento involuntário dos sobreviventes e a linguagem utilizada por Anne Holt. Acredito que se ela tivesse parado para pensar em um final mais condizente, os leitores poderiam admirá-la (leia-se EU, já que as resenhas expressam exclusivamente minha opinião pessoal).
De qualquer forma, como sou uma pessoa que crê em segundas chances, gostaria de ler mais alguma obra da autora para poder formar uma opinião mais segura. E acho que só depois vocês lerem, poderão contra-argumentar comigo, certo? Confesso que estou ansiosa por novas opiniões.


Até a próxima! 
Sol

12 comentários:

  1. Ok, pela capa eu diria que o livro era tipo PERFEITO, mas vejo que me enganei, acho que nem irei mais compra-lo sinceramente. Pelo que notei Anne nao sobre aproveitar a ideia que teve.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sol! Que chato, hein? Eu não curto muito livros investigativos em essencia, gosto mais quando há um mistério num enredo diferenciado. Como não curto o gênero, não acho que leria esse livro por ele ser tão "solto". Mas gostei bastante da forma como se expressou em sua resenha!

    Dani
    A Thousand Lifetimes

    ResponderExcluir
  3. Oie! Não conhecia o livro, mas já esta anotado na minha listinha!
    Tem promoção no blog valendo um kindle!!!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/06/que-golaco-na-copa-e-bola-no-pe-e.html

    E se você puder comentar nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/07/novidades-grupo-pensamento-editora.html

    Bjs, Nay =D

    ResponderExcluir
  4. Poxa, a premissa parecia ser bacana, que pena que o livro não te agradou :/ Adoro livros do gênero, mas quando tudo se resolve "magicamente" ou quando a trama acaba te lembrando (e muito) uma outra história, fica difícil simpatizar com o livro ou, no meu caso, ter ânimo para lê-lo. Complicado isso. Talvez eu dê uma chance a história, mas por enquanto prefiro não arriscar. Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não é a primeira resenha negativa que eu leio sobre os livros dela... Ai me deixa sem vontade nenhuma de ler :/
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Hey
    Adoro suspense.. ainda mais nesse estilo.
    Mas uma pena que deixa a desejar.. a protagonista me animou, pelas definições que você passou =/

    bjs e uma ótima quinta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Olha eu gostei bastante da sua resenha e tenho que confessar que tenho uma curiosidade danada de ler os livros da autora Agatha Christie, pois ainda não tive chance de ler. Gosto de mistérios policiais e investigativos e acho que com certeza irei gostar de suas obras. Espero poder ter chance, pois adoraria conhecer sua escrita.

    Quanto a sua resenha, eu gostei bastante da história do livro. Até porque tudo relacionado a mistério policial eu adoro. Mas eu ainda não tinha lido nenhuma resenha dele. Me chamou bastante atenção seu ponto de vista também, porque vc falou que é bem parecido com uma das obras da Agatha né? E olha que nem li hahahahaha...O ruim é pra quem já leu né? Mas fazer o que?! enfim...ótima resenha e muito bom o desenvolvimento. PARABENS AMIGA =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Uau, acho que vou amar esse livro, amo livros desse gênero!
    É muito ruim quando as editoras lançam os livros na ordem errada.

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia essa, mas parece ser bem legal, depois vou tentar ler :)
    http://luludeluxemburgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Fé nunca tinha visto nada sobre esse livro , mas pelo que você falou deve ser muito interessante. Eu gosto muito de histórias políciais e tenho quase certeza que se ler esse vou gostar. Beijos !
    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Sol, tudo bem?

    Confesso que não sou muito fã de romances policiais, não me agradam muito. Recentemente li um que gostei bastante. Mas concordo que esse negócio de a editora não publicar os livros anteriores é bastante complicado, mesmo não atrapalhando para entender a história, parece que fica faltando alguma coisa realmente, e talvez tenha sido por isso que não simpatizou com a protagonista. E nossa, acho que quando não se simpatiza com a protagonista a história já não fica tão boa.

    Que pena que não gostou da finalização da história e é realmente ruim quando isso acontece, quando as páginas vão acabando e as coisas não vão se resolvendo e do nada aparece a explicação milagrosa do caso, odeio isso.

    Concordo que essa capa e realmente convida os leitores a ler o livro. Gostei muito da sua resenha, mas não é um livro que eu tenha vontade de ler.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  12. Oie
    Então, o livro tinha tudo para ser ótimo, que pena que a autora não soube desenvolver bem a história e confesso que me desanimou bastante a leitura.
    Beijinhos

    ResponderExcluir