[Devaneios da Sol] Devaneios de mulher… - Soraya Abuchaim.

00:00 Fernanda Bizerra 3 Comments


Outro dia estava me perguntando porque as mulheres, muitas vezes são tão carentes? Ou seriam apenas incompreendidas?
Durante um tempo procurei analisar um padrão de comportamento do ser feminino versus ser masculino e a única coisa que eu realmente consegui perceber foi que no fundo, as mulheres são todas iguais…
Não estou aqui tratando de personalidade, longe de mim igualar mulheres com tantas peculiaridades… Mas no fundo, todas nós queremos carinho, não importa em que proporção, e cada uma à sua maneira.

A psicologia já fez estudos profundos do ser, mas será que algum dia conhecerá a essência do que é ser mulher? Tudo que já li a respeito vagamente chega perto do que eu sou, do que eu sinto…
A mulher é um ser poderoso, que se esconde atrás do poder quando se sente acuada ante um outro ser. E esse ser tem o poder de, na maioria das vezes, ser um homem. Pois quando nos defrontamos com outra mulher, o sentimento é bem diferente.
Não estou aqui fazendo apologia ao ser masculino, pois me acho suficientemente feminista para isso, apenas acho que precisamos em algumas situações retomar nosso poder feminino.
Desde pequena sempre encarei o espelho como se fosse um inimigo voraz. Medo de me encarar, de encontrar defeitos que poderiam ser absolutamente desprezíveis? Os defeitos afinal, aparecem e não há nada que se possa fazer a respeito.
E aí nos damos conta de que conviver com eles não é nenhum bicho de sete cabeças, e que a maioria da nação humana não enxerga a enormidade desse defeito como nós o vemos. 
O que estou querendo dizer é que o fato de nos acharmos diminuídas (e acreditem, até as mulheres mais fortes tem seu calcanhar de Aquiles) pode interferir na maneira como nos vemos diante dos homens, da sociedade em geral. Quantas mulheres lindas, inteligentes, auto-suficientes (aposto que conhecemos no mínimo uma) se achando inferiores a todo mundo, simplesmente não enxergando as belezas que ela possui.
Mas afinal, porque a mulher age dessa forma? Porque na maioria das vezes projeta em um homem, no trabalho, nos filhos, a fonte de sua felicidade, esquecendo de olhar para dentro dela, unicamente dela?
Não creio que seria nada errado dizer que a culpa é da sociedade, certo? Que sempre colocou a mulher numa posição de subalternidade, independente das conquistas no campo feminino, principalmente no quesito igualdade homem / mulher.
Acontece que tudo isso faz parte de um processo de autoconhecimento.
A mulher começa a se enxergar como uma figura essencial na manutenção da vida (filosofia pura) e começa a se desvencilhar da errada ideia de que é um ser à parte numa sociedade civilizada… Pois afinal, ela acaba se tornando parte importante na família, como um pilar.
E a carência?? E a necessidade constante de carinho? Esses sentimentos ainda vão dominar o ser feminino por um tempo, pois faz parte da mulher a busca pelo amor…
Mas acreditem, o fato da mulher ser carente não significa que ela pode deixar de se amar!
O negócio é levantar a cabeça e bola pra frente, tropeçando, caindo até, e levantando, mas sempre sorrindo com a certeza de quem faz as escolhas corretas.
E que venha a carência (até em forma de TPM) que estaremos esperando por ela, prontas para mais uma batalha!!


 

Sol



3 comentários:

  1. Gostei muito do texto, gostei muito dos pontos e acredito mesmo que as mulheres as vezes se diminuem aos homens, principalmente por causa da carência, essa maldita carência. Mas não me vejo deixando de fazer algo ou colocando isso na frente em minha vida, bola pra frente, o homem não é tudo na vida de uma mulher, amar a si mesmo em primeiro lugar!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  2. A mulher é mais sensível e mais sentimental, por isso é julgada pela nossa sociedade machista!
    Amei o texto! Parabéns para nós mulheres e vc flor!
    Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/05/resenha-vitimas-do-silencio-janethe.html

    ResponderExcluir
  3. Ah, ser mulher é mesmo complexo… Acho que ser humano, por si mesmo, o é. Difícil delinear um perfil para o que pode ser considerado feminino/masculino. Com as mudanças culturais que vivemos ultimamente, sofremos um colapso conceitual. Mas concordo com a sensibilidade deste texto… Mais do que apenas descrever o que somos ou não somos é aceitar nossa essência. É encarar nossa própria face no espelho, sem medo.
    Adorei!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir