[Resenha] Sob a Égide da Cruz - Elizabeth Pereira (Ed. Vivaluz).

00:00 Fernanda Bizerra 9 Comments


Da mesma autora de Horizonte Vermelho - Elizabeth Pereira (resenha AQUI). Sob a Égide da cruz aborda a escravidão no Brasil em dois períodos diferentes – no século XVII e final do século XIX. Época em que os senhores de engenhos dominavam seus escravos e suas famílias com mãos de ferro.

Aqui conhecemos o senhor de Massapê, um homem cruel não somente com seus escravos, mas também com as cinco filhas. Mesmo depois de conhecer Fulgêncio e de todo aprendizado sobre a vida espiritual o homem continua amargo e mal.

 Das cinco filhas do senhor de Massapê, cada uma possui suas próprias singularidades. A mais velha, Anunciação é gentil. Assunção sofre de depressão e anseia por voltar ao mundo espiritual. Já a filha mais nova, Glorinha é arrogante e egoísta.

O livro possui um salto de um século e, já no século XIX, período que antecede a lei Áurea (em 1888), vive Clara e Clarisse, respectivamente Assunção e Anunciação. Ambas se tornam simpatizantes pela causa abolicionista, após conhecer José Paulo e Leonardo. Estes são livres e lutam pela libertação de seus irmãos escravizados.

De início vemos certo preconceito em relação aos negros, mas logo as irmãs se deixam levar pelo coração e lutam junto aos seus amados de séculos passados na luta pela libertação de todos. O livro é a continuação da vida dos personagens do livro Horizonte Vermelho.

As descrições da época da escravidão são chocantes e nos mostra a herança racista que se arrasta em nossa sociedade nos dias atuais. E ainda nos traz a lição de que somos todos iguais, independente da cor da pele e bens materiais.

Compre AQUI

Fê :*

9 comentários:

  1. Eu não conhecia o livro, mas fiquei super curiosa!!! O contexto é bem interessante, principalmente pelo fato de ter dois momentos diferentes no livro... Com certeza procurarei saber um pouco mais sobre a história! Curti a resenha (: Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie! Não conhecia o livro! Mas adorei a resenha! Vou dar uma procurada para lê-lo!
    Bjs, comenta nesse post ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/05/divulgacao-de-blog-amigo.html

    ResponderExcluir
  3. Oi Fê, tudo bem?
    Eu gosto muito de história e essa é uma parte muito importante e vergonhosa, infelizmente. Mais livros deveriam ser escritos, pois o tema infelizmente ainda é atual. As pessoas ainda sofrem de preconceito e são hostilizadas. Não conhecia o livro, mas gostaria de ler.
    Achei essa capa super diferente.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii,

    Não conhecia o livro. Mas achei uma história bem interessante e curiosa.

    Acho um absurdo hoje ainda viver em uma sociedade preconceituosa.
    Vou anotar a dica.

    Beijinhos,

    EC&M

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Não conhecia o livro, mas achei a história um pouco forte. Acho que não o leria por ora, mas quem sabe mais para a frente...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, mas gostei de saber a história que ele aborda. São poucos livros desse estilo, talvez eu leia mais pra frente...
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Acho bem legais livros que tratam de temas tão importantes, que nos fazem refletir. Mas estou fugindo um pouco de descrições chocantes no momento, então por enquanto não lerei.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Gostei de saber que o livro se passa em períodos de escravidão. Adoro livros históricos ou baseados em temas históricos.
    Quero ler.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Fernanda,

    Não conhecia o livro, o tema é bem interessante, mas não faz meu estilo de leitura....parabéns pela resenha....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir