Resenha: Redenção – Livro um: Legionella por Marcelo Costa.

00:00 Fernanda Bizerra 9 Comments




Olá leitores!

Redenção é o primeiro livro da série de ficção científica do escritor Marcelo Costa. Fique super curiosa para conhecer a trama e hoje a apresentarei para vocês.

A narrativa de Peter Brose, especialista em Investigação Digital e Psicologia Digital, nos transporta para o século XXVI. Peter narra sua história através de um manuscrito, escrito por ele em 2562. Com as descrições de Peter conhecemos um pouco mais a respeito da humanidade do futuro.

Neste futuro, a média de vida dos humanos é 200 anos, isso acontece pela evolução das pesquisas tecnológicas. Porém, podem se reinventar a cada 40 anos. Ter novas profissões, um novo casamento e adquirir novos conhecimentos. Mesmo com a liberdade para reinventar-se, existem regras para essa questão. Regras até criativas, não posso dar spoiler né pessoal.

Peter é casado com a Dra. Mirtes Lauvin, ambos são completamente apaixonados e decidiram que ficariam casados durante a vida toda, não se reinventando para ter outras famílias e outras profissões. Eles vivem no Brasil e as descrições a respeito do país são lindas, afinal, permanece preservado, com a criminalidade combatida, além de ter um elevador que te leva para a Lua.

Quando surge a bactéria Legionella que mata seletivamente, o governo convoca uma equipe de cientistas e estudiosos para descobrirem o que esta acontecendo com seu mundo “perfeito”. A esposa de Peter, Dra. Mirtes é convocada e, consequentemente, ele também. As personagens juntamente com suas equipes são responsáveis por combater o mal que se abate sobre o mundo.



A investigação de Peter e Mirtes inicia-se em Nairóbi, onde já morreram inúmeras pessoas e a sociedade está ficando cada vez mais assombrada. Quando os investigadores são enviados para a China, milhares de pessoas infectadas já vieram a óbito, pois ainda não se conhece uma cura e os infectados morrem dentro de 24 horas. 

Em Xangai, eles conhecem os Metrovinos, seres humanos que vivem no subsolo da cidade há mais de 300 anos. Eles são nominados Metrovinos porque viviam nos antigos túneis do metro de Xangai. Em 2108, um terremoto assolou a cidade aprisionando vários sobreviventes debaixo da terra e, como as buscas foram infrutíferas, o metro foi lacrado e essas pessoas jamais retornaram a superfície. 

Os Metrovinos vendo que jamais teriam a oportunidade de retomar à superfície criaram sua própria sociedade e regras. Desenvolveram-se diante de suas condições de vida, e transformaram suas características físicas de acordo com suas condições de vida. A falta de sol os tornou sensíveis à luz solar.

A partir do momento que é descoberta a existência dos Metrovinos, a história começa a mudar, porque é onde os racistas e responsáveis pela superbactéria Legionella se escondem. E, partindo desta descoberta, o chefe de policia, Chow Li e Peter precisam da colaboração do porta-voz do Metrovinos, Tie Hao para prenderem os responsáveis por disseminar o preconceito racial.

O quê senti falta no livro foram os diálogos, pois havia apenas as descrições de Peter. As personagens não me conquistaram como esperei. Claro que alguns como Peter e Chow Li tiveram uma maior presença na obra, mas faltou um tempero a mais no texto.

O próximo livro da Trilogia é Ascensão e estou bem curiosa para saber o que vem por aí. E, sobre a estrutura do livro, achei-a muito bonita e com um trabalho incrível! 

Redes sociais do livro:
Fanpage Skoob  

Compre: Livraria Cultura | Travessa


Siga o blog nas redes sociais:

                                                                Beijos Fê :*

9 comentários:

  1. Olá,
    A verdade é que eu ando meio saturada de distopias, não aguento mais ler sobre coisas que acontecem no futuro, mas gostei da premissa dessa obra, parece ser bacana.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda!
    Parace bem futurista mesmo.
    Gosto de distopias, mas no momento estou fazendo um detox delas!
    Mesmo assim, anotei a dica!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser bom, mas não me chamou atenção, tem cara de distopia, apesar de gostar de distopia to dando um tempinho do genero, meio que virou moda.... Não leria hoje, mas em um futuro, yes
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Adoro a temática de ficção científica e o livro me chamou muita atenção. A narrativa dele não parece ser enjoativa e me parece um excelente livro para se ler em uma viagem.

    loucurasaovento.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Fê!
    Não sou muito fã de ficção científica, mas me interessei bastante por esse livro!
    A premissa é diferente de tudo que estou acostumada a ler, saindo assim da minha zona de conforto.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem?
    Esse parece ser um daqueles livros fodas em que é feita uma nova revelação a cada capitulo, com certeza eu irei adicionar ele a minha lista de desejados.

    fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adoro distopias e vendo a capa, sinopse e sua resenha, fiquei curiosa.
    Parece ser bem bacana, apesar de que não consumo muita ficção científica. Mas acho que vou arriscar com esse.
    Café com Letras

    ResponderExcluir
  8. Esse tema de Ficção é um dos poucos que não me chamam muito atenção, mas a capa está tão linda que estou inclinada a ler e sentir a leitura. beijos

    Joyce

    ResponderExcluir
  9. Esse livro tem uma pegada excelente, fui ao evento de lançamento aqui em João Pessoa mas infelizmente no dia acabei não comprando o livro, mas com certeza irei comprar! Todo esse enredo me atraiu muito.


    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir