[Devaneios da Sol] O outro - Soraya Abuchaim.

00:00 Fernanda Bizerra 23 Comments



Pessoas... Lidamos com elas o tempo todo e na maioria das vezes nos lamentamos porque o outro não vem com manual de instruções.

Quantas vezes não desejaríamos ter dito aquilo que um amigo queria ouvir, ao invés de posteriormente lamentar a escolha das palavras?

Oras, como eu poderia saber que o amigo se magoaria com a minha opinião?

E então vivemos as nossas relações como que “pisando em ovos”, sempre sem saber como o outro vai reagir (e no fundo querendo que ele reaja como nós mesmos o faríamos).

A primeira coisa que temos a aprender é que o outro é um ser independente! Parece uma afirmação óbvia, mas que atire a primeira pedra quem nunca agiu (consciente ou inconscientemente) de maneira manipuladora, como se o outro devesse ser um espelho de nossas ações. Fazemos isso o tempo todo!

E o que ganhamos com essa atitude? Frustração! Na sua mais pura e simples forma.

Por melhores que sejamos, e por mais que encaremos a atitude alheia como “errada”, precisamos nos lembrar que cabe a cada um escolher seus caminhos.

Fiquei por muito tempo pensando porque raios a atitude de algumas pessoas me incomodava tanto! É um exercício de auto conhecimento, e cheguei a duas conclusões (consultando alguns especialistas, claro): ou aquela pessoa tem traços de personalidade que não me são bem vistos em mim mesma ou então eu estou metendo o narizinho onde não sou chamada!

E como metemos os nossos narizinhos na vida alheia! Podemos até não comentar, mas que o pensamento nos vem quando vemos alguma coisa suspeita, isso não podemos negar.

Acontece que essa carga de sentimentos incômodos em relação ao outro só nos faz mal, enquanto aquele que é objeto de nosso minucioso estudo – e crítica – quase sempre está sequer se importando com nossa opinião.

Mais uma vez é uma questão de projeção – esperar que os outros ajam como nos convém. Mas e se não convier a eles?

Não nos desgastemos com aquilo que foge de nosso alcance. Vamos deixar o outro ser feliz, porque também queremos a nossa própria liberdade de expressão.

E o “desprendimento” do controle alheio nos fará um bem tão grande que a paz parecerá que sempre esteve nos acompanhando.


Afinal, cada um que faça as suas escolhas e arque com as consequências, certo?

 Sol
Beijinhos e até a próxima!

23 comentários:

  1. Pessoas são complicadas de lidar mesmo
    Por isso que devemos filtrar bastante o que vamos falar
    Sem sermos falsos
    Já estou seguindo *~

    Beijos
    |•| http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê e Sol, tudo bem?
    Eu acho que o grande problema é que pensamos inocentemente que todo mundo é igual a gente, que se formos bons, os outros serão bons também. Que se respeitarmos, os outros irão respeitar também. Infelizmente não é isso que acontece.
    A solução? Ainda não sei, como disse ninguém veio com manual, risos...
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiew, adorei a reflexão. Nunca tinha feito isso. De tentar saber por que eu não gosto de algo na pessoa. E concordo totalmente sobre vivermos "pisando em ovos"

    bj
    http://horadaleitur.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto e do comentário da Leitora Voraz: achamos que se fizermos de uma forma as pessoas vão fazer do mesmo jeito com a gente. Cada um pensa de uma forma, não é mesmo? E confesso que muitas vezes eu queria que os outros dissessem o que quero ouvir ou a mesma coisa que eu disse. Gostei mesmo do texto, está me fazendo pensar um pouquinho kkk

    ResponderExcluir
  5. Legal a conversa do texto! Filósofos e psicanalistas já chegaram a concluir que a alteridade é inerente ao ser humano, ele necessita viver não só em sociedade, mas se apoia e se espelhar no ombro. O problema é que como criaturas humanas que somos não sabemos distinguir bem os limites e intensidades, às vezes vamos longe demais e às vezes ficamos longe demais. O meio termo nunca foi um objetivo fácil!

    Abraço!
    Dani
    A Thousand Lifetimes

    ResponderExcluir
  6. Oi, nossa, muito bom o texto.

    É realmente assim mesmo, lidar com outras pessoas é muito difícil, e as vezes não enxergamos como é, e falamos e lidamos com e elas de uma forma que acaba magoando, machucando e indo contra aquilo que ela acredita. E não pensamos nisso, achamos que é frescura e as vezes que a pessoa tem traços na sua personalidade que nos incomoda, mas na maioria das vezes isso acontece porque elas não pensam como nós.

