[Central Literária] Da Série: Histórias e Lendas Celtas - A Gênese Celta - Glau Tambra.

00:00 Fernanda Bizerra 21 Comments


Olá galera linda! O post de hoje é sobre uma antiga civilização que há muito tem instigado minha curiosidade, a ponto de escrever uma história baseada nas lendas e na mitologia dela. Sim, em breve teremos um livro novo vindo aí.

É a existência dos celtas. Um povo místico e recheado de mistérios. O misticismo estará sempre presente na vida deles, mas vamos ao que interessa?

O povo celta habitou a Europa entre 2000 a.C. e 400 d. C. É atribuído a eles o surgimento do ferro dando origem a metalurgia no continente europeu. Historicamente falando, seria a época da cultura de Hallstatt e La Tène conhecida como a Idade do ferro.

Eles eram divididos em diversas tribos e as que sobreviveram foram a dos bretões, gauleses, germanos, pictos e celtiberos, dentre outras. Segundo estudos, acredita-se que as primeiras tribos celtas se concentraram na Península Ibérica e daí partindo para as demais regiões da Europa. Esta teoria ganhou força após estudos do geneticista Dan Bradley, do Trinity College de Dublin, que descobriu traços genéticos marcantes dos celtas nos habitantes da Península em relação às demais regiões do continente europeu.

Há vestígios deles por toda a Europa. Os sítios arqueológicos encontraram equipamentos de guerras como escadas, escudos, elmos e outros objetos, além de vasos, braceletes, broches.

As sociedades celtas possuíam um clã tribal matriarcal, composta por pessoas do mesmo parentesco e dividida em classes (acredita-se nesta tese depois da descoberta de túmulos diferenciados dos outros).

Nessas civilizações havia os druidas e também as sacerdotisas, figuras respeitadas dentro da sociedade. Os druidas eram homens instruídos com conhecimentos que iam desde a medicina até a astronomia. O exemplo de druida mais famoso que temos é a figura lendária do Merlin que eu simplesmente amo!

Já a religião celta conhecida como paganismo, possuía a crença que todos os elementos da natureza faziam parte do divino, inclusive a terra que era vista como um templo, por isso os rituais eram feitos ao ar livre. Existem várias celebrações, as mais importantes são Imbolc, Beltane, Samhain, Yule. Há outras festividades e por ser uma sociedade politeísta temos diversas divindades como Dagda, Danu, Rhiannon, Bradwen, dentre outras.

Os celtas não eram adeptos da escrita e por isso a dificuldade em saber mais sobre esse povo maravilhoso. Mas o alfabeto utilizado pelos druidas era o Ogham. Para eles a palavra escrita se tornava então a exceção e não a regra por acreditarem no poder das palavras.

Resistiram ainda por muito tempo, apesar da expansão do Império Romano que conquistou toda a Europa. Então, se refugiaram nas regiões que hoje são conhecidas com Ilhas Britânicas, País de Gales, Irlanda e Escócia.

O avanço dos romanos acabou por cristianizar todos os povos, ocorrendo um aculturamento: a identidade cultural dos celtas perdida para todo o sempre.


Terminamos com gostinho de quero mais. Então, confiram a série de artigos que serão publicados sobre a história, lendas, mitologia, divindades e tudo o que diz respeito ao lendário povo celta. Há muito a nos revelar. Em breve não percam o próximo post!










Glau Tambra.






Nota: Esta obra não pode ser produzida total ou parcial sem a prévia autorização da autora.

21 comentários:

  1. Uau! Praticamente uma aula de história. Eu sou péssima com isso, nunca consigo relacionar o nome à pessoa, o fato à linha histórica... Nem o melhor professor de História me fez entender. rs
    Mas achei bem bacanas as informações sobre os celtas, parabéns!
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giulia, que bom que gostou. Fico Feliz! Obrigado e bjão!

      Excluir
  2. Parabéns pela postagem. Gosto bastante também quando falam em povo mistico e essas coisas. É bom aprender para saber diferenciar eles.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, bacana né quando podemos aprender algo diferente! Obrigado pela visita e te convido a acompanhar o próximo que é sobre os druidas! Bjão.

      Excluir
  3. É uma povo muito interessante , que sempre instigaram minha curiosidade.
    Ótima ideia de post.
    Beijos.
    seforasilva.blogspot. com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sefora que bom que gosto. Fico muito feliz. Sempre instigaram a minha curiosidade e por isso a vontade de saber mais! Obrigado pela visita e acompanhe os próximos que serão mais detalhados. Bjão

      Excluir
  4. Esse é um povo muito interessante, que instiga a minha curiosidade.
    Ótimo post.
    Beijos !
    seforasilva.blogspot. com

    ResponderExcluir
  5. Oi, adorei esse post! História é fascinante! Adorei, parabéns!! Ótimo post! Fiquei curiosa!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estante da Rob que bom que gosto. Continue acompanhando, assim aprenderemos uma pouco mais sobre eles! Bjs!

      Excluir
  6. Oi Glau! Caramba eu amei teu post!
    Eu amo tanto história que quando vejo posts assim fico fascinada, sabia apenas o básico sobre o povo celta e vou acompanhar com certeza tuas próximas postagens!

    Beijos
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lara, sua linda! Fico imensamente feliz que tenha gostado e que vai acompanhar as demais. A próxima será sobre os druidas. Bjão!

      Excluir
  7. Tatiane Durães!!! Você vai amar o texto...rs. Acho essas culturas e civilizações antigas, muito bacanas de se estudar, apreciar, e ler sobre elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina! As civilizações antigas são mesmo maravilhosas. Eu simplesmente adoro! Obrigado pela visita. Bjão!

      Excluir
  8. Aaaaahhh grande civilização celta.... estudei um pouco sobre eles no ensino médio ,a anos atráskkkkkkkkk

    Só não entendi a parte deles não serem "chegados" a escrita. Eles levavam a sério , o poder das palavras ?Tipo os indianos, que nem usam contratos, ou escrituras para provar, comprovar algo , ou coisas assim rsrsrs
    gostei do estudo :)
    Beijos!

    http://vivasincera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jayla. A questão sobre a escrita é a seguinte: os druidas acreditavam que a palavra sempre teve grande poder, por isso seus conhecimentos eram passados por meio da oralidade. Não deixaram nada escrito. Utilizavam o alfabeto apenas para adivinhações como as runas mágicas do povo nórdico, conhecida como runas de Odin! Espero ter esclarecido, qualquer dúvida me mande um email ou inbox que conversamos! Obrigado pela visita e volte sempre. Bjs

      Excluir
  9. Eu adoro celtas ;-; fico procurando tudo quanto é coisa na biblioteca sobre eles haha :3
    Me interessei :3
    XOXO
    onthislastday.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kharchenko, eu também sou apaixonadíssima por eles! Principalmente por Merlin... rs. Obrigado pela visita e acompanhe os demais que serão temas específicos! Bjão.

      Excluir
  10. Muito interessante essa parte o da história abordada no post, realmente eram um povo fascinante. Pena que não utilizavam a escrita, se não haveria de se saber muito mais sobre eles.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia, há muita verdade no que disse. Se tivesse utilizado mais a escrita, consequentemente saberíamos mais sobre eles. Que bom que gostou, fico muito feliz! Bjão.

      Excluir
  11. Olá nossa gostei bastante de saber um pouco mais, não fazia ideia nem de quem eles eram.
    Um livro sobre, seria maravilhoso.
    Ameii !!!

    Beijinhos da Lêeh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi LêeH, que bom que gostou. Acompanhe as demais postagens no meu blog, já saiu o segundo artigo. Ficarei muito honrada com a sua visita! Bjokas

      Excluir