[Central Literária] Divas - Glau Tambra

00:00 Fernanda Bizerra 46 Comments

Olá meninas!

Os meninos que me desculpem, mas hoje a coluna vai falar é das mulheres. É isso mesmo! Elenquei as 10 mais. Perae. Na verdade, são 11 divas da literatura que foram para as telonas e cá entre nós, muito bem representadas.


E então? Vamos lá?



1- 

Gabriela Cravo e Canela — a primeira diva da literatura é brasileira como não podia deixar de ser virou novela. Nosso saudoso Jorge Amado criou essa beldade para mexer com o ego masculino. Amadas, imaginem essa mulher em 1920 atentando a vida do pobre Nacib num tórrido romance. Para termos uma ideia, o livro está pra lá da 80ª edição, tamanho foi seu sucesso! Claro que não vamos adentrar na questão política da época por não ser o foco deste artigo. Gabriela foi representada por Sonia Braga nos anos idos e agora por Juliana Paes. Ela foi a última representante da facera Gabriela e quem será a próxima? Alguém arrisca um palpite?



2- 

A segunda diva veio com a saga escrita por ninguém menos que J.K. Rowling. Apresento-lhes HERMIONE GRANGER, que balançou os corações de muitos jovens em Hogwarts. A garota além de inteligente é extremamente bonita e, ainda por cima, dava um banho nos meninos. Primeiro foi Victor Krum com quem teve um leve envolvimento no torneio Tribuxo, depois foi a vez de Córmaco McLaggen que se sentia extremamente atraído por ela, mas Hermione o achava nojento. De, de qualquer maneira eles serviram para deixar Rony Wesley morrendo de ciúmes. O final da história deles vocês já conhecem, acaba em casamento e filhos.









3- 

Um dos melhores contos de fada, ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS, também ganhou as telonas. Alice vai para um mundo estranho onde há criaturas pra lá de interessantes como o chapeleiro maluco, o meu preferido e ainda precisa lutar com a rainha de copas para se manter viva. Vocês podem até perguntar, mas porque Alice? Bom, só para dizer que é uma das obras mais céleres dos últimos tempos. Não há quem não conheça.








4-

Há quem possa me contradizer, mas essa personagem é a mais enigmática de todas, de irmã a vilã, ela desempenhou quase todos os papéis, porque cada autor a trata de uma maneira. Estamos falando de MORGANA LE FAY das lendas do Rei Arthur. Gosto mais da versão dela em “As Brumas de Avalon”, apesar que o seriado Merlin foi de arrasar quarteirão!  Para termos noção da amplitude dessa figura, ela é citada em Harry Potter, nas figurinhas dos chocolates, como uma bruxa da Idade Média, uma animaga onde era um pássaro.  Alguém se habilita a ficar no caminho dessa lady? Eu hein.





5-

A cara da riqueza! Bom, como não podia deixar de ser, neste momento trago uma antagonista. Não sei vocês, mas eu simplesmente amo Miranda Priestley de “O diabo Veste Prada”.  Ela é durona e perfeccionista e exigente e mandona e tudo o mais. Mas, ela tem coração e se afeiçoa a sua secretária a protagonista da trama, mas para mim ela roubou a cena legal. O que seria de uma história sem um antagonista?  Se duvidam do poder da mulher saibam que encontrei uma por aqui. É verdade. Confiram neste link (http://goo.gl/bysedE) Bom não é?











6-

Outra antagonista que desempenha bem o papel ao qual foi criada é a Rainha Jadis das Crônicas de Nárnia. Essa é poderosa! Quem já não quis entrar no guarda-roupa e chegar a Nárnia? Atire a primeira pedra.  Posso lhes afirmar que isso não é só um sonho infantil ou idiota. Por vários momentos eu mesma tive vontade de sumir daqui e ir para lá. Doce ilusão, não é mesmo? Mas, a rainha é muito má e condenou Nárnia, a um longo período de gelo. Bem, acho que não ia me dar muito bem por causa do frio, embora eu não tenha desistido de conhecer o país de Aslam. 





7-

Azamigas, vão concordar comigo, quando eu dizer o nome desta aqui. Que dos livros foi para as telonas. Katniss Everdeen e vamos confessar, quem não queria com Gayle ou Peeta a tiracolo? Eu matava até o Snow. A mocinha, para salvar sua irmã Prim, se alista como voluntária a tributo e vai para um jogo mortal onde apenas um sairia vivo. Isso até conhecerem nossa katniss que salva Peeta, torna-se símbolo de uma revolução e ganha um inimigo tão mortal quanto o jogo, o Presidente Snow. E quem não queria ter um Cina para fazer modelitos exclusivos? Preciso dizer mais alguma coisa? Sou fã da trilogia e me senti órfão quando terminei a leitura. E vocês, como se sentiram?









8- 

Eu não poderia esquecer de Bela Swan e o seu romance com o vampiro mais lindo do mundo Edward Cullen... suspiros aqui! E com o lobisomen, também bonitão Jacob Black. Não sei se o papel na telona fez jus a quem é Bela, mas enfim está aí para agradar a gregos e a troianos. Bem, simplesmente amei Eduard Cullen, eu bem queria um vampiro desses para mim, vegetariano, cuidadoso, protetor e faz todas as vontades da mocinha, ainda que ela não queira. Mas vou confessar que nos filmes meu coração bate por Carlisle, interpretado por Peter Facinelli... lindo demais! Ai Ai.... podem respirar agora meninas!







9-

Essa personagem é secular lançada pela autora britânica Jane Austin em 1813, embora só tenha ganhado a telona a poucos anos. Elizabeth Bennet, uma sonhadora. Acaba se apaixonando por um prepotente e orgulhoso ricaço da época e ela até diz umas verdades na cara dele, que se apaixona pela senhorita e a pede em casamento bem a estilo das antigas. Será que existe isso hoje em dia? Não riam de mim, gosto de sonhar que sim, oras!







10-


Não podia deixar de fora uma mulher poderosissíma, de um encanto e beleza extraordinários. Falo da MULHER MARAVILHA saindo dos HQs para as telonas ainda este ano de 2014. Quem já quis ser a mulher maravilha? Levanta a mão ae. Eu já. Foi um desenho que marcou minha infância. É mesmo, queria ser como ela, com poderes do tipo  voar e ser imortal. Foi quando percebi que não podiamos confundir o irreal com vida real. Triste né? Mas descobri desde cedo que a vida é uma novela.

Bom a lista não parou por aqui.






11-

 Como havia dito a de número 11 é também uma mulher do tipo sexy appel  símbolo de beleza e autosuficiência. Saiu dos games para as telonas Lara Croft. Sim dos games, porque atualmente, eles ganham mais espaço a cada dia. E o mundo nerd está aí para nós. Eu, pensando um pouquinho... acho que sou nerd, viu!








E então, gostou? Comenta aí ou, se não gostou, comenta do mesmo jeito e nos diga qual diva você incluiria nesta lista.

Até a próxima!





Glau Tambra 

46 comentários:

  1. Glau!!! Concordo com algumas... outras nem tando, bem vamos lá. Ju Paes essa é Diva porque com esse nome não poderia ser menos né?! =P
    De 2 a 4 não são tão Divas assim, 5 Miranda Priestley é DIVA MASTER, putz tudo de cruel... huahuahua
    6- Não gosto dela, 7 Katniss Everdeen arrasa, sem mais. 8 kkkkkkkkkkkkkk, 9 Elizabeth Bennet essa tem o poder, dobrou o Mr D. U,u. 10 e 11 só posso dizer PUTA QUE PARIU Heroínas Ever... Agora sento falta da Maior DIVA DE TODAS Lois Lane, essa pode não ter super poderes nem nada, mas sem ela não existe Superman. #FicaDica ;)
    AMEIIIIIIIII O POST.
    Bjus
    Jubs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jú, sua linda! A Hermione se equipara a Lane que sem ela não existira HP, kkkk! A Morgana é retratada de várias formas e sempre ganha as telonas. Agora a Bennet e a Miranda são minha preferidas! Obrigada pela visita! Adorei ter você por aqui! Beijokas!

      Excluir
  2. Top's mesmoQ Haha, Bella, Megan! Nossa, eu não sabia que a Megan Fox iria fazer a mulher maravilha, vai ser incrível com certeza. Gabriela <3 Representando o Brasil.
    Amei o top 11.
    Beijocas!
    Fique com Deus!
    http://hey-mygod.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adorei o post!!!
    Todas muito bem representadas!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Aaaaahhh Glau eu adorei os seus comentários!
    Super concordo com algumas divas como a Morgana, Elizabeth,Alice,Hermione são divas,inteligentes e muito sensuais sem contar na Gabriela,meu Deus você lembrou dela lol é tão raro alguém comentar sobre algum personagem da nossa literatura neh?!
    Amei amei,parabéns!
    Beijos....
    http://fomevontadeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana que bom que gostou! Gabriela é a musa brasileira e muito bem representada! Obrigada pela visita! Beijokas da Glau!

      Excluir
  5. Owwwwww, amei tuas mulheres :P rsrsrsrsrs
    As minhas queridinhas daí são, Elizabeth, Miranda e Croft <3
    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria fico feliz que tenha gostado! Dentre tantas divas escolher é bem dificil! Beijokas!

      Excluir
  6. Todas maravilhosas, tirando a totalmente-sem-sal-nem-açúcar Bela Swan... que não deveria nem ter sido citada rs
    Minhas preferidas: Katniss e Lizzy!
    Agora poderiam fazer os 10 mais masculinos, né? rs

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soraya, sua linda!!! Farei os 11 mais homens maravilhosos! Adorei a sugestão! na verdade, prefiro o Carlile..... risos. Beijokas!

      Excluir
  7. Super bacana. Minhas preferidas, na ordem: Elizabeth Bennet, Hermione Granger, Katniss Everdeen, Jadis e Bela (a do livro, não a que é apresentada no filme)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Superconcordo Elysanna! Obrigada pela visita, adorei te ver por aqui! Beijokas!

      Excluir
    2. Glau, adorei a matéria! Ótimas escolhas, representações que marcaram gerações.Aqui acrescento a minha DIVA, numa das mais fidedignas adaptações literárias para o cinema.
      http://1.bp.blogspot.com/-ZFI0lOVJAIs/UJzw0VYRGEI/AAAAAAAAAZI/vRkaHMumbBE/s1600/Collage%2Bde%2BPicnik3.jpg

      Meryl Streep, como Clara, em A Casa dos Espíritos.
      Beijos

      Excluir
    3. Gabriela, é verdade. Meryl é diva mesmO! Sem mais! Beijokas, adorei te ver por aqui!

      Excluir
  8. Gostei da lista, Glau, mas particularmente eu trocaria a Bela pela Arya Stark e acrescentaria Mulan. Sarene (Elantris), Éowyn (Senhor dos Anéis) e Jéssica e a Madre Superiora das Bene Gesserit (Duna) :3 haushuashasuashu gosto demais dessas personagens :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sim: a Mulan, no caso, representada na segunda temporada de Once Upon a Time ;) (mas a animação da Disney também é tdb <3 )

      Excluir
    2. Gabi, A Éowyn é divinaaaaaa! Mas, na saga da Terra Média, os homens é que são o show... muito bem representados e um mais lindo que o outro. Não conheço todas as que citou, mas já vou me informar! Obrigado pela visita! Beijokas!

      Excluir
  9. Curti pacas a lista Glau. Acertou 3 das minha top 10. Elizabeth Bennet, Mulher Maravilha e Lara Croft. Affe, o q eu joguei lá pelos 16, 17 Tomb Raider: Atlantean Scion e The Dagger of Xian não tá escrito...kkkk Qto a Katniss (a do livro) ela ainda está na condicional comigo pq ainda tô meio p. c ela de tanto q ela esnobou o Peeta... rs nem li o terceiro livro ainda de tanta bronca dela e do Gayle...kkkk Adorei a listinha! Se fizer lista de homem, não pode esquecer Mr. Darcy. :) Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk, concordo sobre a Katniss, ela esnobou muito o Peeta, mas leia a Esperança que você vai se surpreender com o rumo que a história toma! Mr Darcy, estará na minha lista dos Divos, com certeza... ai ai.. estou até suspirando já. Obrigado pela visita, adorei te ver por aqui e beijokas!

      Excluir
  10. A Mulher Marvilha, Lara e Gabriela são personagens que ainda não tive oportunidade de conhecer nem na literatura nem na telona. Mas adorei a lista, concordo com todas as outras que eu conheço. ;)
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karine, vale a pena conhecê-las. Fico imensamente feliz que tenha gostado e obrigado pela visita! Beijokas!

      Excluir
  11. Adorei o post! Todas merecem muito estar na sua lista. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anaté são muitas divas e todas maravilhosas o que dificulta a escolha. Que bom que gostou, vc deixa a colunista muito feliz! Beijokas!

      Excluir
  12. Adorei e concordei com todas. Não seria essa a minha ordem, mas gostei muito. Estava falando cade a Katniss, dai vi ela ali hehehehehe

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Belíssima matéria. Adorei a linguagem despojada e a eleição das "divas" que venceram as páginas e alcançaram as telonas.
    Não poderia esperar nada menos de você, Glau!
    Parabéns!
    Bjo
    Ps: Bjo Fê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, seu divO. Obrigada. Você tem uma grande parcela de contribuição nisso! Beijokas!

      Excluir
  14. Show!! Adorei Glau! Parabéns pelo artigo! Eu preferia uma certa Chloe Wherlocke (A Vidente de Hannah Hoewell) no lugar de Alice, mas a escolha das divas esteve muito ao meu agrado. Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, minha amiga maravilhosa! Não conheço essa diva, mas vou procurar por ela e depois te falo! Obrigada pela visita! Beijokas!

      Excluir
  15. Divas mesmo e o legal é que você consegui pegar de épocas e gêneros bem variados
    Só não vejo graça nenhuma na Bela...

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Angela, o quê mostra que certas divas são eternaaaas - risos... a Bela é, digamos, de dificil agrado para a maioria... fico imensamente feliz de ter gostado. Beijokas!

      Excluir
  16. Legal o seu poste, Hermione minha preferida desse poste =].

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, falemos a verdade: sem Hermione não haveria HP! E representa por Emma foi assim, fantasticamente diva! Beijokas e volte sempre!

      Excluir
  17. Bem divas sim!
    Achei a Mia fofa de Alice, ela é uma fofa sem mais.
    Mas Hermione é minha favorita tb do post

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas são demais hein Nana!? Alice e Hermione dispensam comentários! Beijokas e volte sempre!

      Excluir
  18. Olá Glau!
    Adorei o post! Sim, precisamos homenagear essas mulheres \o
    Realmente adorei as suas escolhas, principalmente a Alice e a Katniss <3
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Obrigado Ana, escolher entre tantas divas é muito dificil! Beijokas e até mais!

    ResponderExcluir
  20. Glau, eu não poderia deixar de lhe dar os parabéns pela matéria incrível que você fez. Viu que o medo era apenas para te deixar assustada?? E que todos gostaram?. Fico muito feliz de te ter aqui, assim como fico feliz em ter o Fábio e a Lu que são tão incríveis quanto a você.

    Super beijo e sucesso sempre! Fê ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vale, assim eu choro! Brinks... Obrigada Fernanda! Eu Tenho muito a agradecer a você pela oportunidade e realmente, às vezes nossos medos são o espinho que dificulta nossa ascensão! Estou muito feliz por tudo e por ter conhecido você e toda a galera que compartilhou comigo as divas! ^__^ Obrigado a todos que aqui estiveram e estarão! Beijos!

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Adorei a lista!!! Adoro todas elas. Parabéns, Glau!! Sambou na matéria!!

    ResponderExcluir
  23. Oi Glau! Olha eu por aqui...
    Arrasou amiga!!! Amei sua postagem, escreva mais... Anciosa pelos DIVOS...kkk!!!
    Beijokas@

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jú! Fico muito feliz pela visita e por ter gostado da matéria! Os divos virão logo, kkk! Obrigado, volte sempre!!!!

      Excluir