    Enfim, muito bom!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sol, tudo bem?
    Acho que o desprendimento é tudo e no mais devemos depositar menos expectativa no outro...
    Belo post.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  8. Concordo, podemos controlar nossas reações, mas não as dos outros.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, meninas! Gostei da abordagem do assunto, é realmente MUITO difícil lidar com o outro, e tentar compreender a mente das outras pessoas é ainda mais difícil. Concordo quando você diz que vivemos pisando em ovos.

    Beijão

    ResponderExcluir
  10. Concordo, somos todos diferentes, temos que aprender tolerar certas coisas mas acima de tudo respeitar a opinião, e pensamento dos outros. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Ola fer! :)
    Gostei muito do texto. Afinal quem nunca tentou manipular uma situação?! Nem que seja um pouquinho?!
    As pessoas são coisas dificeis de lidar, mas temos sempre que aprender a lidar com as diferenças e particularidades de cada um!

    um beeijo Lara
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Realmente, muitas das vezes estamos em situações complicadas com pessoas complicadas,o ser humano por mais racional que é sempre acaba entrando ou criando conflitos, somos muitos diferentes um do outro nem a pessoa mais próxima da gente sabe realmente o que estamos passando,devemos respeitar uns aos outros,para termos um convivo melhor.
    Abraços...
    literatura-para-o-saber.webnode.com

    ResponderExcluir
  13. Sol!
    Tenho de concordar em parte com suas colocações.
    Realmente por vezes metemos nosso nariz (e o corpo todo...) onde não somos chamados, entretanto, por vezes somos chamados a dar nossa opinião e se a fazemos de forma verdadeira e realista, por vezes a pessoa não aceita. Bem, se fomos convocados a dar nossa opinião, o outro deve ao menos analisar o que dizemos, concorda?
    Devo concordar também que temos de assumir a responsabilidade por nossos atos e pensamentos, embora em alguns casos, não estejamos preparados para tal.
    FAto é que: se ficamos de fora, somos chamados de egoístas; se nos metemos, somos chamados de abelhudos...
    cheirinhos
    Rudy
    MTE-GRUPO NO FACE

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito do texto, um verdadeiro tapa na cara. Pessoas são complicadas, devemos aceitar as atitudes e a opinião de cada um, ninguém é como o outro. Gostei da reflexão.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  15. Oie flor,
    que texto bacana,
    pessoas são realmente difíceis de lhe dar..
    mais eu gosto sempre de ser sincera, até porque cada um tem uma opinião,
    e devemos sempre respeitar a opinião alheia rs,

    beijinhos

    http://feminicescorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oiee ^^
    Realmente, estamos sempre metendo o nariz nos problemas e decisões dos outros, e mesmo que tentemos não fazê-lo, acabamos nos intrometendo do mesmo jeito *-* Gostei do texto ^^
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Nossa é muito difícil lidar com as pessoas, pois cada um é de uma maneira e seu texto me fez refletir bastante... Eu e a G.S quando nos encontramos sempre falamos sobre isso, que deveria ser bem discutido, pois é interessante perceber certas coisas.
    Beijinhoss
    T.P
    4 You Books

    ResponderExcluir
  18. Adorei seu texto. Gostei da forma nua e crua que você expôs o ser humano. É nós somos assim mesmo infelizmente.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bom?
    Gostei bastante do texto. Nós realmente nos preocupamos demais com os outros e isso só faz mal. Não sei explicar porque isso acontece, mas não é saudável. O ideal é se preocupar com a nossa própria felicidade e lutar pelos nossos sonhos e ideais.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelo texto, é exatamente assim que acontece!
    Realmente queremos sempre que o outro seja o espelho de nossas ações, e que ajam da forma como esperamos, mas as coisas não são assim. E infelizmente não há solução, como tu mesma disse, cada um que faça suas escolhas e arque com as consequências.

    Um beijão
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  21. Nossa pessoas são complicadas mesmo,as vezes você quer ajudar alguém e se intromete na vida alheia e acaba perdendo um amigo.... O certo é fazer o que você disse:Cada um que faça as suas escolhas e arque com as consequências.
    Como diz a minha mãe: É errando que se aprende!
    Adorei o texto,bem reflexivo \o/
    Beijos!!!!
    http://fomevontadeler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Ai amiga, concordo plenamente com o que você falou. As vezes por sermos sinceras, acabamos perdendo uma amizade, pois acho que a grande maioria não está preparada para o que vai ouvir.
    Concordo que cada um paga pelas suas escolhas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. O pior é que metemos o nariz na vida alheia a todo momento, muitas vezes sem nem percebermos. D erepente, simplesmente nos pegamos julgando alguém, alguma atitude de outra pessoa... infelizmente já se tornou algo tão natura ao ser humano que é meio difícil de controlar esses tais julgamentos...
    Boa reflexão!

    Devaneios Estrellares

    ResponderExcluir