Resenha: À Segunda Vista por Jariane Ribeiro.

00:00 amorascompimenta 5 Comments



Hoje vou falar com vocês sobre o livro À Segunda Vista. Quem acompanha o blog Amoras com Pimenta, sabe que a Jariane é colunista aqui do blog. Ela é minha amiga, sim minha amiga e muito querida, não é só uma colaboradora.

Quando pensei em fazer a resenha de seu recente lançamento, pensei em fazer de uma forma que não ficasse aquela coisa de amiga vendendo o peixe da outra, então decidi não resenhar, e sim falar do livro para vocês. Eu acompanhei de perto todo processo de construção dos personagens, então espero que eu consiga passar para vocês o quão legal o livro é.

Vamos lá?


Pois bem..... no livro À segunda Vista vocês irão conhecer Mel, Ramona, Artur, e Mateus (irmão de Mel). A trama gira basicamente em torno de Mel e Artur, sendo fundamentais a presença de Ramona e Mateus.

Mel é uma menina na faixa dos seus 18 anos, que desde sempre nutriu uma paixão por Artur, porém Artur é o melhor amigo de Mateus, e quem tem irmão sabe que não rola amigo namorar irmã de amigo, é praticamente um acordo tácito entre homens. Mas o pobre coração de Mel não quer nem saber desse acordo e ela morre de amores, tadinha.

Mel está naquela fase de 'preciso do meu canto'. Quem nunca passou por isso? Então ela e Ramona vão morar juntas, alugam um apartamento para elas e decidem ser 'gente grande'. Mel é muito desiludida por amar e não ser correspondida, então ela decide fazer o estilo piriguete, ou seja, ela sai com Ramona, vai pra balada, toma todas, beija muito e quem tem vontade.... Ou seja, fez a fama e deita na cama. Mas no fundo ela é uma romântica, que sonha com sua primeira vez com o seu príncipe encantado, e que ele corresponderá a tudo isso. Ramona tem muito de mim, mesmo sem a Jariane saber me identifico muito com o estilo da Ramona. Ela tem uma consciência ambiental, preocupa com o futuro do planeta, pensa em uma vida mais sustentável, e aí que mais eu me achei nela:é bocuda. Não pensa meia vez para rasgar o verbo, e ela vê o rumo que a Mel está dando para a vida de piriguete dela, e apesar de acompanhar nas baladas ela pega no pé da amiga, porque sabe quem ela é. Ela acha que essa fama não será uma boa aliada para Mel.


Quando se mudam, Mel e Ramona decidem dar um festa de inauguração do cafofo delas, e claro que Mel causa na festa. Bebe, dança, ela literalmente faz a festa para comemorar a nova fase da vida dela, e foi nessa festa que ela ouviu uma conversa, sem querer, entre Artur e René (patrão de Mel), onde ambos comentam o quanto ela é bonita, atraente, mas.................. Artur diz que ela é proibida para ele.

Amores quem aqui já teve, ou tem 18 anos, sabe que isso é o tipo de coisa que não se fala para alguém nessa idade, porque aí vira uma questão de honra provar o contrário; hahahaha. E é nesse momento que Mel decide que vai mudar, ou seja, deixar a vida boemia, e conquistar Artur.

De fato ela começa uma mudança, até no modo de vestir ela começa a mudar, porque ela quer ser vista com uma mulher que pode tocar sua vida, mas no percurso claro que ela tem suas recaídas na vida boemia - Risos!.

É aí que Artur entra em cena, um misto de irmão, cuidador, segurança, e amigo. Amores, um possível affair ser um amigo é metade do caminho concordam? Mas ele acha que a Mel é uma piriguete, que é mais rodada que pneu careca, e ele não quer uma mulher assim.

Ahhhhhhhhhhhhh gente, essa frase magoou. Como assim, ele não quer uma mulher assim? Assim como? É isso que Mel pensa, e decide que irá conquistar esse petulante de qualquer forma. Nenhum homem diz isso a uma mulher e sai impune. Ou sai?

Mel então arquiteta um plano para fazer Artur ser seu. Ramona e Mariane, outra amiga de Mel, insistem com ela que isso não vai dar certo, que no final quem sairá machucada é ela, porque ela irá se envolver ainda mais com Artur. Mas Mel é teimosa, e confesso que se fosse eu também seria, e resolve seguir com seu plano adiante.

Claro que a trama terá seus altos e baixos. Mel vai sofrer ao longo do processo, e Artur a machucará. Sim, amores, é um livro de romance, e sem isso como haver aquela vontade de matar tanto o mocinho quanto a mocinha ao longo do que lemos?

Jariane soube construir todos os personagens de forma que eles nos pareçam real, cada um de nós podíamos ter passado pelo enredo que envolve Mel e Artur. Mel começa como uma menina e termina como uma mulher fabulosa. Ramona é um ponto forte para isso. Artur é um lindo que eu quis matar em certa altura do livro.

O livro está sendo vendido em formato digital pela Amazon, e ele tem 475 páginas, mas lemos sem nem ver porque a leitura flui de uma maneira muito fácil e nos faz querer saber logo se o plano de Mel dará certo, ou se ela irá quebrar a cara.

Não vou fazer o discurso de 'recomendo o livro', porque é óbvio que recomendo. Não por ser amiga da Jariane mas porque foi um livro bem escrito e descrito, se assim não fosse eu chamaria atenção dela, risos! Falou a crítica literária #SQN.

Conheço a Jariane há anos, e parece que foi ontem que ela começou a escrever, e é muito legal ver o quanto a autora amadureceu nesse período. Ela também fez uma metamorfose bem linda nesse processo, saiu de uma menina que escrevia bem pela tenra idade, para um mulher que promete ser uma grande autora, porque ela como tempo só vem melhorando.

Espero que gostem dessa minha abordagem sobre o livro, e se se interessarem pelo livro; ele pode ser encontrado na Amazon, e se quiser ser parceiro dela pode entrar em contato que ela é super acessível.







 Escrito por:
Eykler Simone

Siga o blog nas redes sociais:

5 comentários:

  1. Que fofo! Amei terem indicado à Segunda vista ♥♥ Obrigada :)

    http://www.caffecompalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi flor, tudo bem ???
    Que linda a sua iniciativa !!! Fiquei aqui encantada por ver que você está ajudando na divulgação do livro de sua amiga, mas não apenas isso, fez um texto e comentários muito interessantes sobre o livro dela. Adorei, adorei, adorei a sua postagem !!!
    Confesso que, no dia em que escrever meu livro, espero ter uma amiga tão companheira como você, para ler minhas palavras e comentar sobre minha história !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  3. Livro de romance, apesar de não gostar muito de romance gostei da resenha e parabéns a escritora a historia parece que é linda!

    www.descrevendonuvens.com
    www.facebook.com/descrevendonuvens

    ResponderExcluir
  4. Oie adorei o livro, já faz um tempo que li e gostaria de saber se tem livros para os outros personagens. Parabéns a Jariane pelo livro e a você pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Não sei se tem os outros livros, mas ela já chegou a escrever novas histórias, porém não sei se é com os outros personagens.

      Beijos!

      Excluir