[Resenha[ Paganus - Simone O. Marques.

10:19 Fernanda Bizerra 18 Comments


Paganus é um daqueles livros que enquanto a gente não termina a última linha, não desgrudamos do livro.

Nele conhecemos a história de duas mulheres celta, e como tal duas guerreiras. Gleide é a matriarca de uma aldeia, Adele sua única filha. Elas vivem numa aldeia, no meio da mata e em total contato com a natureza. Por causa do modo como vivem acabam sendo perseguida pela igreja.

Nesse momento conhecemos Dom Couto e seus dois filhos, Douglas e Diogo. Dom Couto é uma importante pessoa na vila onde mora, e é em suas mãos que são entregues os poderes da igreja para que as bruxas sejam caçadas, e caso não se convertam, mortas como todos pagãos devem ser.


Douglas é o filho que se parece com o pai, e não mede esforços para o agradar, digamos assim, e em nome da fé não se importa de fazer o que quer que seja. Diogo... ahhhhhhhhhhhh o Diogo (suspiros)... Diogo é um sonho, ele não concorda com as decisões do pai e do irmão, tenta, mas não consegue ser diferente do que o pai planeja para ele, até que Dom Couto, junto com Douglas, arma uma armadilha para acabar com a aldeia de Gleide e Adele. A intenção de Dom Couto é bem clara quando invade a aldeia, e quando vê que o pai foi para exterminar a aldeia e não converter, Diogo faz o que é possível para salvar quem ele puder.

Como a aldeia é incendiada, Diogo enfrenta o risco de morrer para salvar Gleide e Adele, e com isso acham que ele também morreu no incêndio.

À partir daí, começa uma aventura desses três, em fugir do tribunal do Santo Ofico, em se manterem vivos, e em cumprir a missão que a criança que Adele carregava em seu ventre tem.

É um romance histórico delicioso de se ler, e mesmo sendo uma obra de ficção, um estudo e uma viagem através das forças das mulheres celtas.

Paganus é o primeiro livro de uma série. Samhain é o segundo e já foi lançado pela editora Literata, em outubro; na Bienal de São Paulo, será lançado o terceiro livro da série, Beltane. Leitura mais que recomendada!



Links úteis 


Fê :*

18 comentários:

  1. Oi, Fernanda!
    Sempre vejo elogios à escrita da autora Simone Marques. Suas capas são belíssimas, seu enredo é interessante. Infelizmente ainda não li nenhuma de suas obras, mas sempre que vejo uma resenha positiva me animo.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  2. Não é meu gênero favorito, mas parece ser um bom livro. Essa capa é linda!
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Fê

    Ainda não conhecia o livro. A capa dele é maravilhosa!
    A história parece ser interessante. Adorei sua resenha. ;)

    Beijoo!
    Lu
    http://sem-spoiler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Hey Fe,
    Que capa linda, desse livro.
    E o enredo, pela sua resenha, é bem interessante.. envolve celtas.
    Me deixou bem animada.

    Sucesso para a autora!

    bjs e um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  5. Oiii
    O livro parece ser bem legal, acho que leria ele.
    Adorei a resenha!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Esse livro não me deixou muito curiosa, acho que não o leria, apesar de querer a todo custo conhecer Diogo...rsrs'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nunca li sobre esse assunto, mas fiquei interessada nele :D E o que é que Diogo tem? hahah bjs
    http://horadaleitur.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Fê!!!
    Tenho vontade de ler esse livro, parece realmente um ótimo romance histórico.
    Quero conhecer o Diogo depois desse super suspiro hahaha

    Beijokas
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  9. Nossa eu fiquei bem curiosa sobre o livro! Eu leria com certeza, adoro livros históricos assim. Fiquei com vontade de conhecer o Diogo, a Gleide e a Adele! e... "Samhain" o titulo do segundo livro... eu sei que conheço essa palava... ams não me lembro de onde... Tem mesmo uma ligação mística... LEMBREI! As raízes célticas do Halloween: Samhain é "noite de todos os santos".

    Beijos, Fê!
    Dani
    A Thousand Lifetimes

    ResponderExcluir
  10. UAL ADORO HISTÓRIAS ASSIM! E esse livro me chamou e muito a atenção. Na verdade o Santo Oficio deveria proibir você de resenhar livros dona Fernanda aiiaiaiaia você vai me falir com tantos livros bons que você recomenda lol E ESSE PAPO DE DIGO "Diogo... ahhhhhhhhhhhh o Diogo (suspiros)... Diogo é um sonho" EITA NÓS! kkkkkkkkkk SUA SUA SAFADINHA :O
    Beijossss
    http://fomevontadeler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Fê!
    Como super fã da Simone, acredito que sou a primeiríssima...e tento forma minha coleção Simoniana, não posso discordar de nenhuma das palavras usadas em sua resenha e aliás, quero acrescentar: quem tiver oportunidade, não leia apenas Paganus, leia os outros livros e séries dela porque a leitura é proveitosa e vale a pena.
    cheirinhos
    Rudy
    MTE-GRUPO NO FACE

    ResponderExcluir
  12. Não curo muito este gênero de livro, mas fico feliz em ver os livros nacionais ganhando cada vez mais espaço no nosso país, e mais: mostrando que são tão bons quanto os livros estrangeiros.
    Abraços!!

    http://www.tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Fernanda linda! Gostei muito da sua resenha. Já havia visto esse livro por aí, mas até hoje não tinha lido uma resenha e gostei muito de poder conhecê-lo um pouco mais.

    Um beijo enorme,
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
  14. Nossa que capa linda...esse livro parece tudo de bom! Espero que a autora tenha muito sucesso com mais essa obra. Me interessei d ++ verei se tenho uma graninha para comprar!
    Beijos!
    Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
  15. Oi Fê, que capa linda esse livro tem. Acho que nunca li nada sobre mulheres celtas, mas essa história me chamou bastante a atenção. Vamos ver se acho o livro na Bienal ;)

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Fê, não conhecia esse livro, mas parece ser bastante interessante. Vou procurar saber mais sobre ele.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  17. Já li um livro da autora e me apaixonei pela escrita dela. Vale muito a pena. Esse ainda não li mas fiquei interessada, a unica ressalva é ser de serie.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  18. Oi Fe,
    É a primeira resenha que leio do livro e acho que irei amar, pois é uma temática que adoro e sua abordagem me fez ficar bem curiosa com relação ao livro. Falênciaaaaaaaaaaaaaaaaaa! hehehehe
    Beijos

    ResponderExcluir