[Devaneios da Sol] Cotidiano - Soraya Abuchaim

00:00 Fernanda Bizerra 18 Comments


Como dizia o poeta, “todo dia ela faz tudo sempre igual…”
Acordo pela manhã e me espreguiço demoradamente, buscando na minha mente uma rápida lembrança do sonho que tive na noite que se esvai com o nascer do sol.
Levanto-me lentamente, procurando os chinelos velhos e confortáveis.
Um som na minha cabeça indica que o dia será longo e cansativo, mas tento afastar esse diabinhocantarolando minha canção preferida em direção à reconfortante ducha do banheiro.
O jorro de água quente derrama sua serenidade no meu corpo e faz os meus sentidos despertarem. Talvez o dia seja bom, afinal.
Tomo um café preto, amargo e delicioso, com uma fatia do pão da moda e margarina, um ritual quase sagrado há pelo menos 15 anos.
Leio o jornal enquanto isso, digerindo muito melhor o pão do que as notícias daquele dia. Realmente há um indício de tempestade no ar, e não literalmente falando, já que o sol brilha a pino tão cedo.
Vou para o trabalho maquinalmente, tentando com todas as minhas forças encontrar motivação para aquele dia tão similar a todos os outros.
Fofocas. Reclamações. Enxaqueca.
Realmente poderia nem ter levantado da cama.
Volto para casa e a tranquilidade do meu lar em silêncio.
Amo o silêncio, mas também me sinto sozinha demais naquele ambiente tão grande e espaçoso.
Faço uma janta e tenho a impressão de que aquele simples gesto fez o dia valer a pena, quando me pego na iminência de saborear meu prato favorito.
Tomo outro banho demorado e, porque não?, um cálice de vinho tinto e seco, do jeito que gosto.
Deito em minha cama para ler aquele romance que tento terminar há uma semana. Não consigo me concentrar.
Só o vislumbre de um novo dia amanhã, fazendo as mesmas coisas e tentando decifrar se o dia será bom ou ruim, alternando o humor de acordo com as influências externas me faz arrepiar. Será que assim como eu, mais pessoas desejam mudar de vida?
Fecho o livro e tento dormir, mas só concilio o sono após uma hora rolando na cama. Amanhã tenho que enfrentar outro dia sofrível.
Mas ela não acorda. Nunca mais acordará para viver o seu cotidiano. E quem sabe, vai amargar as vezes que reclamou de uma vida que tinha tudo para ser boa – só dependia dela.
Não há mais tempo, entretanto. Ela desejou afastar-se da vida monótona, sem saber que a vida cobra caro os mais profundos desejos. Agora ela dorme o sono profundo dos que não mais terão oportunidade de degustar um dia de cotidiano.




Sol


Beijos

18 comentários:

  1. UAU. Quando eu comecei a ler esse texto imaginei que ele terminaria de diferentes formas, mas não como de fato aconteceu. Mesmo com o final repentino e desconcertante, achei o texto incrível e com uma mensagem super oportuna para mim. Parabéns! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto !!!
    Não esperava por esse final, foi uma surpresa e tanto !!!
    Mas gostei muito da mensagem que este final quer passar para as pessoas !!!
    Parabéns pelo ótimo texto !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que final!!!! Parabéns pelo texto, bem inspirador.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. É, cara, às vezes a gente reclama demais e faz de menos pra mudar a situação.
    O lance é reclamar menos, olhar ao redor e ver tudo o que há de bom por trás das situações e coisas nem tão boas assim. E mudar, claro. Se não estamos felizes, precisamos focalizar o nosso olhar em algo que nos traga paz e nos faça felizes. É simples.

    Ótimo texto, bom pra refletir!

    • Sacudindo Palavras •

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Mesmo ainda sendo nova, sei que preciso mudar a rotina pelo menos de vez em quando. A gente pode até gostar de fazer a mesma coisa todos os dias, mas uma hora cansa né? É maravilhoso experimentar coisas novas ♥ Adorei o texto :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Sol que lindo texto engraçado a rotina se torna pesada as vezes mas nunca esqueço de agradecer meu dia e por vivenciado ele da melhor forma possível. Amei o texto parabéns . E ela que tanto reclamou da rotina não acordou mais .... beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Sooool, mulher! Pare de matar seus personagens! *se descabela* Haha.
    Eu sei que a rotina nos esmaga… Parece que nos tira as forças para mudar. Mas gostei muito da sua narrativa, intercalando pensamentos de que "vale a pena" ou "não vale a pena". Sabe? O dia inteiro pode não ser maravilhoso, mas chegar em casa e tirar os sapatos de salto para andar descalço; sentar no sofá ao lado do marido para assistir ao jornal; queimar a comida e acabar pedindo pizza para salvar o jantar e, depois, rir disso… são situações do dia a dia que fazem tudo valer a pena. Pequenas situações que têm valor quando não ficamos presos a uma busca incessante por um sentido maior que pode nunca vir até nós, por mais que busquemos.

    Enfim… seu conto me fez pensar. Você sempre faz, flor. (rs) Adoro sua escrita.

    Beijos!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Sol, que texto oportuno! Realmente as vezes caímos na mesmice, e isto é péssimo! Não esperava por esse final, mas serve como aprendizado também.

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Eita que surpresa e tanto que tive com esse texto, amei, amei, gostei bastante, adorei a mensagem que que o texto passa também parabéns de verdade!

    ResponderExcluir
  10. As vezes, a vida atende nosso chamado, não da forma como esperamos.. É o preço que pagamos por viver! Adorei o texto!

    Bjs
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    Gostei bastante do seu texto. Realmente não damos valor ao nosso cotidiano até ele deixar de existir. É realmente muito fácil deixar a monotonia nos vencer, mas precisamos ser mais fortes que isso.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Sol adorei o texto uma lição na real né?! Sucesso sempre!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  13. Lindo texto, não esperava o final. Mas uma bela lição!
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Nossa amei esse texto super inspirador , lindo ! Parabéns !

    ResponderExcluir
  15. Texto lindo. Final surpreendente e uma ótima mensagem. Adorei sua escrita parabéns.

    Bjs
    Aline Lima
    Sempre Nerd (http://alinenerd.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  16. Olá, Sol. Como vai?
    Que texto maravilhoso o seu. Realmente algo para nos refletir realmente. Temos que tentar melhorar a nossa vida a cada dia, pois se reclamarmos a cada instante com certeza ela não irá melhorar,.
    Simplesmente amei e parabéns, escrita e maravilhosa.
    Beijos e sucesso
    .http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Arregalei os olhos no final, não esperava esse desfecho no conto mulher, quase morri aqui de remorso, porque as vezes reclamamos demais da rotina,mas não damos valor as pequenas coisas que fazem dessa rotina dias melhores.
    Refleti muito lendo seu texto, reli duas vezes.

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Intenso. Um texto lindo, chocante e denso, adorei.
    A vida é tão peculiar em tantos sentidos que não me surpreendo mais de abrir um blog sem expectativas e me deparar com uma história tão maravilhosa, sem tramas intricadas, somente uma simplicidade esmagadora.
    Divino texto. Parabéns!
    Beijos
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir