[Devaneios da Sol] Carta de uma mãe para sua mãe por Soraya Abuchaim

09:40 Fernanda Bizerra 17 Comments


Olá Catarina´s (os)! Para que não fiquem perdidos, vou deixar uma breve exlicação sobre as postagens das sextas-feiras, pois elas serão divididas entre a coluna Minha JukeboxDevaneios da Sol e com a coluna Um Cinéfilo em Crise que vamos estrear logo, logo. Assim não ficará chato e nem repetitivo =D

Vamos ao lindo texto que a Sol nós preparou! 

Querida mamãe,

Estou sentada na minha cadeira de balanço, admirando minha filha que dorme placidamente em seu berço.

No auge dos meus 35 anos, sendo mãe pela primeira vez, consigo entender tudo sobre você, e lamentar por não tê-la por perto nesse momento singular da minha vida.

Meu amor por você sempre foi profundo e sua perda me deixou sem chão, mas eu jamais poderia imaginar a gratidão que sinto agora, que chegou minha vez de ser a genitora.

Você sacrificou seus melhores anos por mim, e sei que nem sempre fui grata a isso. Quantas noites mal dormidas você não passou velando meu sono? A quantas festas deixou de ir para ficar em casa comigo? Quando chorei desconsoladamente, quando fiquei doente, com cólicas ou simplesmente manhosa, você esteve ao meu lado para me ajudar. E eu sei que tive minhas fases de "revolta", te deixando profundamente chateada. Peço perdão por isso, mamãe, principalmente por não ter tido a presença de espírito de enxugar suas lágrimas e ser mais grata ao que você me deu.

Hoje entendo o quanto dói a dor dos filhos, e você sentiu muita dor por mim, mamãe. Te agradeço e louvo pelos cuidados que me dispensou ao longo de todos esses anos.

Queria voltar atrás e poder te dizer pessoalmente que eu te amo demais, e que eu venero o seu sacrifício por mim. Infelizmente, só saberemos o quanto alguém se entregou para nós quando estamos nessa mesma posição. Hoje eu sinto como é difícil ser mãe, quanto de nós temos de deixar adormecido para poder dar a vida a outro ser. 

Mamãe, você deu sua vida por mim e nunca me cobrou nada, nunca exigiu nada de mim, sempre me concedendo seu amor incondicional, até quando eu tenho certeza que não o merecia. Se hoje sou o que sou, devo a você, mamãe, e a toda sua paciência e abnegação.

Te escrevo essa carta porque senti essa necessidade, embora eu saiba que, onde quer que você esteja, está velando por mim. Choro sua perda e me sinto vazia, agora que finalmente entendi sua grandeza de pessoa. Só sendo mãe para dar valor àquela que se dedicou tanto sem esperar retorno.

Te amo, mamãe. Só tenho a dizer obrigada! Eu não seria metade do que sou hoje se não fosse você!

Por ter te perdido, sinto ainda mais não ter compreendido seu amor antes, e só espero que, mais uma vez, como tantas outras, você perdoe essa minha fraqueza.

Sol Abuchaim


Até a próxima!

Siga o blog nas redes sociais:

17 comentários:

  1. Que emocionante! um texto muito bonito e que expressa muito bem o que eu sinto, eu tenho minha mãe comigo e muitas vezes não dou valor, seu texto me fez refletir

    ResponderExcluir
  2. Oi Sol, que texto lindo fiquei realmente muito emocionada, eu acho que só quando nos tornamos mães entendemos realmente o sacrifício que é . me deu uma vontade imensa de te abraçar e dar um beijo na minha mãe que tá longe, saiba que a tua mãe está sempre velando por você e pelo seu filho. Parabéns pela linda carta!
    beijos e fica com Deus.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  3. Olá. Bonito texto. Que demonstra o que uma mãe sente no início de uma nova geração, mas eu posso dizer que depois muda brutalmente muita coisa. Acredito que tudo dependa de uma criação ou de muita influência, mas mãe sempre será mãe!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  4. Meu deus, no segundo parágrafo eu já estava chorando... Lindo texto, palavras maravilhosas e muito sensível!!! Sou mãe e amo ser!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que texto mais lindo, nossa também sinto que fui uma filha muito chata, mas aprendi a ama-la e a mostrar meu carinho por ela, por meu pai e meu avô, aproveitando que eles ainda estão comigo.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ah, me fez chorar! =/ Sempre sou sensível ao tema mãe. Tá legal eu choro muito fácil mesmo, mas que texto lindo e reflexivo! Amei.
    Parabéns pela coluna, estou curiosa para conferir os próximos textos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Sol.
    Eu amei seu texto. Que carta mais linda, cheguei a chorar e achar que valorizo muito pouco a minha mãe. Dizem que só entende o que uma mãe passa quando se torna uma. Como não sou mãe ainda, eu até tento entender, mas acho que somente quem é entende mesmo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Que texto lindo!
    Me emocionei bastante, também perdi minha mãe e sempre fico com a sensação de que não a valorizei o suficiente. Sempre penso que poderia ter feito mais, mas agora só nos resta ser uma mãe tão boa como elas foram para nós.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Uauuu!!! Que texto belíssimo Sol! Viajei aqui acho que nem consegui retornar ainda. Mas estou apaixonada pela tua escrita. Suave, intensa... Sua escrita me fez pensar sobre o valor que devemos dar às pessoas que estão à nossa volta. Nossa família principalmente!

    Um abraço!
    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
  10. Texto lindíssimo, não tem como não se emocionar. Ainda mais pra pensar na vida. Ainda não sou mãe, mas fico meu imaginando quando ser se eu terei uma mãe tão boa para os meus filhos.

    ResponderExcluir
  11. Oiii!

    Sol, meu Deus que texto mais maravilhoso!!!! EU AMEIIII! Sério! Parabéns. Minha mãe sempre diz que nós só vamos compreender as atitudes quando nos tornamos mãe e só sabemos disso depois que perdemos.
    Achei muito profundo o texto e fiquei muito emocionada! Parabéns e obrigada!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Sol, fique com meu abraço! Que palavras tocantes e profundas! Minha mãe já cansou de dizer que só daremos valor a ela quando ela partir. E o mais triste é que ela tem razão. Mas, só mesmo sendo mãe pra entender. Continue trazendo textos assim para o blog!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Que texto magnífico! Realmente, a mãe é muito importante na vida de qualquer pessoa é ela que te acompanha desde o ventre até a fase adulta, e que nunca deixa de se preocupar. Amo minha mãe e não seria nada sem ela.
    Espero que quando eu tiver meu filho (a) minha mãe possa estar presente <3

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Sol lindona como sempre textos maravilhosos

    Engraçado que só percebemos a imensidão do amor de uma mão, quando somos mãe, e conseguimos perceber o amor eterno de nossa mão, tamanha doação e muitas vezes nossa rebeldia causa dor , e olhando para trás percebo também que em muitos momentos a feri, e hoje sou eternamente grata a tudo que fez por mim, por isso nunca me cansa de dizer te amo e obrigado sempre. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  15. Olha eu achei lindo o texto, principalmente porque ele nos passa muito sentimento, principalmente
    de uma pessoa que está para ser mãe. Todos dizem que quando acontece de FATO, os sentimentos ficam mais ternos e até maiores. Eu não entendo porque ainda não sou mãe, mas quem é sabe do que eu estou falando. Eu adorei tudo que tu escreveu, porque demonstra bem isso =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/livros-que-marcaram-4.html

    ResponderExcluir
  16. Que lindo e emocionante!
    Mãe é algo único e que só quem é sabe como se sente.
    Amei o texto.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  17. Que texto maravilhosoooo!
    Amei demais e a homenagem feita às mães é sem duvidas uma que sempre me emociona, fico pensando na minha e como as suas palavras encaixam com o que vivi com a minha queria mãe.
    Parabéns mesmo pelo trabalho.
    Beijos.

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir