A chaga do mundo por Antonio Henrique.

16:09 Fernanda Bizerra 20 Comments



“...Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz
Você pode dizer, eu sou um sonhador...”
                            Trecho da música IMAGINE composta por John Lennon.

Eu imagino sim, um mundo em paz, um mundo em que não haja restrições limítrofes, em que não haja guerra, enfim, um mundo em que crianças não percam a vida por falta de inteligência de adultos.

Em todas as guerras iniciadas por adultos, quem mais sofreu foram as crianças. Desde os bebês até os adolescentes.

É preciso saber quantas crianças mais precisarão morrer em guerras absurdas, guerras burras, guerras desnecessárias, criadas por homens que gostam de poder... a tão sonhada irmandade mundial (afinal somos todos filhos de Deus) é apenas uma utopia, realmente um sonho... muito distante.

O último mártir conhecido é o menino Aylan, de dois anos, vítima de mais uma guerra estúpida de adultos que não sabem o que fazer, apenas matar. A guerra na Síria é apenas mais uma entre tantas que já aconteceram. E o pior é que o mundo está tão acostumado com guerras que simplesmente ninguém faz nada. Eu chego a acreditar que existem mais pessoas querendo guerra do que a paz.


Mas como eu iniciei esse texto com um trecho da música ícone de John Lennon, também quero dizer que também sou um sonhador... ainda tenho esperanças de que o mundo mude, que se entenda nessa gigantesca babel. Que se compreendam. E que busquem a paz.

Que o mundo amadureça, que os povos passem a se amar, ao invés de se odiar. Infelizmente o que prospera nesse momento é a intolerância, seja racial, política ou a pior delas, a religiosa. Espero que enxerguem que estão causando sofrimento e mortes em nome de uma religião que em nenhum momento busca isso.

Guerras raciais como a que acontece em muitos países é uma burrice sem tamanho. Ninguém aprendeu com a Segunda Guerra Mundial? Parece que não. Enquanto não houver outras revoluções como a que aconteceu na França em 1789, de onde surgiram os direitos universais do homem, enquanto o povo se deixar submeter a esse tipo de situação, os que fomentam a guerra continuarão matando, por cobiça, por ânsia de poder. E para eles, o menino Aylan ou qualquer outro não significa nada. Apenas um número em suas guerras.
E para nós? Também será apenas um número?







Antonio Henrique 
Autor e colunista.
Visite Navio Errante 





Siga o blog nas redes sociais:

20 comentários:

  1. Olha estou sem palavras que eu nem sei o que comentar.
    O seu texto é bem reflexivo por conta da situação que vivenciamos pelo
    mundo e que a cada dia se torna bastante caótico. Eu sinceramente não gosto de ver nem na TV o que acontece
    com essas pessoas sabe? Muita desgraça e tudo mais. Eu sinceramente queria que o mundo fosse diferente. Que tivesse mais paz e respeito entre as pessoas, mas é complicado. Estamos em um mundo onde ninguém respeita ninguém =/

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-o-segredos-dos-elfos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana,
      A gente fala em Brasil, mas o mundo inteiro está fazendo um caminho muito perigoso, e digo mais perigoso ainda do que as duas guerras mundiais, que afinal ficaram na Europa, mas agora a previsão e de algo global mesmo. Enquanto o mundo estiver vivendo momentos de intolerância, seja ela qual for, corremos muitos riscos de uma nova guerra mundial.
      bjs

      Excluir
  2. Olá!
    Infelizmente são os pequenos que pagam pelos erros dos gananciosos e poderosos. A intolerância predomina no mundo e para mudar isso, devemos começar em casa, no nosso relacionamento com o próximo, onde a intolerância começa. Enquanto não entendermos isso, nada vai mudar.
    Ótimo texto!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      As crianças sempre pagam pelos erros dos adultos, será sempre assim, infelizmente, e o pior que nao vejo mudanças a curto prazo. Mas não podemos perder as esperanças de um mundo melhor.
      Obrigado.

      bjs

      Excluir
  3. Olá.
    Identifiquei-me muito com suas expressões. Fico indignado com as coisas feitas por homens que ora amam, ora se odeiam... Um dos acontecimentos mais recentes que me deixou perplexo foi a recusa que alguns países fizeram a respeito dos refugiados. Sei que influencia demais nas atividades internas dos países, mas acho que todos somos seres humanos. Se não pudessem ajudar todos, que fizessem algo para melhorar a situação dos refugiados.
    Só uma das minhas revoltas...
    Parabéns pelo texto. Abraços.

    http://clicheimperial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jhonatan,
      Ajudar é questão humanitária, e isso deve vir sempre em primeiro lugar. Creio que muitos países ficaram com medo de reagir a esse tipo de questão, que não parece ser tão simples assim sobre os refugiados, mas ainda bem que ao que parece estão mudando o pensamento.
      Obrigado.

      um abraço,

      Excluir
  4. Oiee ^^
    Acho que todos nós imaginamos um mundo sem dor, sem lágrimas e sem guerras, não é mesmo? Lembro de quando eu tinha aquela vontade imensa de mudar o mundo, achava que conseguiria mudar o curso que as coisas seguiam e trazer paz à vida das pessoas, mas já desisti disso. Sei que não posso fazer muito sozinha, mas, se tiver a oportunidade de salvar, ajudar e acabar com guerras, o farei. Espero que apareça a oportunidade *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh,
      Ainda bem que sempre temos pessoas que ainda querem o bem e ajudar ao próximo. É o que esperamos que o mundo aprenda e comece a fazer... ajudar mais do que prejudicar.
      bjs

      Excluir
  5. Olá!
    Tbm imagino um mundo em paz, mas ta quase uma utopia
    Disse quase pq a esperança é a última que morre
    Adorei seu texto

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Carolina,
      Não podemos e nem devemos perder as esperanças. A paz ainda vai existir como algo único entre os povos.
      Obrigado pelo carinho.
      bjs

      Excluir
  6. Oie, tudo bem? Eu amei sua postagem, parabéns pela iniciativa e por esta visão maravilhosa, o ser humano é uma coisa escrupula e sem limites, não tenho palavras para descrever, eu sonho com um mundo com paz mas como as coisas andam indo acho cada vez mais impossível, infelizmente :/ abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo,
      Obrigado, e nao vamos perder as esperanças de que o mundo possa realmente conhecer a verdadeira paz.
      um abraço,

      Excluir
  7. Adorei seu texto.
    Infelizmente o mundo hoje é um estrago só, as pessoas não consegue enxergar que guerras por causa de religiões ou cor de pele diferente só matam, dos dois lados, e não muda nada no mundo.
    Um mundo com paz hoje, é quase impossível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sabrina,
      Realmente, atualmente é quase impossivel se conseguir a tão sonhada paz, mas ainda tenho esperanças de que um dia isso possa acontecer de verdade.
      bjs

      Excluir
  8. Olá!

    Ótimo texto e bem reflexivo.
    Realmente, as crianças são as que mais sofrem as consequências, entretanto, todo mundo sofre pelas escolhas erradas das quais não podem opinar. O maior problemas é que as crianças não tem como se defender, elas não tem o que fazer, seguem o fluxo que muitas vezes acaba de forma trágica como o menino que vc mencionou.
    A realidade não só do nosso país, mas do mundo todo é perigosa, é uma linha tênue e que pode se romper a qualquer momento. Estamos "desevoluindo", o mundo está cada vez mais cruel.A guerra é feita pela maldade dos homens, triste, triste realidade.

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,
      Obrigado, toda guerra tem suas vítimas, no entanto, é entre os civis e, principalmente entre as crianças que temos as maiores baixas. Quando não são civis, estão em algum lado de batalha, lutando uma guerra que não começou. O mundo está matando seu futuro.
      bjs

      Excluir
  9. Ola Antonio essa imagem retrata o descaso com os refugiados, confesso que essa imagem ficou em minha mente por dias e cada lembrança dela me doia o coração como mãe, como ser humano e uma vergonha por vivermos situações como essa, e nada ser feito para mudar. Triste demais. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce,
      Fiquei muito triste com essa imagem e com toda a situação. Sou pai e me cortou o coração ver o pobre menino ali, na praia. Os inocentes sempre pagam pelos governantes.
      bjs

      Excluir
  10. Olá

    Seus textos são maravilhosos, não é a primeira vez que leio e gosto do seu trabalho.
    Todo mundo quer um mundo em paz, mas poucas pessoas movem uma palha pra isso acontecer.

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liv,
      Obrigado pelo carinho. Infelizmente só tenho a concordar com você. As pessoas precisam entender que se querem algo, precisar batalhar para isso. Se queremos paz, precisamos fazer essa paz acontecer.
      bjs

      Excluir