[Resenha dupla] Um Estudo em Vermelho e As aventuras de Sherlock Holmes - Arthur Conan Doyle (Ed. Nacional)

00:00 Fernanda Bizerra 10 Comments


Devo admitir que nunca havia lido nada de Arthur Conan Doyle, principalmente Sherlock. Apenas sabia que era um dos detetives mais famosos do mundo. Para quem gosta do gênero policial, é um prato cheio. Quando recebi os livros da Editora Nacional fiquei super empolgada, mas... não achei que seja tudo o quê dizem por aí.

O livro “Um Estudo em Vermelho” foi o primeiro que li. Dividido em duas partes, o que chama a atenção por ser um livro policial e confesso que fiquei sem entender. Mas vamos lá! Na primeira parte vemos o desenvolvimento e a conclusão do crime e apresentação de Sherlock por Watson. Aqui eu descobri que ele não é nada genial, pois pelo que percebi está sempre “adivinhando” tudo sobre as pessoas e isso me causou certa estranheza. Também o achei chato e arrogante.

 Já a segunda parte do livro é bem melhor. A leitura é fluída e me cativou. É aqui que descobrimos o porquê dos crimes e ainda é quando começamos a pensar que o livro tem salvação. Mas passa tão rápido e logo acaba. Se este livro seguisse a estruturas dos demais romances policiais eu tenho certeza que o autor agradaria muito mais aos seus leitores.


 Quando peguei “As aventuras de Sherlock Holmes” para fazer minha leitura, confesso que já fui com um pé atrás e de fato a leitura não me agradou muito. O livro é dividido em contos e, na minha opinião, não são bem desenvolvidos: não relatam as características psicológicas do assassino, que para mim, é o quê tem peso nas histórias policiais e me fazem gostar delas.

Mais uma vez, o que vi foi à arrogância do personagem que não tem nada de grandioso para mim. O detetive deveria queimar alguns neurônios pensando nas motivações do crime e ainda nas relações pessoais do criminoso.

Os autores do gênero policial contemporâneo apresentam a investigação e por meio de flashback retomam as cenas que trazem drama para a história. Assim, faz com que ambas caminhem juntas, nos dando a louca vontade de terminar logo a leitura, para saber o fim. Como tenho percebido nos livros de Steven James.

Eu procuro aventura nos romances policiais. Gosto de livro que me faz pensar em desvendar os crimes, porque isso sim traz adrenalina e a vontade de engolir o livro até o fim. Porém, Doyle foi um autor egoísta, que permitiu apenas que o personagem fosse brilhante e não incluiu o leitor nestas aventuras investigativas.

Os contos são muitos bons, mas faltou desenvolvimento por parte do escritor.
Espero, um dia, gostar do estilo do autor.


Fê :*

10 comentários:

  1. Eu só li alguns contos do autor e gostei bastante!
    Mas minha preferida nesse gênero é a Agatha Christie, na minha opinião ela é a melhor! Por isso é conhecida como a rainha do crime.
    Já leu alguma coisa da Agatha? Talvez te agrade mais...

    Beijo :*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Também nunca li nada do autor, mas quero dar uma chance!
    Também nao gosto quando o autor nao inclui o leitor, a leitura fica super chata!
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Carolina's Books Blog

    ResponderExcluir
  3. Oi Fê tudo bem ?
    Poxa, Sherlock Holmes acho que fou um dos primeiros livros que eu li. Tinha uns 11 anos. Me lembro até hoje do 1 conto dele que li, tinha até a participação de uma mulher, que eles meio que se gostavam e ela er amais esperta até do que ele, me esqueci o nome dela. Mas eu me lembro que gostei, tá certo que aos 11 anos não tinha lá muita experiência literária né? Mas lembro que li o livro todo e achei até legal.
    Acho que o Sherlock é arrogante mesmo, mas é porque o autor quis fazer dele aquela coisa do gênio incompreendido, pelo menos eu acho.

    Beijos, e bom fim de semana pra ti querida

    Ivana
    http://omundinhoderebecca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro e suas observações me fazem passar longe dele, tbm tenho uns problemas com policiais e se não forem bem desenvolvidos...aimeudeus =/

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON BOOKS - O Tesouro da Encantadora (Caroline Carlson) bit.ly/1k6B04I

    ResponderExcluir
  5. O livro parece ser legal eu gosto de de livros policias.
    Nunca li os livros, mais já assisti os filmes do Sherlock e ele é realmente arrogante, mais faz parte do personagem.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Preciso dizer que você é a primeira pessoa que vejo com essa opinião, mas respeito isso, é claro.
    Eu prefiro o Hercule Poirot, porém gosto muito da forma como o Sherlock "investiga" e gosto ainda mais da personalidade dele. Apesar de toda essa arrogância, acho que isso dá um toque singular a ele.
    Não sei se você vai se arriscar com novas obras, mas se for o caso, espero que você aproveite mais.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Fê,
    Eu ainda não li nada do autor, embora ame o gênero policial. Achei bem diferente o livro ser dividido em duas partes.
    Preciso ler algum livro dele.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu não curto todas as obras que eu li, mas tem algumas que são muuuuito boas e valem a pena. Não desista do autor ahaha.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ah, que pena que você não curtiu as histórias do Sherlock... Eu tenho um carinho especial pelo detetive porque foi um dos primeiros livros do gênero policial que tive contato, a falta de informações e desenvolvimento era algo que eu sempre queria ver mais, porém isso nunca me atrapalhou sabe? De qualquer forma, continue tentando ler algo de Sherlock, quem sabe algum outro livro seja mais bacana para você! (: Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Fê! Pena que o livro não te agradou muito, sinceramente não me interessei...mas quem sabe leia um dia.
    Bloody Kisses
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir